O casal Silva Neto e Rita Adriana é homenageado em sessão solene


Na noite de ontem, (05.07), a Câmara de Vereadores se reuniu em sessão solene, em caráter extraordinária, visto estar em seu recesso regimental, para proceder a entrega de homenagem ao ex-prefeito Silva Neto e outorga de honraria à sua esposa a ex-primeira dama e ex-secretária municipal Rita Adriana.

Ao ex-prefeito, foi entregue a “MOÇÃO de RECONHECIMENTO do MÉRITO” aprovada com unanimidade pelo plenário, tratando-se de uma propositura do vereador José Augusto e à ex-primeira dama foi outorgado o “TITULO de CIDADÔ, honraria prevista no Inc. XVIII do Art.29 do Regimento Interno araciense à Senhora, ex-primeira dama Rita Adriana Britto Santos, através de Projeto de Decreto Legislativo de auria do mesmo vereador.

A capacidade de assentos do auditório da câmara foi insuficiente para receber a quantidade de pessoas que lá estavam para prestigiarem o ex-prefeito Silva Neto e sua esposa Rita Adriana naquele ápice marcante em suas vidas e como descreve o vereador José Augusto, ao justificar seu projeto: “O homenageado, reúne em sua biografia política, predicados que o torna distinto entre prefeitos e prefeitas que administraram o município de Araci, ao longo de 63 anos de governança” (foto zeaugusto)

A sessão solene de forma excecional, teve dois momentos. O momento do processual na forma regimental, tendo como mestre do cerimonial, o veterano assessor legislativo, Gidalti Moura e um segundo momento de felicitações e parabéns dirigido por Ádila Santana.

Formada a mesa oficial do ato legislativo, o cerimonial fez entrar os homenageados para tomarem lugar de destaque no plenário, sendo conduzida pela vereadora Jamile a agraciada com o Título de Cidadania, Rita Adriana e acompanhado pelo vereador Jefson Carneiro, o homenageado Silva Neto, acontecendo depois a execução e cântico dos Hinos, Nacional e de Araci, momento seguido pela abertura oficial da sessão, pelo presidente vereador Léo de Marlúcia (PDT).

A mesa oficial estava formada pelo presidente da sessão, vereador Leonardo Carvalho dos Reis, pela vice-prefeita Gilmara Góes Magalhães da Costa, que no ato representava oficialmente a prefeita Keinha, impedida de estar presente por conflito de agenda oficial em Brasília. Com os dois à mesa estavam também, o vereador José Augusto autor da Moção e do Projeto de Decreto Legislativo, a vereadora Jamile e os edis, Zelito da Ribeira, Jefson Carneiro, Marinho, Francisquinho, Gilvan e Luizinho.

Uma leitura de textos da Palavra de Deus, foi feita pelo filho do casal, Ian Pedro e pela sobrinha Beatriz. A senhora Rita Adriana, foi chamada a tomar lugar à mesa senda a primeira a receber das mãos do presidente Léo de Marlúcia seu “Título de Cidadania” araciense e depois dela, na mesma forma do ato, foi entregue a Placa com a “Moção de Reconhecimento do Mérito” ao ex-prefeito Silva Neto.

O vereador autor, José Augusto, foi à tribuna da Casa e fez seu pronunciamento, destacando toda trajetória pública do homenageado, chegando até sua vitória nas eleições de 2016, representando a quebra de um paradigma político de 58 anos e da continuidade ao legado conquistado em 2012, como primeiro prefeito da história a ser reeleito.

O autor enfatizou ainda a bravura do político, ao trabalhar para eleger sua vice Keinha como prefeita, sinalizando que na antiga trilha do êxito, se abriria um mais largo caminho com uma luta mais relevante que é sua pré-candidatura a deputado estadual.

Após as outorgas da honraria e homenagem, se pronunciaram na Tribuna a vice Gilmara, a vereadora Jamile e os vereadores Marinho e Jefinho Carneiro, dando lugar depois do ato oficial da sessão ao segundo momento das felicitações e parabéns, já que nesse dia se comemorava conjuntamente o aniversário de Silva Neto (05.07) e no mesmo propósito o aniversário de Rita Adriana (04,07). Esse segundo momento foi marcado de muitas emoções por relembranças projetadas, entrega de presentes aos aniversariantes, falas de amigos como José Socorro e Valter Cardoso, além de músicas inspiradoras e comoventes interpretadas pelas cantoras, Mariele e Mayara.








60 visualizações0 comentário