“Ao tratar do que vem acontecendo com o transporte escolar, o vereador presidente Guinha de Pascoal, aciona a Comissão de Educação da Câmara”. – Insisto que a Comissão, faça averiguação dos fatos e uma vez confirmados, faça o papel de sua competência, - disse o vereador.
Na sessão desta terça feira, apenas quatro dos oito vereadores em plenário fizeram uso da Tribuna da Casa em pronunciamentos que não se desviaram do padrão de falas nesse tempo de disputa eleitoral.
O discurso do presidente Guinha de Pascoal, foi a exceção à regra na sessão de hoje (terça, 20.08). Ao passar a presidência da mesa para o segundo secretário vereador Zelito da Ribeira, o vereador ocupou o ultimo tempo da tribuna e durante 14 minutos falou, destacando no seu pronunciamento uma linha de denúncias preocupantes, que em seu falar, classificou de graves.
Denúncia sobre ocorrências no transporte escolar:
Guinha:
Na última segunda feira tive diversas cobranças de alunos da regional de Caldeirão e quero chamar aqui atenção do dos responsáveis no município, pois não podemos de maneira permitir que alunos corram risco, nos transportes contratados para conduzi esses alunos na regional. A porta do ônibus caiu no último final de semana. Os alunos sendo transportados, infelizmente por um veículo nessas condições. Eu oriento às mães dessas crianças que além de denunciar aqui na câmara, denunciem no Ministério Público. Peço também que me procurem, pois encaminharei a denúncia ao Ministério Público, mas para isso, preciso de seus testemunhos.
Outro fato grave que foi detectado, foi uma acusação com evidencias gravadas em vídeo, contra a empresa de transporte de alunos, transportam galões de gasolina para revenda em varejo na região. Quero alertar ao dono dessa empresa que não podemos jamais aceitar esse tipo de comportamento. O risco de levar gasolina entre alunos é imprevisível e traz consequências graves, como incêndio e explosão.
Outra conduta inaceitável é a falta de responsabilidade nos horários das aulas das crianças. Sabemos por informação de pais de alunos que seus filhos chegam em casa próximo da meia noite, porque os veículos dão muito problema pela falta de manutenção. Isso é mais que absurdo, é desumano. Não tem como aceitar uma situação dessa!
Estive visitando a comunidade e uma senhora me reclamou de estar há um ano, esperando para fazer o seu preventivo. isso é um absurdo! Um exame preventivo de uma mulher não pode esperar tanto tempo. Quando um médico pede um exame dessa natureza, certamente ele entende que é urgente. Não podemos de maneira nenhuma, colegas vereadores, permitir uma coisa dessa! A saúde do nosso município está cheia de relatos e especialmente os que vem acontecendo na UPA do nosso município e no hospital municipal.
Tem muitas mulheres que tem que sair de emergência para Ribeira do pombal, Feira de Santana, Salvador em busca de atendimento médico e às vezes quando conseguem marcar, é tarde demais.
Secretária de ação social, secretária de saúde, têm duas mulheres como titular da pasta. É preciso realmente priorizar as mulheres.
O absurdo dos absurdos:
Tivemos na madrugada de 4 para 5, o final de um grande evento aqui no nosso município. Nunca se queimou e derramou tanto combustível para movimentar carros e motos. Longe de estar condenando a celebração, mas há de se refletir: “Logo depois disso, na mesma madrugada, senhores vereadores, uma mãe e um pai de família na minha região, me procurou pedindo ajuda. “O filho, um garoto, tinham de ser levado para Salvador para uma cirurgia e colocar um aparelho e disse que o carro que ia viajar não pode fazer a viagem por falta de combustível.
O vereador deixou a tribuna, invadindo quatro minutos de seu tempo regimental. A natureza de seu discurso levou a alguns pares a criticar o presidente Zelito que decidiu encerrar a sessão, aquietando a animosidade que se estabeleceu no plenário.
Коментарі