top of page

Portalfolha celebra e preconiza os “5 Anos do CELEBRA ARACI”


22 de setembro de 2018, está evidenciado como um dia que transmudou a rotina da cidade de Araci, pela realização da primeira edição do fenômeno “CELEBRA ARACI”.

Pode ser, que quantos vivenciaram aquele sábado, tenham registrado em suas memórias, a lembrança de um acontecimento social, de uma comemoração, de uma cerimônia ou festividade, de um congresso; possa ser até; - mas na verdade, o evento registrado em primeira mão pelo Portalfolha, foi deveras uma “CELEBRAÇÃO” e enquanto nenhum outro do gênero ou categoria, for realizado de forma igual ou melhor, o “CELEBRA ARACI”, continuará consagrado o evento “INIGUALÁVEL”, como se leu ha cinco anos atrás, na manchete do nosso jornal on line:


- “Um espetáculo grandioso e inesquecível”.


Ao reabrir sua home histórica, o editor do Portal reflexiona que um espetáculo dessa magnitude, por ser grandioso, inesquecível e inigualável, tratou-se de um grande “case”. Seja, uma vitrine de trabalho e de seu idealizador e coordenador, pastor Rosenildo Souza.

“Não é fácil fazer um evento dessa grandiosidade e mesmo sendo o primeiro, conseguir precipitar recordes, em logística, planejamento, envolvimento de distritos, igrejas, número de público alvejado e qualidade de atrações.

Rosenildo, acabara de chegar no Araci, como pastor do recém-criado distrito do Coqueiro reunindo uma parte da quantidade de igrejas adventistas que foram instituídas em Araci desde 1946, quando a pioneira Laura Oliveira Moura chegou como “protestante” e começou a pregar sobre dois pilares fundamentais da Igreja Adventista do 7º Dia, a segunda vinda de Cristo e a observância do 4º mandamento da Lei de Deus, instituindo o sábado como dia de descanso. Ness ano de seu projeto desafiador, era preciso CELEBRAR e seu grito convocador “Vamos com tudo e com todos!”, levou milhares de pessoas para a Praça principal da cidade com muitos motivos para celebrar.


Celebrando e preconizando os “5 Anos do CELEBRA ARACI”

O sábado 22 de setembro foi um dia diferente, vivido não só pela comunidade adventista que prodigaliza as mais de trinta igrejas no município de Araci, mas pela população que participou como ponto focal do evento “CelebraAraci” ao ofertar a toda comunidade, um dia de serviços sociais prestados numa Feira de Ações de Saúde e atendimentos, relevando o bem estar espiritual e social das pessoas e fomentando melhoria da qualidade devida da população ,por meio de outras ações educativas, terapêuticas e outras de orientação para a formação profissional.

A Praça da Conceição, área nobre escolhida para o evento, foi transformada no sábado pela manhã, numa “feira de saúde e bem-estar”, onde diversos estandes, funcionavam como verdadeiros consultórios itinerantes de médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, advogados e outros estandes abrigavam laboratórios de avaliações e controle, com uma equipe paramédica, fazendo exames para identificar, diabete, tipo sanguíneo, aferimento de pressão e outros procedimentos. Havia também, estande com birôs de advogados e áreas com equipamentos de alongamento, com uso, orientado por profissionais.

De oito até o horário das treze horas, os coordenadores do evento, os pressionais de saúde e lideranças da igreja do bairro do Coqueiro, distrito sede do pastor Rosenildo, se dicaram a toda logística desta feira de atendimentos prestados a uma multidão de cadastrados nas recepções implantadas no circuito da feira.

A presença prestigiosa de autoridades e celebridades atribuíram um elevado grau ao CELEBRA ARACI, como um acontecimento de agregação social e alívio às cargas assistenciais do governo.

A vice-prefeita Keinha, esteve prestigiando a feira e circulou entre os estandes de atendimentos, testemunhou muitos procedimentos. Ela que representava o prefeito Silva Neto na ocasião, falou da satisfação de poder como poder público, contribuir através da Secretaria Municipal de Saúde com um projeto tão grandioso em dimensões e resultados para parte da comunidade assisti da ali.

“Confesso que mesmo como administração pública, nesse governo ou em outro já exercidos, nunca se fez um movimento social de tamanho bem, para tantas pessoas de uma só vez, como fez o CelebraAraci”, – disse a vice-prefeita.

A secretária municipal de saúde, Ana Ofélia, estava também prestigiando o evento e como a vice Keinha, passeava entre as alas de prestação de serviços, sendo segundo ela, a área de serviços de realce da beleza, com cortes de cabelo, tratamento de pele e depilação de sobrancelhas, a mais frequentada.

Na parte da tarde, o movimento se agigantou em torno do local dos shows, onde estava o gigantesco palco. Nele, após as 16h. começou a parte mais atrativa e alegre da celebração. O início dos shows apresentados pelas estrelas da programação, anunciada nas peças de mídia de propaganda da festa.

Aquecendo a galera para receber o show de Bia Souza e seu mascote “Leleco”, o trio artístico da igreja do Coqueiro, a “Turma do Vamos Colorir”, com Renan Ezequiel, Josemara Carneiro e Euclejane Almeida, acenderam o fogacho dos ansiosos expectadores, que já aguardavam o início da programação da tarde, em frente ao palco. Depois da apresentação de Renan, Josemara e Euclejane, Tathyane Alves que atuou como apresentadora de palco durante todo o evento, anunciou a entrada de Bia Souza e “Leleco”.

