top of page

Sessão surpreendente: - Vereadores prestam solidariedade a Zelito Maia vitimado por grave acidente


(Imagem registra Zelito em suas caminhadas de campanha e com ele a ex-candidata Giovana e sua mãe a ex-prefeita Nenca)


Hoje estava como integrante da plateia, assistindo os trabalhos da 13ª Sessão Ordinária desta 17ª Legislatura na Câmara de Vereadores. Confesso que fui tomado por um sentimento de esperança, de poder entrar em um ambiente político, como a câmara com a qual convivo nestes 25 anos e escutar da Tribuna da Casa, pronunciamentos marcados com: - “manifestações de humildade, palavras de solidariedade, pedido de orações, numa empatia coletiva capaz de motivar uma união espiritual”. Sim, porque o trivial ali, são os embates acalorados, críticas mútuas e discursos pautados pela disputa de um lugar ao sol das posições e dos privilégios.

O fato:

A notícia do acidente em que se envolveu o ex-candidato a prefeito de Araci, Zelito Maia, ocorrido neste último sábado (24/05), na BR-235, nas proximidades da localidade de Lagoa Escondida, em Jeremoabo, teve repercussão estonteante na comunidade araciense, por tratar-se de um empresário conhecido na região, por ser irmão do político de massa, deputado federal Ricardo Maia e pelo seu notável desempenho como candidato e segundo mais votado na última eleição para prefeito de Araci.

Em razão de seu estado de saúde ainda inspirando cuidados, pelas graves lesões que sofreu, grande parte da população de Araci, amigos, correligionários e partidários de campanha, se uniram em uma corrente de orações, buscando de Deus como doador e mantenedor da vida, a cura e recuperação que Zelito precisa para retornar ao seio da família e às suas atividades do cotidiano.

Essa corrente de esperança se manifestou na sessão de hoje, quando da Tribuna da Casas, os oradores inscritos, em uma só voz, mostraram seu lado humano e em um gesto raro e comovente, todos os parlamentares, sem distinção entre base governista e oposição, se pronunciaram da Tribuna, para manifestarem solidariedade ao candidato Zelito e às pessoas envolvidas no trágico acidente.

Os discursos, do presidente Manoel de Barnardino, e dos oradores anunciados por ele: - Léo de Eridan, Ciro, Anastácio, José Augusto e a vereadora Dani, carregados de emoção e respeito, evidenciaram que, apesar das divergências políticas naturais em um processo democrático, a humanidade e a compaixão se sobrepõem nos momentos mais delicados.

"Hoje não somos situação nem oposição. Somos seres humanos preocupados com a vida e o bem-estar de um cidadão, pai, empresário e político que, antes de tudo, é nosso concidadão, interessado em dar seu melhor à sociedade", - declararam em uníssimo, os que em nome de outros em plenário fizeram seus pronunciamentos.

O presidente Manoel ao encerrar a sessão, destacou a importância da solidariedade como valor que deve nortear a política e salientou seu nível de amizade com Zelito Maia e desejou em nome do Poder Legislativo de Araci, votos de plena recuperação a Zelito Maia e de conforto à família.

O episódio reforça que, mesmo em tempos de embates eleitorais, o respeito à vida e à dignidade humana continua sendo o elo que une todos os que verdadeiramente servem ao povo e nos faz enxergar isso com entusiasmado. Quem sabe não seja um sinal de que, mesmo em pequenos gestos, há espaço para uma transformação mais positiva na forma de fazer política?

O que vi e ouvi hoje na nossa Casa da Cidadania, foi uma nobre atitude e sendo sincera, pode ser um respiro de esperança de que a política também pode ser um espaço de construção, reconciliação e humanidade.

 
 
 

Comentários


bottom of page