top of page

Banco do Nordeste apresenta na Câmara de Vereadores a prestação de contas 2022


Na sessão de ontem, (terça feira 18), o Gerente em Araci do Banco do Nordeste, Herbert de Medeiros Gomes, ocupou a “Tribuna Livre” da Câmara de Vereadores, e no tempo que lhe foi concedido, agradeceu a priori a oportunidade concedida pela Câmara e falou que o objetivo primordial da instituição Banco do Nordeste, é “atender o produtor, salientando ainda que o banco é um agente percussor do desenvolvimento em todos os setores econômicos do município de Araci”.

Herbert, iniciou a apresentação, distribuindo aos vereadores em plenário, planilhas da Prestação de Contas do ano 2022 e disse que o objetivo de estar ali apresentando aqueles resultados, era consolidar a relação entre o Banco e o Poder Legislativo, pelo conhecimento da atuação do Banco do Nordeste no apoio ao desenvolvimento econômico do município, através de seus programas de fomento como o CREDIAMIGO, o AGROAMIGO, PRONAF RURAL, MPE, PNMPO e FINE SOL.

Ao falar nessas linhas de financiamento, Herbert, comentou a planilha que fora distribuída entre os vereadores, citando números e volumes de investimento de quase 21 milhões através da agencia de Araci.

Herbert se referiu ao CREDIAMIGO como o “carro chefe” das aplicações, levando em conta que no volume de quase 21 milhões, ele representa 9,44 milhões. “O Credi amigo é um recurso orientado para o pequeno produtor urbano, para aquele artesão, para o vendedor de água, para os vendedores de capinhas de celular, esse segmento do comercio informal, que está começando a dar seus primeiros passos na vida empresarial. Todos eles vão crescendo com apoio do Banco do Nordeste. – Afirmou Herbert.

O gerente, salientou que era importante saber que o Banco do Nordeste está presente 13 estados com 295 agências e que no Estado da Bahia ele possui 59 agências.

Em uma segunda planilha, Herbert apresentou números de programas Sociais de apoio e distribuição de renda como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, O BPC, Benefício de Prestação Continuada, Garantia Safra e Seguro Defeso, que chegam no município na ordem de quase 125 milhões e como foi mostrado anteriormente, o Banco do Nordeste com seus programas, movimentou um volume de recursos na ordem de quase 21 milhões.

Próximo ao encerramento de sua explanação, Herbert evidenciou a importância que a câmara tem nesse processo desenvolvimento do banco, considerando que os vereadores, geralmente militam junto as suas comunidades, trabalham com muitas associações organizadas com CNPJ e todas desejam crescer estrutural e economicamente. Uma parceria de propósitos entre câmara e banco, fará com que a relação banco e entidade de classe, seja acelerada, no sentido de viabilização de crédito para investimento.

“O papel da câmara embora não pareça nesse contexto, é muito importante no sentido de apoiar e legitimar ações voltadas para o desenvolvimento. Ações que posam potencializar a vinda de empresários de fora e do lugar. Isso gera investimento no município, podendo resultar em mais emprego e mais renda. – Finalizou Herbert.





68 visualizações0 comentário
bottom of page