top of page

Nova escola tipo "G" do Estado, abre seus portões para início de um ano letivo marcante para estudantes e pais de alunos


Nova escola tipo G do Estado abre seus portões para inicio de um ano letivo marcante para estudantes e pais de aluno

Hoje pela manhã, a prefeita Keinha e o secretário de educação, Anastácio, estavam presentes no primeiro dia da volta às aulas da rede estadual.

Escolas chamadas tipo “G”, vem sendo inauguradas em diversos municípios do interior com o ensino ministrado em tempo integral, agregado à tecnologia e busca de soluções para que o ensino médio chegue com qualidade aos estudantes.

Ao se misturarem com centenas de alunos que adentravam nas modernas e avançadas instalações, a prefeita Keinha e o secretário Anastácio, dedicaram tempo de dialogarem com os estudantes e até para posar para fotos, registrando esse momento extraordinário na educação do município de Araci.

“O modelo que o Estado da Bahia abraçou com a atitude corajosa do governador Jerônimo Rodrigues, mantendo o estudante mais horas dentro da escola, traz proteção, aprimoramento do seu conhecimento, além de mantê-los longe e livres da violência que, infelizmente, hoje atinge a maior parte das grandes e médias cidades do Brasil”, comentou com a reportagem do Portalfolha a prefeita Keinha.

As imagens a seguir sinalizam o começo de uma querela com contornos de diferentes opiniões. Elas demarcam o início do projeto da prefeita Keinha, de melhorias no estragado estádio Brigidão e de sua expertise, usando estima junto ao então governador Rui Costa. ““Deixe-me construir a nova escola estadual no local do estádio, que o Estado construirá um estádio municipal novo”, disse Rui nos últimos meses de seu governo, antes da eleição.

Lembrando o que aconteceu!

A promessa que provocou a querela, passou a ser realidade, em março de 2022, quando os portões do Estádio Municipal José Brígido da Silva se abriram para demolição e início das obras de base da prometida escola.

Na comemoração do 63º aniversário de emancipação política de Araci (7 de abril de 2022) o governador Rui Costa, prestigiava a celebração e ao lado da prefeita Keinha, confirmou a publicação da autorização da obra.

Na mesma ocasião o governador Rui, visitou a área onde será construído o estádio de futebol de Araci prometido, encarregando a Superintendência dos Desportos (Sudesb), órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Vendo no que deu!

As imagens exibem a consumação de uma promessa admitida por muitos como promessa eleitoreira e testemunham uma realidade promissora para um universo estimado em quase 3.700 alunos que poderão ser abrigados nas 35 salas com 35 cadeiras, nos três turnos que poderão ser adotados no regime de ensino. A escola possui ainda, laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, refeitório, auditório, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com vestiário, campo society com arquibancada e pista de atletismo.

 Além de encontrarem novos equipamentos de informática em toda a rede e novas carteiras em quase metade dela, parte dos estudantes vai se deparar com aulas novas em seu dia a dia, como Pensamento Computacional nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e Robótica ou Mídias Sociais na 2ª série do ensino médio, por exemplo. Já outros vão passar mais tempo na escola, com a ampliação da Educação em Tempo Integral.


Tanto a prefeita Keinha como o secretário Anastácio, interagiram com parte dos alunos nessa segunda feira de início das aulas e reunidos na quadra, “O município estará presente e de mãos dadas com o Estado, com o pensamento comum de melhorar a Educação em Tempo Integral, uma política pública para fortalecer a aprendizagem do estudante”. Comentou Anastácio.


No espaço do refeitório o professor Natanael, um dos diretores da escola, orientava os alunos sobre as condições iniciais da escola. “A unidade está sendo aberta para início do ano letivo, mas ainda não 100% completa. Os ajustes serão realizados a partir de hoje e logo, logo tudo estará em perfeito estado de funcionamento. Mesmo porque o ato inaugural oficial, ainda está para acontecer com a presença do governador” – disse. Ao lado do diretor Natanael, estavam as professoras, Ana Letícia, Maria Jessiane, e professora Bárbara. Também estava ali o professor Vabel Filho, vice-diretor, trabalhando junto ao diretor geral que é o professor Luiz Henrique.





531 visualizações0 comentário
bottom of page