top of page

As contas do exercício 2021 da prefeitura de Araci foram APROVADAS pelo TCM

A aprovação das primeiras contas da prefeita Keinha em seu primeiro exercício 2021 sinaliza que Araci vive um tempo de confiança, de desenvolvimento e grandes realizações. O espelho do passado reflete tempos difíceis de credibilidade na administração da coisa pública. Apenas duas gestões podem ser consideradas como probas, no conceito de controle externo do Tribunal de Contas (TCM).

Desde 1959, ano da primeira gestão, 254 contas de 64 exercícios dos gestores anteriores à gestora atual, só os prefeitos José Brígido da Silva (1963-1967 e 1973-1977) e Carlos Raimundo Mota (1970-1973 e 1977-1983), encerraram seus mandatos sem qualquer condenação, rejeição de contas e indicativos de inelegibilidade.

A primeira gestão da prefeita Maria Betivânia Lima de Jesus (Keinha), parece sinalizar um tempo com reflexo diferente do espelho 1959-2020, ano que refletiu o último lampejo do quadro anterior 1959-2020 e os gestores por períodos de 4 anos e o último de 8 anos.

A maioria deles não conseguiu aprovar (no padrão do tribunal), todas as contas. O gráfico qualificativo do TCM atesta a veracidade desta informação.

Contas aprovadas no critério de probidade do tribunal, figuram em verde no gabarito, o que não se vê nas contas da prefeitura de Araci nos anos 13 a 20. Nenhuma foi aprovada ao rigor do tribunal.

Primeiras contas da Prefeitura de Araci sob responsabilidade da prefeita Maria Betivânia Lima de Jesus.

A aprovação das contas da prefeita Keinha se constituiu no bloco principal do pronunciamento do vereador líder do governo na câmara, Jefinho Carneiro, fazendo um paralelo divisor de épocas em relação a outras gestões passadas.

O líder do governo detalhou na tribuna da casa as informações do TCM sobre o Processo: 11850e22 com detalhamento do julgamento que deverá ser mais tarde encaminhado pelo tribunal à câmara de vereadores.

O estudo do fato, prognostica que ao encerrar como dignas e aprovadas suas primeiras contas a Prefeita Keinha de Araci, foi avaliada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, que avalia todo o processo de gastos e investimentos do município, vem comprovar o processo de transparência, excelência e compromisso com a verba pública e a aplicação correta dos recursos públicos. A gestão da Prefeita Maria Betivânia Lima de Jesus, iniciada em janeiro de 2021, tem levado o município a desfrutar de muitos benefícios. A atenção especial da Prefeita Keinha no cuidado com as pessoas e os investimentos realizados no município, levam Araci a um novo nível de desenvolvimento. A prova disso, vem se consolidando à medida em que a população vai testificando sua atuação em todos os setores.


134 visualizações0 comentário
bottom of page