top of page

Prefeitura de Araci realiza ação educativa no trânsito na primeira feira livre do ano


“Ação teve como objetivo conscientizar os condutores da necessidade de mudança de conduta no trânsito” – Informou o agente municipal que comandava a operação.

“Que susto! Era a frase que escapava de cada condutor que encontrou um papel preso ao para-brisa de seu veículo pela haste do limpador”

Posso divulgar meu veículo como exemplo e dizer que tive um sobressalto inesperado, quando avistei de longe um papel que advertia: Você escapou de multa e perda de pontos na CNH por estar estacionado em lugar não permitido pelo sistema que disciplina o trânsito na cidade.

“Mas como saber que a distancia reservada sem sinalização no pavimento (horizontal?” -  Indaguei à dupla que acabara de notificar meu automóvel.  “Por isso estamos advertindo, logo mais com a sinalização, o senhor compreenderá que se trata de norma que deve ser observada, sob pena de aplicação de multa e rebaixamento de pontos na CNH” – Responderam.

O nome NOTIFICAÇÃO, assustava de pronto os que a obsservavam de longe, mas trazia o explicativo, do momento de alerta para preparar os condutores a uma nova fase quando cada um deve ter noção de sua responsabilidade social.

Acredite, meu caro leitor! A terça feira da primeira feira livre do ano, ficará marcada dois cenários em minha mente: Os dias em que trafegava resmungando pela desarrumação de um trânsito na área da feira como se estivesse no caótico do trânsito marroquino e quando avistei de longe, condutores em volta da viatura da Polícia Municipal, e dizendo, nunca vi isso em Araci.

Mas agora meus olhos já viram e há de se comemorar esse começo de um trabalho realizado como se faz em cidade grande. Primeiro uma campanha educativa e de conscientização da responsabilidade social que tem, ou deve ter cada munícipe como contribuinte de um sistema que deve funcionar ordeiramente para todos.

Há também de se elogiar a bem vinda iniciativa, que foi a criação do organismo de trânsito municipal, que veem a cada dia mostrando que chegaremos lá. Parabéns a todos os que representam essa estrutura paralela da recém-criada secretaria de segurança e dispor-se, todos como irmãos de chão para que o ano chegue como novo, mas apresentando componentes que o trone mais que novo, torne DIFERENTE!


Dr. Gidalti Oliveira Moura – Irmão de chão, simplesmente!


368 visualizações0 comentário
bottom of page