top of page

Presidente Guinha de Pascoal inova mais uma vez e implanta Painel Eletrônico nas sessões da Câmara de Araci

Depois de uma linha de ações inovadoras envolvendo reforma e implantação de uma nova ala com novos gabinetes, o presidente Guinha de Pascoal da Câmara Municipal de Araci, inaugurou na sessão desta terça feira (4) um moderno Painel Eletrônico, introduzindo além de registros de tempo, agenda legislativa, pauta de sessões, presença e participação dos vereadores, incorpora principalmente, uma nova era de transparência e eficiência nos trabalhos das sessões.

O moderno Painel Eletrônico implantado entrou em operação hoje e todos os 13 vereadores que formaram o plenário da sessão, com muita facilidade passaram a operar o sistema através de tablets posicionados diante de cada vereador.  O novo sistema digital, como se pronunciaram os vereadores, traz uma série de vantagens e benefícios tanto para os vereadores quanto para a população em geral, interessada no acompanhamento dos trabalhos de seus representantes.

Uma das principais características do novo Painel Eletrônico é a introdução da votação e registro de presenças de forma eletrônica. Através de seus tablets, os vereadores ao tomarem assento em plenário, já registram suas presenças, acompanham os itens de pauta das sessões, identificam as matérias Ordem do Dia. A iniciativa do presidente, não apenas simplificará o processo de votação, tornando-o mais seguro e rápido, mas também garantirá que os resultados das votações sejam disponibilizados em tempo real para a população através da internet.

O Painel Eletrônico facilitará o pronto acesso à pauta da sessão referente aos dois expedientes, permitindo que vereadores e cidadãos tenham acesso às informações relevantes antes mesmo do início da sessão. Isso significa que todos podem se preparar adequadamente e compreender os assuntos a serem tratados durante a sessão.

(O vereador tem diante dele o tablet que o identifica e possui uma senha individual. Atraves dele, ele digita seu voto a favor ou contra a matéria em votação. "vereadora Jamile votando no modelo digital". Isso eliminou ligar e desligar microfone para votar de forma audível).

(O sistema identifica o orador ao se pronunciar na Tribuna da Casa, controla o tempo de fala e registra a interferencia de colega ao apartear o orador. "Ver. Anastácio na tribuna cede aparte ao vereados Jefinho Carneiro").

A partir de agora, com o Painel Eletrônico, todo o processo se torna digital, economizando recursos e contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma vez que se registrará uma significativa redução do uso de papel, antes disponibilizado para imprimir uma grande quantidade de documentos, resenhas, ementas, minutas de projetos, indicações, que deveriam ser disponibilizados aos vereadores e também para o registro das atas.

Com mais essa inovação, a Câmara Municipal de Araci, o presidente Guinha de Pascoal, sinaliza a importância da transparência, da eficiência e da modernização do processo legislativo, garantindo que a participação cidadã seja facilitada e que as decisões tomadas estejam em total conformidade com os interesses da comunidade.

100 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page