top of page

SEAP inaugura núcleo da CEAPA em Araci


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia inaugurou, em Araci, mais um Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Neapa), para atender as comarcas dos vizinhos municípios de Tucano, Teofilândia e Santa Luz.

O Núcleo Ceapa (Central de Penas e Medidas Alternativas) é uma vertente imperiosa da SEAP, que operacionaliza a execução das penas e medidas alternativas destinadas a infratores que cometeram delitos de baixo potencial ofensivo e com base no grau de culpabilidade, nos antecedentes e na conduta social, tiveram a substituição ou a restrição da aplicação da pena de prisão.

Sua implantação e inauguração se deu na manhã desta segunda feira (17), no Espaço Balbino’s Point, localizado bem em frente ao Fórum da cidade, na Avenida Sete de Setembro, em presença de autoridades locais e regionais, de representantes do Governo do Estado no âmbito do judiciário, da promotoria de Araci e do judiciário local.

No local de eventos sociais se instalou um ato formal para a composição da mesa dos trabalhos, sob condução do cerimonialista Acilon Di Oliveira que por sua vez, chamou para compor a mesa oficial a promotora de justiça da Comarca de Araci, Dra. Severina Patrícia Fernandes, a quem chamou de anfitriã do evento. Depois dela, Acilon seguiu chamando, o juiz de direito da Comarca de Araci, Dr. José de Souza Brandão Neto, a prefeita de Araci, Maria Betivânia de Jesus Lima, o secretário de administração penitenciária ressocialização Dr. José Antônio Maia Gonçalves, o coordenador do CEAPA-Ba. Nestor Neto, procurador Jefson Miranda, representando o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Chaves Filho, o prefeito Igor Moura de Teofilândia, o vereador Valter Andrade de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Araci, a chefe de gabinete da Ceapa, Aída Cintra.

A promotora Patrícia Fernandes, abriu o momento das falas oficiais. E suas primeiras palavras agradeceu a presença de todos e cumprimentou a todas as autoridades presentes, salientando as pessoas do secretário José Antônio Maia Gonçalves, do juiz Dr. Brandão Neto, do coordenador do Ceapa, Nestor Neto, à pessoa da prefeita Keinha e a chefe de gabinete do Ceapa, Aída Cintra. “Sem a sensibilidade de todos eles, sem o empenho e interesse na instalação desse Neapa-Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas, não estaríamos hoje aqui, comemorando essa conquista para o município de Araci, Tucano, Teofilândia e Santa luz”. Por isso considero uma elevada honra, poder contar com a presença de todos os senhores e senhoras neste evento, que ficará como um acontecimento memorável na história do judiciário de Araci”. “A Segurança pública só se conquista se for entendido como um dever da sociedade. Todos sofrem com a violência e a implantação desse núcleo nos ajudará promovendo a segurança e restaurando a paz que foi quebrada pela ausência de programas essenciais como o núcleo implantado hoje aqui em Araci. Um projeto inovador e um grande passo para nossa cidade de Araci que se pode chamar de grande. - Concluiu assim suas palavras a promotora Patrícia.