top of page

Equoterapia, um novo passo pela inclusão de crianças e adolescentes com diagnósticos especiais, é aprovada hoje como Projeto de Lei na Câmara de Vereadores


ree

O método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação oferece benefícios físicos, como melhora da coordenação motora, equilíbrio e força, e psíquicos, como autoconfiança, concentração e socialização foi apresentado na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Araci pela fisioterapeuta Ana Carolina Pereira Amaral.

Carol que desde o início das atividades do Centro de Reabilitação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Araci, disse ter sido convidada pela secretaria de educação para atender os pacientes do Núcleo de Educação Especial no desenvolvimento físico, psíquico e social de crianças com deficiências físicas e/ou mentais, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação e vítimas de acidentes que tenham possibilidade de melhora no quadro clínico.


ree

Carol disse ao editor do PortalFolha que os anos de experiencia no trato com as crianças especiaisa encorajou a se aperfeiçoar e correr em busca de ferramentas que estão ha mais tempo sendo utilizadas como o metodo equoterapia. Com esse projeto, sendo sancionado pela prefeita Keinha, abrem-se as oportunidades para verbas externas viabilizando o programa".


“Atuando mais na área da hidroterapia ou fisioterapia aquática, me interessei pela Equoterapia, (terapia com Cavalos) e busquei me especializar, aprofundar o conhecimento técnico-científico através de um Curso de Equoterapia Básica na Associação Nacional de Equoterapia e isso me estimulou a propor esse projeto que está sendo votado hoje pela Câmara de Vereadores, apresentado pela vereadora Edneide” – disse Carol.

Tendo cumprido o rito regimental, o projeto entrou em apreço e votação na sessão desta terça (30) sendo aprovado à unanimidade dos vereadores em plenário por 8 votos como registrou o painel de votação.

O projeto:

ree
ree

Da tribuna da casa o vereador José Augusto e as vereadoras Edneide e Jamile se manifestaram sobre o mérito do projeto e dedicaram palavras elogiosas e gratificantes a Ana Carolina pela iniciativa de lutar para inserir nos programas de saúde a Equoterapia como ferramenta interdisciplinar junto a crianças e adultos com deficiências.

ree

“Me emocionei com esse tema de hoje apresentado pela fisioterapeuta Carol e ao conversar aqui com meu colega vereador Robson, sobre o rapaz que foi acidentado e disse que essa assistência recebida pela via da reabilitação do método da equoterapia, o deixou mais tranquilo e que está bem.” – falou o vereador José Augusto.

O líder da bancada do PDT, continuou: “A gente já se acostumou com os movimentos das cavalgadas, festas de vaqueiros e não havíamos atentado para uma coisa tão diferente, quanto importante em relação aos animais. Se vê nesses eventos, maus tratos com os animais, espancamento se se dar conta de que o cavalo, no caso desse projeto que aprovamos hoje, se apresenta como uma ferramenta boa para a cura de males ligados à qualidade de vida e saúde mental e é uma coisa que estava escondida.”

José Augusto elogiou a iniciativa de Carol e concluiu dizendo que certamente a prefeita Keinha haverá de sancionar esse projeto. A prefeita é uma pessoa focada na saúde de todos e especialmente das crianças. – Concluiu.


ree

Edneide em seu tempo de tribuna, se demorou em falar da dedicação da fisioterapeuta Ana Carolina dizendo: “Ao apresentar esse projeto, estou fazendo aquilo que é o papel do vereador e da vereadora. Agradeço carinhosamente a Carol, uma pessoa que conheci e que admiro muito pelo trabalho que ela vem fazendo e desenvolvendo na nossa cidade, tanto no seu trabalho particular, como servidora. Já presenciei o que você faz quando ali na creche com os alunos, com professores, mães, todas felizes levando seus filhos para uma terapia”.

Me sinto feliz de poder contribuir com essa iniciativa de Carol, uma profissional que decidiu encarar um novo desafio na sua carreira profissional, trazendo essa inovação na saúde municipal. “A gente vê quase sempre pessoas maltratando os animais e se esquecem de sua utilidade para a vida humana. Sei de quantas pessoas em nosso município precisam desse atendimento especializado, Carol e quando o vereador Robson me disse que o tratamento está fazendo bem ao rapaz acidentado, como falou José Augusto, entendi a importância desse projeto de hoje.


ree

A vereadora Jamile, saudou a todos os ouvintes da rádio Cultura FM a todas as pessoas que acompanham a sessão através das redes sociais. “Essa é mais sessão importante onde aqui aprovamos esse projeto que vai beneficiar as crianças especiais do nosso município. Sabemos o comprometimento que vocês têm com essas crianças, a dedicação que cada um de vocês exerce. O trabalho de vocês está de parabéns. Tenho acompanhado de perto essa situação das crianças especiais do nosso município e vejo a dedicação que cada um de vocês faz com o trabalho. Parabéns a você Carol e parabéns a gestão também pelo comprometimento a educação especial porque sabemos o quanto é necessário e sem o apoio esse trabalho não consegue ser realizado. O trabalho que você faz com as crianças na hidroginástica, um trabalho muito importante e aqui esse projeto da equoterapia, outro projeto que vem agregar muito ao nosso município e tenho certeza de que a nossa prefeita não vai negar esforços para sancionar, porque sabemos que vai ser de grande importância só para as crianças, mas também para os jovens especiais que também necessitam dessa nova prática de saúde.

ree

O presidente Ver. Manuel Matos, tomou um tempo após a sessão para registar com a propositora do projeto Carol, a vereadora autora Edneide e vereadores votantes.

 
 
 

Comentários


bottom of page