top of page

Câmara encerrou hoje o Ano Legislativo 2025 com Sessão Solene de honrarias, homenagens e muitas emoções



ree

Com plenário formado por 11 vereadores, o presidente Manoel de Barnardino, abriu os trabalhos da última sessão do Ano Legislativo 2025 em um tom misto de uma sessão com dois momentos: Realização da última sessão ordinária e última sessão solene do ano, caracterizando, portanto, a antecipação do período de recesso que se efetivará no dia 20.

ree

Nesse primeiro momento o servidos Clebson Matheus procedeu as leituras de praxe do primeiro expediente e sem algo mais, além da leitura da ata da sessão anterior, o servidor Arlem Mendes, designado para proceder o cerimonial, assumiu da tribuna os trabalhos de condução do momento solene, fazendo a composição da mesa solene, chamando em primeira ordem o vereador presidente Manuel de Bernardino e na sequência, o vice-presidente Anastácio Carvalho de Oliveira Edneide Santana Pereira Daniele Sousa Vieira e as vereadoras, Jamile Magalhães da Costa e Elizabete Andrade Carvalho. Foram chamados também os vereadores, Ciro Silva Dos Santos,

Francisco Lima de Oliveira, Laerto Januir Barreto Pinho, Leandro Andrade Macedo, Robson Santos Lima e José Augusto Moura de Andrade. Vice-Prefeita Gilmara Goes Magalhaes da Costa tomou assento à mesa na representação da prefeita Maria Betivânia.

ree
ree

Composta a mesa solene Arlem, convidou os homenageados presentes para ocuparem lugares em destaque no ambiente do plenário, que foram ocupados pelas celebridades a serem condecoradas com títulos de cidadania e moções elogiosas de indicação de vereadores.

Tendo sido executados e cantados os hinos oficiais do país e do município, o presidente Manuel ordenou o início das homenagens, sendo iniciadas pelo cerimonial com o chamamento do primeiro homenageado da sessão.

(O Grupo Canarinhos de Cristo, deram um brilho especial à execução e cântico dos hinos oficiais sob regência do missionário Tonho do Padre e acompanhamento ao acordeom pelo maestro Lucelmo Oliveira). 

ree

Iniciaremos agora a entrega dos Títulos de Cidadão Araciense, honraria máxima concedida pelo Poder Legislativo Municipal, destinada àqueles que, mesmo não tendo nascido em Araci, adotaram esta terra como sua e nela deixaram relevantes contribuições.

ree

O sargento PM VANDÉCIO BISPO DE JESUS recebeu a honraria de Título de Cidadão Araciense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à segurança pública e à população de Araci. O condecorado recebeu o Título de Cidadania das mãos do vereador e presidente Manuel, autor da propositura.

O segundo Título de Cidadania, foi outorgado a ERIVELTON FRANÇA DA SILVA, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Araci, especialmente nas áreas educacional, administrativa e social.

ree

O médico LEONARDO GAMA SEIXAS foi outorgado com o Título de Cidadão Araciense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública do Município de Araci. A honraria lhe foi entregue pelo vereador autor da propositura, Manuel de Bernardino, acompanhado do vereador Robson Santos Lima.

ree
ree

cerimonialista Arlem, anunciou o segundo bloco de homenagens quando seriam entregues quatro MOÇÕES ELOGIOSAS a grupos, instituições e movimentos que atuam diretamente em favor da população araciense, começando pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A homenagem representava o reconhecimento ao trabalho essencial que a equipe SAMU realiza diariamente em favor da vida. Railan Dantas, foi escolhido para receber Moção de Elogios em nome de toda a equipe. Railan recebeu das mãos do vereador José Augusto, autor da propositura.

ree
ree

Depois foi homenageada a BAMUARA – Banda de Músicos de Araci. A moção presta elogios à Associação Cultural Banda Músicos Aracienses, em reconhecimento ao relevante trabalho artístico, cultural e social desenvolvido no município de Araci. O maestro Lucelmo Oliveira, recebeu a placa das mãos das vereadoras Jamile, Edneide e Dani, coautora da propositura.

ree

O MOVIMENTO MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS foi também homenageada pelo relevante trabalho espiritual e social desenvolvido em Araci, fortalecendo famílias, promovendo a fé e oferecendo apoio comunitário por meio da oração e da solidariedade. O movimento foi representado pela professora Anacélia Pinho que recebeu das mãos da vereadora Jamile a placa representativa da homenagem.

MOVIMENTO DOS SURDOS Esta moção presta homenagem à

A Pastoral de Surdos da Paróquia de Araci, recebeu através do MOVIMENTO DOS SURDOS, a Moção Elogiosa em reconhecimento ao relevante trabalho social, catequético e inclusivo desenvolvido em favor da comunidade surda. Josiane Matos falou em nome da pastoral e recebeu das vereadoras coautoras Dani, Jamile e Edneide, a Moção de Elogios. 

Um bloco de Moções de Elogio outorgava essa mesma homenagem aos padres e vigários que estão e estiveram à frente da Paróquia de Araci, reconhecendo suas lideranças no campo espiritual e social, também propostas pelas vereadoras Jamile, Dani e Edneide.

Os homenageados:

ree

Vigário JOILSON SANTANA CARVALHO, em reconhecimento ao relevante trabalho pastoral e comunitário desenvolvido no município de Araci.

ree

Padre ENIVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA, em reconhecimento ao relevante trabalho pastoral desenvolvido no município de Araci. Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso desde 2020. Os dois receberam as homenagens das vereadoras autoras e do vereador Laerto.

Os homenageados a seguir, PADRE RUTHBERG PEREIRA DOS SANTOS, PADRE MÁRCIO, PADRE JOSÉ CARLOS, PADRE THEÓFANES FECHINE DE HOLANDA, PADRE JOÃO EUDES, PADRE LUIZ ADEMIR FERREIRA, PADRE MIGUEL FERREIRA DE AMARAL E PADRE JOSÉ ROQUE ALVES DE OLIVEIRA, igualmente homenageados em reconhecimento ao relevante trabalho pastoral desenvolvido no município de Araci por cada um em seus respectivos períodos de atuação na Paroquia de Araci.

A sessão se encerrou após franquia da palavra a vereadores em plenário quando o presidente Manuel declarou solenemente o encerramento da sessão, convidando a todos para participarem de um coquetel/ceia, preparado com carinho para confraternização, no encerramento do ano legislativo.

 
 
 

Comentários


bottom of page