top of page

SÃO JOÃO EM ARACI: concurso de quadrilhas encanta público na nova Praça de eventos

Atualizado: 26 de jun. de 2023


Quinta, (22) o São João abriu a programação do "Forró do Raso" na cidade. A nova Praça de Eventos foi a sede da alegria junina de 2023.

Araci vinha respirando os ares dos festejos juninos e a reestreia do “Forró do Raso” em sua versão 2013.

Desde 23 de maio, quando foram iniciadas as inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas, a cidade e as comunidades rurais, espalhavam o buchicho do circuito das festas juninas em Araci, instigando os aracienses e aumentando a expectativa da chegada de muitos irmãos de chão que moram fora e visitantes turistas para virem a Araci e curtir o excepcional “Forró do Raso”.

Observe no banner que viralizou nas redes sociais, dando conta de que Araci iria presentear um mês de festival do início ao fim do circuito de festas juninas.

Começou pelas festas dos distritos e povoados, onde as festas alegravam a população rural e abastecia o humor de todo mundo para a noite do dia 23 que marca a festa de São João em sua inteireza como dia do santo junino.

A largada para essa época mais animada do ano, foi dada com o início das inscrições para o nosso tradicional concurso de quadrilhas. Desde o dia 23 de maio, se inscreveram para participarem do festival de dança coletiva, sete grupos de quadrilhas.

A Prefeitura de Araci, por meio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, abriu em grande estilo o São João da cidade mais novo espaço de eventos, no qual foi transformada a Praça do Tanque da Nação.

Quem viu, viveu e experimentou frequentar a centenária praça, ficou no mínimo deslumbrado em ver no que a Prefeitura de Araci, transformou aquele lugar. As imagens mostram a nova praça, que passará ser conhecida como Praça de Eventos, embora não se sane se o nome original será mantido pela administração.

A prefeita Keinha e a vice Gilmara, chegaram cedo ao novo espaço e fizeram questão de receberem cada um que ia chegando para ver e crer naquela promessa de transformação, difícil de acreditar por um grande número de temerários.

Logo após as 18:00h. começaram a chegar os grupos de quadrilhas para participarem do festival que abriria as festividades do São João que vai até a noite do dia 26 (domingo).

O Portalfolha, identificou e registrou imagens e dados dos grupos que encantaram a multidão de espectadores que encheram parte da praça para prestigiarem o trabalho, a arte e a cultura, apresentada no arraiá, diante de uma mesa de jurados e registrou as presenças da prefeita Keinha, o secretário Anastácio de Educcação e Cultura, da vereadora Jamile e do vereador Marinho.

O grupo Arraiá Setor do São Francisco, é um grupo experiente, coordenado pelo professor Franklin Oliveira Santos. Se apresentaram no festival sem ser concorrente ao concurso. O grupo foi convidado e se apresentou como atração na abertura do concurso.

Franklin trabalha na rede pública de Teofilândia, mora no Setor. O grupo se apresentou com 51 componentes. Começou na Escola Miguel Gomes e a nove anos vêm fazendo apresentações a convite de vários lugares. “Nosso trabalho tem alcançado muito sucesso, graças ao apoio incondicional que recebemos do prefeito Igor, da secretária Carla de Educação” – disse Franklin que também é o marcador da quadrilha.

Grupos que se apresentaram concorrendo ao Concurso:

Grupo Sensação do distrito de Várzea da Pedra, entrou no arraiá com 18 componentes e mais o seu marcador John Wellington Batista, o conhecido “Pililica”. Ao se apresentar, trouxeram o enredo falando sobre os santos juninos, como São João, São Pedro e Santo Antônio casamenteiro.

O grupo Fulô do Sertão entrou no arraiá com seus 25 componentes e conta com um elenco total de 29 pessoas. É coordenada por Natiele Barreto dos Santos, que é também a marcadora do grupo durante as apresentações.

O grupo que leva o nome de “Arraiá dos mangaçeiros” entrou no circuito concorrendo com seus 22 componentes, tendo como marcador Eduardo, Edu. O grupo representava o distrito de Barreira.

O grupo de quadrilha, que leva o nome “Sensação Nordestina”, representa o povoado do Barbosa e é coordenado por Djavan Neymar Souza, que é também o marcador na hora da apresentação. Se apresentaram trabalhando o enredo: “O sertão e a Caatinga”.

O grupo que leva o nome Sebran, representa o povoado de Serra Branca. Coordenado por Edivaldo, o popular “Badi”, concorreu interpretando “O matuto do sertão” como enredo, se apresentando com 26 componentes.

O grupo de Quadrilha que leva o nome Arraiá do Cangaço, é formado por alunos do CEMOB. É coordenado pela professora Galba e tem como marcador José Reinaldo, o conhecido “Nego”. Se apresentou com 24 componentes, destacando-se entre eles um garoto cadeirante, que fazia evoluções com seus colegas durante a apresentação, e trabalharam o enredo “O cangaço no Luar do Sertão”.

Campeão e vencedores:

Vencedor como terceiro lugar, sagrou a grupo de quadrilha Sensação Nordestina do Povoado do Barbosa, recebendo da organização do evento, um prêmio personificado em um cheque de mil reais.

Sagrado, vencedor em segundo lugar, foi o grupo denominado “Fulô do Sertão” do distrito de Tapuio, que foi agraciado com prêmio, representado por um cheque de mil e quinhentos reais.

O grupo que leva o nome de “Sensação de Várzea da Pedra, foi sagrado CAMPEÃO, sendo vencedor ao concurso de Quadrilhas 2023, levando o prêmio personificado em um cheque de dois mil reais.

336 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page