top of page

Resultado das eleições invade hoje a tribuna da Câmara de Vereadores


Sem conta, as sessões da Câmara Municipal de Araci, já vinham sendo marcadas por discursos pré-eleições proferidos da Tribuna da Casa, geralmente durante o tempo destinado às lideranças.

O Art. 95 do Regimento Interno, disciplina o uso da Tribuna da Casa e dispõe que nela os vereadores façam manifestações e pronunciamentos “sobre atitudes assumidas durante a sessão ou no exercício do mandato”, mas desde o início do calendário eleitoral, marcado pelas janelas da troca de partidos, a tribuna da Casa já tinha virado um palanque velado de campanha eleitoral.

Com exceções, vereadores em seu tempo de tribuna, aproveitavam a oportunidade falar de partidos, candidaturas, mesmo sem pedirem votos. De 20 de julho, quando inicia o tempo de convenções, coligações e registros de candidaturas, aí degenerou. O pedimento de votos para seus candidatos a deputado estadual e federal, e também para Governador e Presidente da República, invadiu a tribuna da Casa.

Alguns até reforçavama importância de os eleitores pesquisarem muito a vida de seus candidatos a todos os cargos eletivos e praticarem o exercício do voto consciente. Outros falavam da importância de votar certo pois em jogo está o destino de todo. E alguns bem mais intencionados estimulavam o voto compromissado com trabalho e defesa de projetos para melhorar a vida do povo e fazer o município crescer.

A campanha terminou com o resultado das urnas no dia 2. Dia 3 passou como uma segunda feira, um tanto como comemorativa para alguns, quanto lamentável para outros, mas os vereadores que fizeram uso da tribuna da Casa hoje, era só um púlpito de comemorações, agradecimentos, havendo também espaço para desabafos e até afrontamento.

O vereador José Mario da Conceição Jr. foi o primeiro pela ordem a falar. Em seu pronunciamento, o vereador Marinho iniciou agradecendo. “Não poderia deixar de agradecer aqueles que acreditaram em nossa luta. Agradeço especial aqueles que confiaram a mim e que junto comigo procuraram desenvolver um trabalho de forma íntegra de forma singela e acima de tudo humilde”.

Falando sobre Silva Neto a quem apoiou, Marinho disse: “A nossa cidade teve a oportunidade de eleger um deputado estadual filho da nossa terra que foi gestor por duas vezes, mudou a cara do nosso município. Teve uma votação bem expressiva, mas não conseguiu alcançar a cadeira na assembleia. Isso não nos desanima. Agente precisa entender que um trabalho em equipe é como o trabalho de um formigueiro. Cada folhinha precisa chegar ao seu lugar, sem falhas. Se uma falhar, prejudica todo trabalho. – disse Marinho.

“Quero deixar meu grande abraço e admiração ao meu pai Mazinho das Pedras, um homem incansável no trato com a política municipal. A minha mãe que é a maior guerreira que vê a nossa casa lotada todos os dias e quem conhece Maria, sabe do sorriso e do acolhimento que ela tem. Agradeço as minhas irmãs, aos meus amigos e todos aqueles que chegaram para abraçar a política nossa então o gigante Silva Neto”.

Marinho falou do esforço da colega Jamile, de José Augusto, Francisquinho e Guri na campanha para Silva Neto e Félix Mendonça a quem conseguiram ajudar a ser o candidato a deputado federal mais votado em Araci.

O vereador Leonardo Carvalho dos Reis, foi o segundo orador e adotou como tema também o agradecimento. Falou da luta do candidato Silva Neto a quem apoiou dizendo: Lutei muito e confesso que fiquei abatido, mas tudo é da vontade de Deus. Tenho certeza que não foi esse momento do meu Deputado estadual Antônio Carvalho da Silva Neto, mas Deus sabe de todas as coisas e de tudo. Podem ter certeza que Ele tá preparando algo bom para você Silva Neto. As vezes a gente dá um passo atrás e vai dar mais dois lá na frente. Você foi bem votado no meu município, teve uma votação expressiva na Bahia, mostrou tamanho e respeito. – disse Léo.

