top of page

Livro “A Rota do poder” será apresentado na Tribuna Livre da Câmara na sessão de terça-feira 23

Dr. Gidalti Moura, que atuou na assessoria legislativa da Câmara de Vereadores de Araci desde 2002, hoje fora dos bastidores da Casa Legislativa, ele volta a ocupar a Tribuna Livre da Casa, para fazer a apresentação de seu mais novo trabalho, o livro A Rota do Poder.
ree

Aplicando o conhecido bordão criado por ele, Gidalti Oliveira Moura é um irmão de chão, ilustre escritor, jornalista e se orgulha de ser bisneto de Ângelo Pastor Ferreira, genro do Capitão José Ferreira de Carvalho, pelo casamento com sua única filha Antônia  e destaca a presença de seu bisavô na 7ª Legislatura da Câmara de Tucano, representando a Vila do Raso (1861-1865).

Ao retornar ao seu chão no final da década de 90, o autor do livro que apresentará, trouxe na bagagem, uma experiência de quase meio século, atuando nos átrios dos poderes Legislativo e Executivo e hoje se intensificam 24 anos à serviço de seu chão, dispondo sua experiência e formação acadêmica, a serviço da máquina pública no âmbito do Legislativo e do Executivo. E foi mais além, contribuiu na esfera do chamado ‘’quarto poder’’ como homem de imprensa nas modalidades impressa e digital e ademais, como escritor de outras obras com o mesmo fio condutor dessa mais nova obra.

ree

Da Tribuna, Gidalti sem quebrar a linha anti "spoiler”, apresentará uma síntese de capítulos e títulos, sem fazer revelação de detalhes de modo a não estragar a surpresa e o suspense. 

Amanhã o autor do livro, estará em janela de rádio com o repórter e apresentador Cássio Vinny e promete soltar algumas particularidades do objetivo da obra que segundo o escritor tem um cometimento como: - “Resgate de uma história de 188 anos da vila do Raso como simples lugarejo de Tucano, dentro de um tempo heróico de 213 anos, desde que o capitão José Ferreira de Carvalho aqui chegou. Reverencia PREFEITOS que nos exercícios de seus mandatos conclusos ou incompletos, deixaram o legado de seus feitos. Enaltece os VEREADORES que pela vontade do povo, tomaram assento na câmara, em cada uma das 17 legislaturas e abre espaço para publicação de perfis de legisladores e mandatários vivos.

O livro desvenda os caminhos da responsabilidade fiscal, identificando gestores que entraram para a história como íntegros manipuladores do erário público ou meros gastadores, reprovados por crimes de improbidade.

O autor fez visitas especiais às duas instituições de ensino médio com interesse de envolver a juventude com o processo político e administrativo de sua terra, além de oportunizar outras linhas de conhecimento sobre a história primitiva de Araci, como aldeia nos idos de 1837, no território de Itapicuru de Cima, como vila (distrito) de Tucano e depois de Serrinha. Os estudantes terão a oportunidade de ler uma produção fascinante, podendo ser concebida como algo mais que um novo livro, - um “tratado de fortes reflexões”.

 
 
 

Comentários


bottom of page