top of page

ARACI-Câmara Municipal realiza última sessão, antes do recesso parlamentar



A Câmara de Vereadores de Araci realizou, na manhã desta terça feira (19/12), a última sessão ordinária do ano legislativo 2023, reunião registrada sob Nº 33/2023, corresponde à última do segundo período legislativo e primeiro ano do presidente Guinha de Pascoal em seu biênio de mandato 2023-2024.

O presidente Valter Andrade de Oliveira, tomou assento em plenário aos 20 minutos passados das 09 horas e convocou os vereadores já no recinto para ocuparem suas cadeiras e tendo anunciado a execução e canto do Hino de Araci, abriu a sessão em presença dos vereadores: Léo de Marlúcia, 1º secretário, das vereadoras Jamile e Edneide e mais os vereadores, Luizinho, Marinho, Laerto, Léo de Eridan, Francisquinho, Jefinho Carneiro e Zelito da Ribeira.

O “Momento da palavra”, quadro excepcional que precede o início de todas as sessões, foi dirigido por Gidalti Moura. O servidor, inovou nesse último momento do ano, levando todos os vereadores em plenário a participarem, cada um lendo uma passagem da Palavra de Deus, falando de agradecimento, confiança, e gratidão por todos os benefícios recebidos no ano legislativo que estava findando.

A 33ª sessão estava pautada com leituras de praxe, do Pequeno Expediente, destacando-se a ata sintetizada da sessão anterior, duas Indicações do vereador Léo de Marlúcia e uma da vereadora Edneide.

O presidente Guinha de Pascoal, avançou a pauta após as leituras, abrindo o tempo do Grande Expediente, dentro do qual estavam como itens da Ordem do Dia, as três proposições que, sendo apreciadas, tiveram seus encaminhamentos homologados por 10 votos favoráveis dos 11 vereadores em plenário. As Indicações n.58 e 59 do vereador Léo de Marlúcia, designavam instalação de uma base do Corpo de Bombeiros no município de Araci e ampliação da Barragem do Garimpo, localizada no povoado do Barbosa. A Indicação n. 60 da vereadora Edneide, designava a aquisição por compra de uma área de terreno no povoado do Poço do Capim, para implantação de um campo de futebol.

O presidente Guinha de Pascoal, abriu o tempo dos pronunciamentos dos vereadores inscritos para falarem da Tribuna da Câmara, a qual foi ocupada pela ordem pelos vereadores: Léo de Marlúcia, Laerto Januir, Zelito da Ribeira, Francisquinho, vereadora Edneide, Marinho, Luizinho, vereadora Jamile, Jefinho e Léo de Eridan.

Tratando-se da sessão de despedida do Ano Legislativo e início do recesso anual, os discursos dos oradores inscritos, foram feitos dentro de um mesmo contorno, e quase todos afinados com os motivos: - congratulação, despedida, agradecimento e as consagradas mensagens de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

O presidente Guinha de Pascoal tendo passado a presidência dos trabalhos ao 1º secretário, vereador Léo de Marlúcia, ocupou a tribuna, de onde fez seu pronunciamento e tendo retornado à mesa e reassumido a presidência da sessão, de sua cadeira, proferiu sua mensagem oficial de encerramento:

“Quero me dirigir ao povo de Araci, nesta última sessão, para agradecer pela atenção que deram ao durante esse primeiro ano legislativo, estando na presidência desta Casa.

“Meu sentimento é de muita gratidão, por estar à frente do poder legislativo durante todo este ano. Já vimos muitas transformações positivas e muitas outras estão por vir no próximo ano.
Aos meus colegas vereadores, quero agradecer a companhia durante as sessões e durante os outros trabalhos do legislativo. Este foi um ano de muita produção aqui na câmara, no qual aprovamos aproximadamente 50 projetos de lei e 60 indicações durante as mais de 30 sessões aqui realizadas.
Agradeço a parceria com o poder executivo e espero que possamos continuar caminhando sempre juntos, buscando o melhor para o povo de Araci.
Quero concluir dizendo que em 2024, teremos muitas outras batalhas para ajudar o povo de nossa terra. Será um ano diferente por causa das eleições que virão, mas ao mesmo tempo, certamente nós conseguiremos fazer com que o povo de Araci tenha uma melhor qualidade de vida.
Espero contar com o apoio de todos vocês em 2024, tanto dos colegas vereadores, dos nossos servidores e de todo o povo de Araci.”

Tendo assim se manifestado, declarou o presidente, o encerramento da sessão evocando o nome de Deus.



 

 

79 visualizações0 comentário
bottom of page