O vereador agradeceu a todos os seus eleitores que votaram em Silva Neto como candidato a deputado estadual e aos que votaram em Ricardo Maio, a quem apoiou para deputado federal. Agora é esperar que tanto Silva Neto mesmo não eleito e Ricardo Maia, eleito, possam ajudar nossa população. “Agradeço de coração a minha família que se empenhou comigo também nessa caminhada”. – Finalizou Léo.

O vereador Valter Andrade de Oliveira, iniciou falando do perfil dos dois candidatos que apoiou, junto com os companheiros, Virgílio de Zé Bonfim, Manoel de Barnardino e Léo de Eridan. “Para nós como lideranças que acompanharam esses dois jovens candidatos, Marcinho de Santa luz e Ricardo Maia, dois políticos diferenciados. Ricardo Maia, um político que fez a sua história e conquistou seu povo, sendo o quarto deputado mais bem votado da Bahia que ultrapassou a marca dos 100 mil votos” – Guinha de Pascoal disse ainda: “Não posso deixar de agradecer a cada um jovem a cada um pai de família a cada uma de família dessa terra que nos ajudaram a colocar na Assembleia Estadual Marcinho, nosso vizinho aqui de Santa Luz e no Congresso Nacional outro vizinho de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia”.

O vereador Luizmar, conhecido Luizinho de Luiz do Boa, se pronunciou também em tom de agradecimento dizendo: “Alguns não chegaram, mas foram bem votados e nada disso teria acontecido sem a vontade de Deus. O vereador se referia ao candidato Silva Neto. “Ele não conseguiu, mas é um rapaz jovem que ainda pode buscar futuramente é uma nova eleição para deputado e que venha formar novas conjunturas para o município de Araci”;

Luizinho comemorou a vitória do candidato a deputado federal Gabriel Nunes a quem apoiou, junto com seu companheiro Laerto. “O deputado licenciado José Nunes, hoje Secretário de Estado, conseguiu a eleger seu filho o Gabriel com uma votação expressiva de 138.448 votos. Gabriel ultrapassou até o pai que na última 115.000 votos. Gabriel é um jovem que caiu na graça do povo principalmente no município de Araci onde teve 3.143 voto”. Disse. Também agradeceu finalmente a população. Falou da parceria com o vereador Jefinho e do apoio da prefeita Keinha e disse estar confiante na vitória do candidato Gerônimo no segundo turno, para que as obras que estão sendo tocadas em Araci, não sejam paralisadas, disse.

A vereadora Jamile também usou a tribuna para agradecer. “Não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que confiaram no trabalho desses vereadores e que deram a maior votação aos nossos candidatos nesse último planeta eleitoral. Quero falar da minha gratidão especial ao povo da minha região da Barreira, que mais uma vez deu a votação expressiva aos nossos candidatos; isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e que realmente nós estamos caminhando e fazendo o que é certo pelo povo do nosso município.

Jamile parabenizou os colegas vereadores e à vice-prefeita Gilmara, que com ela apoiaram o candidato Silva Neto e o deputado federal Félix Mendonça Júnior.

Jamile dirigiu palavras especiais para o candidato Silva Neto por seu desempenho nesta eleição tanto em Araci como fora dele, em vários municípios da Bahia. “Quero dizer que Silva Neto teve uma votação expressiva no nosso município teve uma votação ainda mais expressiva fora do nosso município e isso prova o reconhecimento do grande líder que ele é no nosso município. Hoje Silva Neto é conhecido em toda Bahia. Tenho certeza Silva Neto que você irá alcançar voos ainda mais altos e que tudo acontecerá no tempo de Deus. Se não foi dessa vez, é porque Deus tem um propósito com algo melhor para você”. – Concluiu.

O vereador José Augusto foi o sexto a se pronunciar da tribuna e iniciou com uma frase alentadora ao comentar sobre o desempenho do candidato Silva Neto nessa campanha. “Ele não foi derrotado. Ele foi vitorioso porque o cara sair de Araci e ter 32 mil votos lá fora, ele é um herói. Por outro lado, eu vejo alguns opositores dele, achando que tiveram uma vitória esmagadora, então eu pergunto: - quantos votaram em Silva Neto. Ele teve em Araci 13.203 votos. O nosso deputado federal Félix Mendonça, teve 6.882 votos. Isso significa gratidão do povo de Araci, pelo serviço prestado pelos dois ao município”.

