A ordenação foi de três pastores que desempenha suas atividades em igrejas no campo da União Leste Brasileira da Igreja Adventista do 7º Dia.
O Ato Ordenatório é uma prática realizada pelos cristãos, é um momento significativo na vida daqueles que exercem o ministério. Esse cerimonial marca o momento em que a igreja reconhece a vocação do ministro e o separa para esse serviço de forma plena e vitalícia.
Em cerimônia de tal natureza, realizada na noite de ontem, (28), na Igreja Central do Distrito de Coqueiro, em Araci, oram ordenados para o exercício pleno do Ministério Pastoral os (aspirantes) pastores:
José Estevam do Nascimento Filho
José Edson Sousa de Santana
André Luiz de Jesus Miranda
A cerimônia de “ORDENAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL, é instituída e realizada pela organização superior União Leste Brasileira, uma das sedes regionais da Divisão Sul Americana que na hierarquia organizacional da igreja, comanda uma 16 Uniões no Continente Sul Americano, com sede no Brasil.
Centenas de fiéis vieram prestigiar o momento especial pelo qual passaram esses três pastores. Um deles ministrando a igreja que sediou a cerimônia, pastor Estevam, a razão maior da alegria da membresia. Outro, nascido em Tucano e criado na Zona Rural de Araci, Edson, hoje desenvolve seu ministério pastoral no distrito de Governador Mangabeira-Ba., e André, o terceiro um baiano de Fátima, que hoje pastoreia a vizinha igreja de Serrinha.
Ladeados por seus padrinhos, os aspirantes entraram com suas esposas, para tomarem lugar em destaque, participarem do cerimonial. Foram um a um apresentado pelos ministeriais de seus respectivos campos e depois compartilharam dos ritos da ordenação, que envolveu, a mensagem pastoral de preparação para a excelência no ministério, proferida pelo pastor, José Wilson, titular na pasta Asociação Ministerial e Ministério da Família, da ULB.
Participaram do cerimonial pleno, os pastores Carlos Ferreira, presidente da ABAC—Associação Bahia Central, também da ABAC, o pastor Amilton Cunha, secretário Executivo e Ministerial, pastor Urbano Pereira, Diretor Financeiro, pastor Jenecley Silva titular do MIPES/ES/Evangelismo/ASA e a senhora Cláudia Oliveira, que lidera o Ministério da Mulher e AFAM.
Ato Ordenatório
Depois da mensagem do pastor, José Wilson, ministerial da ULB, foi feita a citação de texto do livro Obreiros Evangélicos da profetisa Ellen White: “Antes de serem enviados como missionários ao mundo, os apóstolos foram solenemente consagrados a Deus com jejum, oração e imposição de mãos”.
Dessa forma José Estevam, Edson e André foram autorizados pela igreja, não somente para ensinar a verdade, mas para realizar atividades administrativas dentro das congregações adventistas, achando-se investidos de plena autoridade eclesiástica. Seguindo-se a isso a solene consagração ao ministério pele imposição de mãos.
Os pastores recém-ordenados receberam a sua nova credencial, o certificado de ordenação ao Sagrado Ministério e foram presenteados com o clássico e habitual presente de uma bíblia e uma bata de batismo. A senhora Claudia, ministerial da mulher na ABAC, em sintonia com o ato, homenageou as esposas dos pastores ordenados.
Os ORDENADOS:
José Estevam do Nascimento Filho
José Estevam nasceu em Fortaleza, CE, e tem 33 anos. É filho de José Estevam do Nascimento e Erivalda Ferreira do Nascimento. Conheceu a Jesus aos 11 anos, por meio dos seus pais e, foi batizado um dia após completar 12 anos de idade em Araturi, Caucaia, CE. Como membro da igreja, logo apaixonou-se por conquistar almas para Cristo. Atuou como Diretor do Clube de Desbravadores e em diversos outros ministérios da igreja. Foi atuando como evangelista e obreiro bíblico, que sentiu mais claramente o chamado de Deus para o ministério pastoral.
Cursou Teologia no SALT - UNIAENE entre os anos 2016 e 2019.
Após sua formatura, atuou como professor de religião no Colégio Adventista de Feira de Santana, e em 2021 foi chamado pela Associação Bahia Central Aceitou o desafio de pastorear o Distrito de Coqueiro na cidade de Araci, onde permanece até o momento. É casado há 3 anos com Ilahini de Oliveira Alcantara do Nascimento, graduanda em pedagogia.
· Maior sonho, ver toda a família e pessoas que ar aos pés de Jesus.
José Edson Sousa de Santana
José Edson nasceu em Tucano, BA, e tem 35 anos. É filho de Valdemar de Santana e Damiana Sousa de Santana. Na infância, teve a alegria de ter a igreja em sua casa. Aos 6 anos, gostava de cantar a música "Sião, Cidade de Deus”. Cresceu na igreja e aprendeu a amar a Bíblia através dos pais. Foi batizado no dia 29 de março de 2003, pelo pastor Carlos Alberto. Atuou em diversas áreas da igreja, sempre apaixonado pelo evangelismo público.
Em 2017 formou-se em Teologia pelo SALT - IAP. Após sua formatura, trabalhou como obreiro bíblico no distrito de Araci e no distrito do Coqueiro. Começou o ministério pastoral em 2021 no distrito de laçu BA. Atualmente é pastor no distrito de Governador Mangabeira - BA. É casado com Daiane Sena, graduanda em história e pai do João Vitor Silva de 5 anos.
· Maior Sonho: Conduzir muitas pessoas a Cristo e assim cumprir a missão da pregação do evangelho bíblico.
André Luiz de Jesus Miranda
André Luiz de Jesus Miranda, 39 anos, nascido em Nova Fatima-BA. É filho de José Alexandrino de Miranda in memoriam e Carmelita Maria de Jesus. Começou a caminhada cristã aos 19 anos de idade, por intermédio de uma jovem que o convidou para ir ao templo e foi assim que ele conheceu o amor de Jesus. Depois de alguns meses estudando a bíblia foi batizado no dia 27 de junho de 2004 pelo querido pastor Benildo Gabriel.
Ele atuou na Igreja Central de Nova Fátima como diretor da escola sabatina, diácono, líder de jovens, pequenos grupos e foi obreiro bíblico entre outros. Em 2008 ingressou na colportagem, onde conheceu a jovem Marileide Barbosa, "uma destemida colportora”. Casaram-se em 2009 e permaneceram na colportagem até meados de 2011, quando sentiu o chamado de Deus para estudar teologia e assim servir no ministério pastoral. Fruto dessa união, nasce em fevereiro de 2022, André Héber, aquele que ressignificou o verbo amar.
Estudou no SALT da Universidade Adventista de Estudos do Nordeste UNIAENE entre 2012 e 2017. Após a formatura, atuou como obreiro bíblico por dois anos no Distrito de Cidade Nova, auxiliando a Igreja de Tanquinho e passou um ano auxiliando na Igreja de Rodelas-BA, no Distrito de Paulo Afonso.
No final de 2020 foi chamado para pastorear o distrito de Euclides da Cunha, onde permaneceu por dois anos. Em 2022, atendendo ao chamado do Senhor, assumiu o Distrito de Serrinha, onde pastoreia atualmente.
· Maior Sonho, “Morar eternamente com Jesus”.
Comments