top of page

Coordenador Major PM Paulo Frois fala na Câmara de Vereadores sobre a Missão do SICON em Araci

Atualizado: 25 de out. de 2023


O Major PM Paulo Oliveira Frois, Coordenador do Centro Integrado de Telecomunicações da Região Sisaleira, foi recebido pelos vereadores de Araci em Sessão Ordinária desta terça feira (24), e durante o tempo de 41 minutos, chamou à atenção dos 15 vereadores em plenário, da importância de conhecer o SICON e sua importância como uma das mais inteligentes ferramentas de suporte à Secretaria de Segurança Pública.

Da Tribuna Livre, o major Frois disse estar convicto de que os vereadores de Araci não tinham o conhecimento pleno sobre o SICON e de sua estrutura como uma superintendência de inteligência, de prevenção e combate à violência, integrada gestão tecnológica da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

“Muitos dos senhores e grande parte da população entendem que a segurança pública, limita-se somente à Polícia Militar, Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública, garante vários tipos de serviços a sociedade baiana, como Departamento de Polícia Técnica, Superintendência de Prevenção à Violência, a Superintendência de Inteligência, Gestão Integrada, Gestão Tecnológica, mas nosso objetivo hoje aqui e falar aos senhores e à população de Araci sobre a Superintendência de Telecomunicações que é responsável pela coordenação de toda a comunicação emergencial no Estado da Bahia, controlando a comunicação entre os 417 municípios, em um território que abrange 20 municípios, desde Santa Luz, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Serrinha, Araci e Teofilândia”. – falou Paulo Frois.

Na sequência de sus explanação, Paulo Frois, frisou o papel e missão do CICON na Regi]ao Sisaleira, onde atua como coordenador e disse: “O SICON foi criado com a importante missão de unificar a região por meio de uma comunicação versátil e dinâmica, e como tal, promete ser uma ferramenta de utilidade pública inigualável para toda a sociedade. Espalhados por regiões, os SICONs realizam a gestão do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, visando a proteção da vida e do patrimônio.

Enfatizou o papel importante dos telefones emergenciais, 190, (Policia Militar), 192, (SAMU) e o 193 (BOMBEIRO), dizendo que a comunidade precisa saber sobre sua importância e como utilizá-los. Estes telefones são uma salvaguarda para a população em seus momentos de dificuldade, seja no campo criminoso e também no campo da emergência. Existe ainda muita confusão na mente das pessoas no m omento de usar esses números. A tendencia de muitos é ligar para o 190 em primeira mão, sem saber que cada um deles tem função específica. – Explicou o coordenador.

O vereador Luizinho, foi o articulador da visita do Coordenador do órgão e sua preocupação era a forma equivocada e às vezes temerosa que a população liga para os telefones de denuncia, como o 190. O vereador durante a exposição pediu explicação sobre a forma de denuncia para a polícia e o sistema protetivo do sigilo das pessoas que utilizam esses serviços.

O major levou ao conhecimento dos vereadores que a Secretaria de Segurança Pública vem implantando melhorias na telecomunicação, inclusive, comemorou a informação de que a hoje eu recebi a notícia e a ERB de Araci já foi ativada. Estamos mudando a telecomunicação da nossa região. O Estado da Bahia tem investido maciçamente em telecomunicações e trouxe uma tecnologia de ponta para o Estado da Bahia, uma tecnologia espanhola, criptografada, ou seja, protegida de ponta a ponta, em que nós vamos conseguir que uma guarnição daqui pode falar com Santa luz, com Santa Bárbara, tranquilamente. WhatsApp, telefone celular móvel e fixo poderão ser acionados imediatamente, sem nenhum tipo de ruído e isso para nossa região é uma vitória. Concluiu o coordenador Major Frois.


118 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page