José Augusto dirigiu palavras especiais de agradecimento ao povo de João Vieira, agradeceu ao povo de Araci pela votação expressiva de 18 mil votos dados ao candidato a governador Jerônimo, aos votos dados ao candidato ao Senado, Otto Alencar.

O líder da oposição Leandro Andrade Macedo, falou da tribuna em tom de desabafo dizendo que faz política há mais de vinte anos e seus sonhos são grandes e muitos o criticam porque se sonham, sonham pequeno. “Nunca declinei de lado A para B, e nunca traí ninguém. Sempre sonhei em ser prefeito de minha terra e nunca neguei meus sonhos. Irei esperar esse sonho acontecer enquanto vida tiver”. Disse Léo.

Léo entrou em agradecimentos: “Eu quero iniciar agradecendo as minhas lideranças. A você que correu, que lutou, que foi pedir o voto para os meus deputados, seja na região de João Vieira, em Araci. Parabenizo aos que se juntaram a mim na campanha mais produtiva da história de João Vieira. Para registrar a maior votação de deputado federal e estadual. E pasmem! – Esses dois candidatos nunca estiveram e nunca pisaram no chão de João Vieira. Isso sinaliza o trabalho de uma liderança política, de credibilidade. Falou Léo.

Léo de Eridan, parabenizou a todos os candidatos que se elegeram com votos de Araci, dizendo que espera que cada um faça o melhor para agradecer ao voto conseguido aqui. E ao finalizar seu discurso, criticou a classificação de gigante a Silva Neto dada por José Augusto. E perguntou, como é gigante um candidato que teve menos votos pra deputado que para prefeito na última eleição? E suas ultimas palavras foi criticando a vice-prefeita Gilmara sobre o que falou numa reunião quando se referiu a ele como um vereador sem compromisso com o município. Léo se indignou e em seu desabafo, pediu à vice-prefeita que o respeitasse como vereador de uma trajetória de 20 anos de militância, sem presar se vender, se referindo a ela, como uma política que sempre se vendeu, disse e finalizou Léo.

O vereador Jefinho Carneiro, também discursou em tom de agradecimento e de conciliação para com os mais exaltados nos pronunciamentos.

O vereador falou sobre os candidatos que apoiou ao longo da campanha e também falou de agradecimentos: “Quero falar e Silva Neto que foi o candidato a deputado estadual de nossa terra, apoiado por todo o nosso grupo, pela prefeita, pela vice-prefeita e muitas lideranças.

Quero externar aqui meu agradecimento a cada um deles a cada uma dessas pessoas pelo empenho pelo voto de confiança dado a Silva Neto pelos seus 13.203 votos em Araci e mais de 32 mil votos, obtendo assim uma votação expressiva e o montante de 45.163 votos. Uma conquista como essa, não é para qualquer um, é só rever a história de tantos políticos que se lançaram a esse tipo de batalha e os registros são bem diferentes do que foi conquistado por Silva Neto.

A vereadora Edneide foi a ultima a falar e seu discurso foi de agradecimento especialmente aos votos que foram atribuídos ao candidato a deputado estadual Rosival Leite, seu esposo: “Muita gente ontem me ligou e hoje também e mostravam um sentimento de tristeza e perguntava se eu estava triste porque meu esposo perdeu a eleição. Eu respondia: Ele perdeu uma eleição, mas foi muito vitorioso! Porque ele foi vitorioso? Foram mais de 35.000 votos na Bahia. Isso representa um trabalho feito de coração pela Bahia. Em Araci Rosival teve 3.04 votos. E digo ainda aos meus caros colegas vereadores, que a votação de Rosival, proporcionalmente à votação de Silva Neto, é uma vitória.

Se analisarmos que Silva Neto teve 13.203 votos com apoio de sete vereadores, de uma vice-prefeita, da prefeita, todos os secretários e toda a estrutura pública em termos de mão de obra humana, pode se dizer que tanto Rosival como eu, somos verdadeiros guerreiros. – Enfatizou a vereadora.

128 visualizações0 comentário
bottom of page