top of page

CÂMARA DE VEREADORES - Momento da palavra com padre Enivaldo, sublima a união e rejeita o exclusivismo


Na sessão ordinária desta terça, (16), o “Momento da Palavra” instituído no início dos trabalhos na Câmara de vereadores, foi ministrado pelo padre Enivaldo Barbosa, pároco da comunidade católica de Araci.

Nesse período envolvente e frenético que caracteriza a competição e rivalidade, a reflexão do padre Enivaldo Barbosa, foi como algo que se encaixou perfeitamente, podendo se dizer também que veio no momento certo.

A tribuna da casa de uso restrito aos vereadores, nesse período preliminar do pleito eleitoral, sem a percepção de tribunos,  vem sendo usada como palanque de onde se dispara hostilidades, provocações e juízos de má fé, contra pessoas, autoridades e até colegas.

A vereadora Edneide, que vem refletindo sobre isso, sugeriu que fosse convidado para esse momento reflexivo, o padre Enivaldo, para falar aos vereadores e ao público ouvinte, nesse momento especial.

Padre Enivaldo assumiu a Tribuna livre às 09:24h, e durante ininterruptos 38 minutos, fez uma exegese dos versos 1 a 6 da carta de Paulo aos Efésios.

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” 

Através de projeção de slides, o sacerdote, enfatizou as palavras do apostolo Paulo, aplicando aos edis, como sendo também “chamados ao exercício de uma missão para a qual foram eleitos e que deveriam ser dignos de tal missão e foi mais além na aplicação do versículo 2: - Desempenhar a missão, “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.

 A aplicação do versículo 3, foi o que motivou a manchete da matéria: - Momento da palavra com padre Enivaldo sublima união e rejeita exclusivismo, quando o vigário levou a todos a responsabilidade de “preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”

O padre Enivaldo, projetou e discorreu sobre o tema Fraternidade, apresentando imagens e textos da Campanha da Fraternidade 2024. 

A campanha desse ano foi inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, tendo como tema central “Fraternidade e Amizade Social”.

O padre Enivaldo trabalhou o tema e também apresentou na sequência de sua fala na tribuna, o lema da campanha: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseado no livro de São Mateus, cap. 23 verso 8.

Ao se despedir e agradecer a oportunidade de estar falando da Tribuna Livre da Câmara, ele resumiu que o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.  Finalizou e se despediu cumprimentando a cada vereador em plenário e depois se permitiu fotografar com os vereadores no átrio do plenário.

O vereador Anástácio Carvalho, estava fora do foco da lente do folha, e acabou se destacando num flash individual.


 

95 visualizações0 comentário
bottom of page