A galera explodia nos gritos da meninada, que ficava mais vibrante, ao se misturar com o grito dos pais e acompanhantes da criançada expectadora. Bia e Leleco seguraram a galerinha e os ouvintes em todo o entorno do palco até o horário cronometrado para o início da missa que seria celebrada pelo pároco da Igreja Católica.

Tathyane Alves a nuncia a primeira atração da noite. Entra no palco a Turma do Nosso Amiguinho. Entra a turminha se consagrou como um grupo de garotos personificados em bonecos, com habilidade de motivar as crianças a partir dos 2 anos de idade a gostar da leitura. Já conhecida pela criançada de Araci, mais uma vez“: - Sabino, Luiza, Quico Azeitona, Noguinho, Gina e Cazuza, deram um show de presente para a garotada, como uma atração das mais aguardadas do CelebraAraci.

Como informou o pastor Rosenildo, idealizador e coordenador do mega evento, logo ao falar com a multidão, no momento da abertura oficial, o padre Theo antecipou o horário da homilia para que o CelebraAraci pudesse retornar às 20h. e assim foi. A pausa programada oportunizou ao público do Celebra, ir às suas casas, dar uma respirada, abastecer o físico e retornar com todo gás para assistir a parte principal da programação, o momento da Celebração propriamente dito.

Vinte horas, noite do dia 22. A Praça da Conceição já lotada, ia acomodando as pessoas que chegavam, iam ocupando o jardim e o entorno da Praça, contornado por uma multidão de sete mil expectadores, que não tinham como não ver e ouvir a programação através de dois gigantes telões de Led que recebiam as imagens da grua e o som transmitido por uma estrutura de última geração. A TV Novo Tempo estava operando a cobertura de todo o evento para retransmissão em sua programação, como o canal de TV da igreja no Brasil.

O comandante desse aconteecimento, corta a plateia, acompanhado de sua esposa e do palco central, ele anuncia o momento de ouro da festa de celebração que foi aberta oficialmente pelo pastor Rosenildo Souza.

Estamos dando graças pelo que Ele está fazendo no presente e louvando o que Deus continuará fazendo no futuro”. –Disse o pastor Rosenildo.

No mesmo momento, entra em cena do Celebra Araci, o pastor Melquisedeque, acompanhado de sua esposa. Pastor Melque é distrital do primeiro distrito, o central da igreja, desde sua implantação ha 72 anos.

Do palco para sete mil expectadores e para o mundo virtual, Rosenildo fala do principal motivo do evento. “Estamos em momento não só de festa, estamos celebrando tudo o que Deus fez no passado pela sua igreja nesta comunidade ao longo destes 72 anos de existência.

Na passarela das autoridades, passou o pastro Thomas Weber, presidente da ABAC-Associação Bahia Central com sede na cidade de Feira de Santana.

Foi anunciado o Quarteto Sideral. Como uma das atrações esperadas o quarteto veio de Salvador onde é sua sede artística e onde fazem carreira há 40 anos no ministério da música. O plantel formado por Romildo Santos, 1ºtenor, Fernando Júnior 2º tenor, Fernando Menezes barítono e Paulo Moreira, baixo, tem Timóteo Ribeiro como técnico de áudio e é gravado pela Espaço Produções.

A entrada dos pavilhões oficiais, bandeiras do Brasil, Bahia e Araci, ofertou um momento de civismo, ensejando no acontecimento, o patriotismo, sentimento comum entre todos os presentes.

A professora Hezir, a primeira filha da pioneira, nascida na Bahia seu esposo Jefthe foram a presentados como primeiras almas a nascerem em berço adventista no marco “zero” destes 72 anos de celebração da implantação da igreja em Araci.

Líderes modernos que tocam a obra da igreja, assistiam com a multidão, um curto documentário da irmâ Laura Moura e seu esposo João Moura, falando do início dificultoso da pregação nos idos do pós guerra.

O pastor geral para a região da Bahia, chamada Associação Bahia Central, Thomas Weber abriu o momento solene como presidente da ABAC. Depois dele, o pastor e evangelista Osmar Borges que é Líder de Evangelismo e Escola Sabatina da ULB-União Leste Brasileira para os estados de Bahia e Sergipe, proferiu a mensagem especial da noite abrindo o grande momento dos batismos, uma cerimônia nunca vista em praça pública. Na frente do palco sobre dois patamares alto e baixo estavam os tanques onde os pastores oficiantes batizavam os novos membros da igreja na forma bíblica, batismo por imersão.

O grande ajuntamento de pessoas que lotava a Praça, presenciara um espetáculo inédito e apelativo quando pessoas da terceira idade, adultos, jovens, juvenis e crianças, por influência do Espírito Santo decidem testemunhar aos olhos de todos, que escolheram a Jesus Cristo como seu Salvador Pessoal.

O momento do batismo foi fechado com uma pelo feito pelo pastor Osmar e na apoteose final do grande encontro “CelebraAraci”, a cantora Roberta Spitaletti da TV Novo Tempo levou a grande plateia ao arrebatamento com suas músicas compostas por ela mesma e somente com sua voz e violão, em seu estilo bem folke, voz belíssima, cantou falando sobre Deus e um novo estilo de vida com Cristo.

Por fim quase à meia noite a praça ainda estava lotada com muita gente esperando o momento dos sorteios, sonhando com seu folheto-convite que poderia ser premiado com bolsas de estudo do ensino fundamental à faculdade e outros brindes patrocinados pelas marcas parceiras do evento.

O momento apoteótico encheu a noite de música sons e cores impactando acidade com um show pirotécnico encantador, quando o pastor Rosenildo Souza abriu o principal momento da celebração e de forma gloriosa, encerrou às zero hora do dis 18.

Mosaico revive a expectativa :


73 visualizações0 comentário
bottom of page