top of page

Obra de revitalização vai dar diferente glamour à Praça Nossa Senhora da Conceição



Referência histórica e turística no centro de Araci, a praça que leva o nome de sua padroeira, está sendo revitalizada pela Prefeitura Municipal.

Como soe acontecer em todos os eventos abertos do Governo Trabalho e Progresso, a comuniccadora Ádila Santana abre os trabalhos com sua empatia singular, acolhendo, recepccionando e apresentando.

A consagrada Praça da Matriz, encerra uma história situada entre o período primitivo de fundação da aldeia do Raso nos anos 1812 e do período da consolidação da fé católica dos anos de 1850, da obra de construção da igreja local pelo capitão José Ferreira de Carvalho e seus filhos. A matriz construída recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, de quem o capitão era devoto como filho de Maria da Conceição. Sem data precisa de começo, seu nome se consagrou em 8 de dezembro de 1859, com a chegada da imagem da virgem, trazida de Portugal, pelo fundador do Raso.

Sua aparência de logradouro comum no sertão, com arreia vermelha, dava identidade a seu povo que nela vivia, negociava e se regalava nos encontros de festas dedicados à padroeira.

A aldeia que pertencia ao município de Itapicuru de Cima, com pouco mais de 30 casas, cresceu, tornou-se um povoado sendo incorporado ao município de Tucano. A Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Raso, urbanizou-se ao ritmo dos povoados emergentes de seu tempo, mantendo esse aspecto até ser revitalizada pela primeira vez nos anos 60 com o prefeito Erasmo Carvalho. A reforma que marcou a história da Praça principal da cidade, foi realizada nos anos 90 na gestão do prefeito Edivaldo Pinho e hoje sua infraestrutura é considerada arcaica e superada pela modernidade dos modernos centros urbanos.

Apesar de ter ostentado por muitos anos um aspecto até digno de ser chamado de cartão postal da cidade, pelos atributos da natureza que a manteve verde, a Prefeitura Municipal por sua prefeita Maria Betivânia Lima de Jesus (Keinha) e sua equipe de engenharia, urbanismo e ambiente, decidiu dar um salto para o futuro.


Em sua fala, a prefeita colocou à vista de todos dois croquis, de engenharia, indicando as características iniciais e mostrando as linhas de planta baixa da praça, dando uma ideia de como ficará o espaço depois da revitalização.

Falando ao público que estava acomodado sob a cobertura de todos armados na praça, a prefeita Keinha disse que vinha fazendo um caixa especial desde o início de seu governo para que pudesse oferecer à cidade de Araci, um presente de aniversário, pela comemoração dos 64 Anos de Emancipação Política no próximo dia 7 de abril. “Será uma obra completa que se assemelha mais à construção de uma nova praça. Vamos manter o que deve ser mantido em termos de infraestrutura, arborização, rede elétrica, mas a revitalização será grande e completa. Vamos, todavia, seguir os projetos que forram delineados pelas equipes de engenharia civil, elétrica e ambiental”

Falando à faixa da população que desenvolve atividades comerciais e dependem da praça para exercício de atividades econômicas, a prefeita Keinha disse: “Peço aos comerciantes, aos feirantes, aos ambulantes que nos ajudem a vencer essa etapa importante para o progresso da cidade e benefício de toda a população. Que expliquem aos seus clientes e consumidores, que o transtorno é necessário, mas passageiro. Logo todos vamos desfrutar de um ambiente digno em sua estrutura, beleza, conforto e modernidade. E finalizou: “Quero deixar essa obra como legado de minha luta pela nossa gente e curtir com todas horas de lazer e bate-papo na nossa nova praça, quando a idade chagar e a vida nos permitir essa alegria”.

Falando numa coletiva de imprensa formada por Gidalti do Portalfolha, pelo radialista de Serrinha, Jorge Calmon, o apresentador do Bom Dia Cidade Acilon de Oliveira, o jornalista Carlinhos do Opinião e outros veículos não identificados, a prefeita arriscou que as obras de revitalização da praça iriam ser tocada a todo vapor e que antes das festas de fim de ano, seria inaugurada para alegria da população.

Keinha também falou sobre as obras do complexo policial, dizendo que está tudo pronto para inauguração, dependendo apenas de tempo enquanto a Coelba realiza a ligação da rede elétrica.

Falou ainda sobre as obras de pavimentação de 19 ruas nos bairros de Coqueiro e Contel, e que também estão prestes a serem inauguradas. Sobre a construção do novo colégio estadual implantado no espaço do antigo estádio municipal, disse que o projeto do estado é de entregar a obra ainda antes de findar o ano letivo 2023. “Quanto ao novo Estádio de Futebol, Brigidão, disse que as obras estão em curso, já se construiu na área dois centros de zoonose para abrigar e cuidar de cães e gatos.

O ato público de anuncio das obras de revitalização da praça culminou com o momento em que a prefeita juntamente com o secretário João Paulo dos Santos da Infraestrutura.

Depois das assinaturas da Ordem de Serviço, foi autorizado uma primeira ação inaugural de demolição de estruturas que serão substituidas. A máquina começou pela antiga fonte lumisosa.

O evento contou com a presença da vice prefeita Gilmara, de outros secretários municipais, do presidente da Câmara, vereador Guinha de Pascoal, os vereadores, Jefinho Carneiro, Marinho, Zelito da Ribeira, José Augusto, Guri da Pedra Alta e as vereadoras Jamile e Edneide. Destacou-se também as presenças do capitão Wendel Campodônio, comandante da 3ª Cia da PM e o delegado da Policia Civil, Bel. Hidelbrando.




114 visualizações0 comentário
bottom of page