top of page

Guinha de Pascoal toma posse como presidente da Câmara Municipal de Araci


O novo presidente, é filho deste chão, araciense de origem “parangu” do Caldeirão dos Oliveiras, filho de Pascoal Ferreira de Oliveira. Valter nasceu em fevereiro de 1974 e cresceu intrometido com os problemas sociais de seu povoado, recebeu o qualificativo de “Guinha de Pascoal”, jovem dos mais assíduos nas sessões e eventos da câmara de vereadores.

“Esse menino vai acabar sendo vereador” frase comum para os políticos observadores e quiçá, uma ambição alimentada em seu íntimo de jovem sonhador.

Essa retrospectiva, foi evocada em sua mensagem depois de empossado e de declarar o encerramento da sessão solene de sua posse ontem, (domingo 1º de janeiro).

Nas eleições de outubro de 2008, Guinha se elegeu vereador aos 34 anos e nesse ano de seu cinquentenário, comemora o exercício de seu quarto mandato, que terminará em dezembro de 2024 coroado de honra, pelo exercício da presidência do Poder Legislativo de sua terra.

A sessão solene, além de legitimar sua eleição e posse, considerada automática como assegura o Art. 9º do regimento interno, também deu abertura aos trabalhos legislativos do 2º Biênio dessa 16ª Legislatura, assegurando o retorno às sessões ordinárias do calendário regimental em 15 de fevereiro, ano legislativo 2023.

O presidente Guinha de Pascoal, com sua equipe de trabalhos e assessoramento, tratou de dar a sessão solene uma característica excepcional, dizia o presidente: “Essa Câmara de Vereadores será a partir de hoje, o meio condutor de exigências, necessidades e aspirações do povo perante à Administração Pública Municipal. Por isso, queremos estar ao lado da comunidade, aproximando os segmentos sociais e produtivos, abrindo espaço na tribuna do povo, para debates e busca de soluções às suas dificuldades e deficiências”. Assim foi com se pode observar durante a sessão.

Logo na abertura do cerimonial conduzido pelo Dr. Gidalti Moura, já se observou a disposição do presidente Guinha ao envolver na programação, a participação de seis blocos representativos da sociedade.

Um representante da comunidade adventista, o professor Jephte Oliveira Pinheiro, que fez a leitura da Palavra de Deus na abertura da solenidade. O convidado estava entre os ex-vereadores presentes e foi destacado pelo cerimonial, ser um edil histórico, de dois mandatos de vereador e de presidente da Casa, além de ter sido vice-prefeito na gestão do prefeito José Brígido (1973-1977.

Um representante da comunidade evangélica, pastor Fernando Matos da Igreja Assembleia de Deus, falando “O que esperam os evangélicos, da Casa da cidadania neste biênio final desta Legislatura?”;

Também foi convidada a estudante Dhena Pinheiro de Souza, do CETEP, para dizer “O que esperam os estudantes, da Casa da cidadania neste biênio final desta Legislatura?”; O Dr. Arthur Barbosa, que falou em nome da OAB e do Ministério Público.

Entre os blocos de pronunciamentos, a cantora Mainara da Hora, interpretava músicas em solo vocal em play back e sua admirável voz.

Foram convidados ainda para participarem, o pároco de Araci, Padre Enivaldo Barbosa, falando: “O que espera a comunidade católica, da Casa da cidadania neste biênio final desta Legislatura? o empresário Manoel Nunes, presidente do CDL, convidado para dizer “O que espera o comércio de Araci da Casa de Leis, produzidas e defendidas para fomentar o desenvolvimento e aliviar as cargas do empreendedor? o ex-vereador Batista Santiago que em nome dos colegas ex-vereadores se manifestou sobre: “O que mudou e o que mudará no legislativo municipal com resultados bons para a população? “. O ex-vereador Batista Santiago, exerceu dois mandatos, 1997-2000 e 2001-2004, legislatura onde foi vice-presidente, ao lado do presidente Valdemiro Pinheiro.

A sessão teve em seu curso, o momento da assinatura do Termo de Posse, ato que aconteceu antes da mensagem oficial do presidente sendo o termo assinado pelo presidente Valter Andrade de Oliveira, pelo vice-presidente, Virgílio Carvalho Santos, (Virgílio de Zé Bo Fim e pelo vereador Luizmar Matos de Sousa (Luizinho).

A tribuna teve mais oradores convidados, a Vice-prefeita Gilmara, o deputado suplente, Rosival Leite, e os vereadores, José Augusto, Edneide, Luizinho, Jefinho Carneiro, Marinho, Léo de Eridan, a vereadora Jamile e o vereador licenciado e secretário Anastácio. Anastácio falou também representando a prefeita Keinha, que estava em agenda oficial. (clic na seta para ver os oradores).

O presidente Guinha de Pascoal, dirigiu sua mensagem a todos, encerrou a sessão e convidou a todos para participarem de momentos de congraçamento em espaço previamente contratado.

(Imagens creditadas ao fotógrafo João Marcos)

178 visualizações0 comentário
bottom of page