top of page

Prefeita Keinha participa de coletiva de imprensa virtual e radiofônica em ato oficial na Praça


Os editores do Site Portalfolha.com, Gidalti Moura, do Site Bom Dia Cidade na Cultura FM, Acilon Di Oliveira, o radialista Jorge Calmon da Rádio Continental e o jornalista Carlinhos do Opinião formaram uma coletiva durante o ato público de assinatura da Ordem de Serviço para revitalização da Praça da Conceição em Araci, com vistas a buscar respostas da prefeita Keinha sobre assuntos de grande expectativa da população araciense.

Os agentes da imprensa elencaram perguntas sobre as principais ações e obras de porte que vem impactando a comunidade que a cada dia é surpreendida com ações e mais ações desde o início da gestão Keinha e Gilmara.

Calmon da Continental:

Visita a Brasília com a vice, qual o objetivo?

Estivemos na capital federal, Gilmara e eu e estaremos indo mais uma vez para participarmos efetivamente da Marcha dos prefeitos que vai acontecer de 27 a 30. O evento reunirá todos prefeitos e vereadores do país. Na ocasião vamos estar presente com o nosso Presidente da República Luiz Inácio da Silva e eu vou ter uma oportunidade de estar com o nosso ministro Rui Costa, ex-governador. Todos sabem que ele tem um carinho muito grande por Araci e que promete mais e mais para o município de Araci. E Rui hoje trabalha não só pelo município de Araci, mas também para todos Bahia e por todo Brasil, porque ele hoje é mais da Bahia, é do Brasil.

Gidalti do Portalfolha.com:

Recurso da obra da Praça, próprio ou externo?

Sim Gidalti, estamos fazendo essa obra com recurso próprio. E tomei o cuidado de fazer um caixa especial, justamente para encarar esse momento tão esperado por nossos munícipes. “Apresentar um novo cartão postal de nossa cidade”.

Calmon da Continental:

7 de abril, data comemorativa dos 64 anos de emancipação, vai ser comemorado?

Jorge, estamos nos 45 dias de orações e uma intensa programação da semana santa. Sou católica praticante, e enquanto gestora desse município, achei por bem não realizar movimento cívico com antes se fez. Vamos comemorar assim o 7 de Abril de forma cívico-cultural, registrando a data e nos preparar para a festa dos 65 anos que virá;

Gidalti do Portalfolha.com:

Uma pergunta que está na cabeça de muitos: “O que será feito com o Rasos Bar”?

Gidalti, aliás uma pergunta importante. Esse empreendimento é privado, de empresários locais e desde minha infância sabia que era do Sr. Aníbal. Depois passou para Manoel Pinho, teve proprietários de Pombal e hoje se encontra no domínio do empresário Ninho da Gabriela. Mesmo sendo um projeto bom para a cidade, a verdade é que hoje ele está fora da realidade urbana que queremos implantar em nossa praça. Conversei com ele e estamos dialogando para chegarmos a bons termos, de modo a atender o projeto principal que é o projeto do povo que deseja algo moderno e bonito.

Calmon da Continental:

Sobre a Inauguração do complexo das Policias Civil e Militar. Quando será entregue?

O projeto está concluído, está tudo pronto, com mobiliário e em condições de ser entregue. Já estive lá confirmando essa condição e estamos aguardando o governador Jerônimo Rodrigues chegar, pois está em viagem fora do país.

Acredito que depois de seu retorno da China, vamos poder receber definitivamente aquele complexo policial, tão importante para nosso munícipio.

E o governador está preocupado em vir a Araci, porque tem outras obras que já estão em fase de andamento que são do interesse dele.

Gidalti do Portalfolha.com:

Sobre a Escola tipo G do Estado. Há chance de ser ocupado pelos alunos do CETEP e Imaculada ainda esse ano?

Essa e uma obra de mais de 28 milhões de reais e está também chegando a hora de ser concluída. Inclusive vou estar agora às 16 horas lançando a ordem de serviço do entorno dessa escola. Ela é tamanho G, com mais de 34 salas de aulas, teatro. quadra esportiva, piscina semiolímpica, campo de Futebol Society. Algumas adaptações necessárias acabaram atrasando um pouco o cronograma das obras, mas, acredito que estou entre maio e junho, essa obra com certeza estará concluída.

Carlinhos do Opinião:

Sobra a BA 408, já é uma realidade?

Sim Carlinhos. Já é uma realidade. Inclusive eu peço a você com seus programas diários na Continental, faça um alerta a população, sobre a alta velocidade que deve ser evitada. As máquinas estão na estrada fazendo a terraplanagem. A população está trafegando por ela, tem vindo muitas visitas de fora para confirmar essa realidade e todo cuidado é necessário naquela estrada do município de Araci a poço grande. São 18 km de estrada movimentada.

Calmon da Continental:


SOBRE A inauguração das 19 ruas asfaltadas?

Jorge é uma outra boa pergunta. É uma obra também do governo do Estado. Essa obra ela vai provavelmente ser concluída mais ou menos em junho. Estamos fazendo uma drenagem na rua Rio de janeiro, um valor que perpassa mais de R$ 300.000,00. Também Gidalti, é recurso próprio do município, mas a obra também tem parceria do Estado que é responsável por quase 6 milhões. São 19 ruas que atende as comunidades de coqueiro contel.

Gidalti do Portalfolha.com.

Sobre o Brigidão, qual a perspectiva de entrega?

Essa Gidalti é a pergunta que não se cala, todos os dias. Tanto a população como os desportistas, estão ansiosos com essa realidade. Foi uma luta grande, câmara de vereadores e prefeitura interessados no projeto dos mais polêmicos do município, mas tudo acabou bem. As obras começaram. Para o governador Gerônimo e para o ministro Rui Costa, a prioridade é a escola G, mas a obra não parou. Lá também construímos um canil e um gatil, está muito bonito eu peço a vocês que passem lá para visitar. Já fiz três contatos com Vicente da SUBESB, pedindo agilidade da empresa para que acelere a essa obra até porque o ex-governador Rui correria me cobrou 15 dias atrás me perguntando dessas duas obras.

Calmon da Continental:

Sobre os precatórios: Vai ser pago e quando?

Claro que vai ser pago. Isso está resolvido. Quanto ao pagamento, existe uma comissão que tá fazendo levantamento de todos os funcionários da época do precatório, determinando quem tem direito, os professores da época, sendo eles efetivos ou contratados no período dezembro de 2021 a dezembro de 2006. São essas pessoas que trabalham na educação, professores efetivos e contratos terão direito ao precatório está reservado esse dinheiro e a comissão tá fazendo esse levantamento juntamente com o corpo técnico da prefeitura e com o jurídico

Calmon da Continental:

E as casas populares?

Habitação é prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lá em Santo Amaro na visita dele, falamos sobre habitação para Araci. Temos hoje dois conjuntos: Residencial Recanto das Flores e o Sol nascente e vamos lutar para mais empreendimento inclusive eu já estou encaminhando um ofício para um filho dessa terra, Dr. Wallace Moreira que é assessor direto do vice-presidente do Brasil Geraldo Alkmin, e vou ter uma audiência com ele para que ele possa me receber e a gente tratar principalmente do déficit de moradia que nosso município tem.

72 visualizações0 comentário
bottom of page