top of page

Segunda Sessão da Câmara de Araci – Tribunas em destaque



A câmara de vereadores de Araci, realizou na manhã desta terça (27), sua segunda sessão ordinária e nela se evidenciou a linha de uma política pública que valoriza a participação do cidadão no trato que aplicado pelos representantes do povo na solução de seus problemas e necessidades.

Essa predisposição de abraçamento da comunidade é vista no jeito que o vereador Guinha de Pascoal, presidente da câmara, interpreta os dispositivos regimentais que trata da presença do cidadão no ambiente dos debates e decisões em plenário.

No decurso das sessões ordinárias, da tribuna da casa são feitas as leituras do expediente, como sinteses de atas, pareceres, correspondencias oficiais e ementas de projetos e matérias da Ordem do Dia. Para essa tarefa, são designados servidores dee apoio do processo legislativo. A servidora Adriele, procedeu as leituras da sessão.

Três gêneros de TRIBUNA foram destaques na sessão.

A Tribuna da Casa, instituída e assim denominada pelo Art. 199 de seu regimento interno, é destinada aos pronunciamentos dos parlamentares no grande expediente na ordem e normativas regimentais. Essa tribuna passa a ser denominada de Tribuna Livre (ou cidadã), e é franqueada a: professores, psicólogos, economistas, diretores e administradores de empresas; pessoas que representem 1% (um por cento) do eleitorado do município de Araci e representantes legais de entidades assistenciais, sociais, esportivas e demais associações oficialmente reconhecidas, bem como clubes de serviço e às autoridades constituídas. Eis que no cenário presidencial, deste biênio do vereador presidente Guinha de Pascoal, é introduzida com anuência de todos os pares em plenário, a TRIBUNA SOCIAL.

Esse gênero deveria ser instituído através de resolução específica, mas o presidente entendeu que precisava testar a modalidade, sua aceitação e efeito externo, por isso com apoio da mesa diretiva e do plenário, vem sendo realizado desde o início de sua gestão.


Acertou o presidente Guinha e acertaram também todos os vereadores na instituição (provisória) desse gênero de tribuna, denominada “MOMENTO DA PALAVRA”, que traz no início dos trabalhos uma mensagem, sempre apresentando Deus como o primeiro no existir e no agir de autoridades e comunidade.

Como ocorreu hoje, todas as terças feiras, esse gênero de tribuna social, fica franqueada a pessoas que representem  organizações não governamentais; organizações sociais; organizações da sociedade civil; organizações da sociedade civil de interesse público; associações, que tratem de matérias de interesse público; fundações, que tratem de matérias de interesse público; sociedades, que tratem de matérias de interesse público; entidades de classe; entidades estudantis; entidades sindicais; partidos políticos e organizações religiosas.


Hoje na Tribuna se apresentou o empresário, Vilson Santana, filho do ex-vereador Tomé da Bela Vista, abrindo a palavra de Deus e deixando para os vereadores em plenário, plateia presente e milhares de ouvintes pela transmissão radiofônica e outros milhares que assistem pelo canal da câmara no youtube.


A Tribuna Livre foi franqueada a pedido para o diretor do Clube de Desbravadores Cactos do Sertão, Edson Tito. O líder apresentou na tribuna livre da casa legislativa, projetos desenvolvidos pelos desbravadores que formam o clube Cactos do Sertão e também falou em nome de todos os outros clubes que atuam no município de Araci.

Tito enfatizou que os desbravadores representam uma influência positiva na vida dos meninos e meninas, aliviando a carga educativa das famílias, através de seus métodos e ensinamentos que preparam as crianças crescerem físico, mental e espiritualmente. Em sua explanação, Edson Tito solicitou apoio dos vereadores para viabilizar a participação de desbravadores no próximo  Campori Regional da ABAC, a se realizar na cidade de Feira de Santana.

Os vereadores se manifestaram solidários e de seus lugares à mesa, enalteceram a trabalho social dos desbravadores e decidiram em conjunto encontrarem uma forma rápida e viável de ajudar os desbravadores no pedido apresentado pelo seu representante.


111 visualizações0 comentário
bottom of page