top of page

“Circuito Olimpo’s 2025: um mergulho no universo mágico dos games”


ree

ARACI – Na noite de ontem (15), o Colégio Olimpo's  abriu seus portões  para receber a sociedade araciense, configurada nos seus muitos alunos, seus pais, muitos amigos, professores e funcionários para desfrutarem de  mais um dos eventos que por sua característica pode ser considerado “de ponta” pela que apresentou de inovador, tecnologicamente avançado e uso do conhecimento e técnicas que viram de ponta cabeça um mundo que vai deixando se alterando para um “metaverso” -  um universo digital imersivo na realidade virtual, aumentada e na dependência dos dados e dos algoritmos.

ree

Estivemos lá como Portalfolha.com e junto com meu assistente Zeno no aprendizado de algoritmos, otimização e máquinas, foi gratificante abraçar os amigos Paulo e Ariadne, mestres, gestores e proprietários desse referencial no empreendedorismo educacional.

De tudo o que vi e assisti naquela noite fascinante, foi um de outros circuitos, mas que dessa vez, o Circuito Olimpo’s 2025, nos transportou a todos como visitantes para uma viagem no tempo e na tecnologia. O Circuito desse ano, entrou explorando um tema sobre o universo mágico dos games e sua evolução tecnológica.

E de tal forma acendeu em todos os presentes, a compreensão de que o divertimento através dos games são mais que passatempo, são portais para o futuro. Nessa visão estimulada, os alunos atores e figurantes das cenas realizadas ao centro da quadra, transformaram o colégio em um grande ambiente interativo, onde tecnologia, arte e imaginação se encontraram. Com exposições, atividades práticas e experiências digitais, o evento mostrou como os jogos eletrônicos inspiram criatividade, pensamento lógico e trabalho em equipe, aproximando o aprendizado do universo das novas gerações.

ree

Anunciado o momento oficial do evento, entrou em cena a professora Ariadne Pinho, oficializando com sua palavra a abertura do Circuito Olimpo’s 2025, depois, a cada estação e a cada nova fase da história dos games anunciada por Odilon o consagrado narrador dos circuitos, os alunos por séries, passaram a  representar a linha de evolução tecnológica do universo mágico dos games, o que inspirava nos protagonistas estudantes a exploração dos conceitos de design, de programação, arte e cultura pop, a cada era, mostrando como o jogo se transforma em arte, ciência e conhecimento.

No centro da quadra as equipes que entraram nesse Mega Jogo do Conhecimento, apresentaram e viveram os primeiros conceitos e experimentos surgido nas décadas 1950 e 1960 e davam saltos para outras décadas dos primeiros jogos interativos como o lendário Space Invaders de jogadores controlando naves espaciais e ainda sem comercialização.

Aterrizaram na década de 1970 que abriu a popularização dos videogames e o surgimento do primeiro console doméstico, simples, sem som ou cores como o Magnavox Odyssey.

Nessa mesma era, surgem os ong e os arcades marcando a era da Atari, que impulsionou a indústria de jogos eletrônicos, com seus consoles e cartuchos.

Aterrizados agora nos anos 80, eles reviveram o renascimento dos 8 bits e o sucesso do Nintendo Entertainment System. 1980 foi a era da rivalidade entre o NES e o Master System da Sega com seu icônicos Super Mario Bros e The Legend of Zelda.

Enfim a galera do circuito mágico dos games, avançaram para a era dos 3D, da transição para 16 bits, era que marcou a rivalidade entre a geração de consoles e depois era momento de cair na era 2000, do Realismo, da internet e diversificação, dando um salto para consoles de 128 bits, como o PlayStation 2, o Xbox e o GameCube, elevaram o realismo gráfico e a jogabilidade.

A partir daí, a internet se tornou um recurso central evidenciando a entrada da Microsoft no mercado de consoles, valendo então no mercado, os jogos como serviço e mobilidade. Destaca-se nesse tempo a invasão dos periféricos acelerando a tecnologia experimentada na década 2020, culminando com   o grande salto da era deles que viveram um passado próximo, anunciando as tendências futuras, a realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e o cloud gaming (jogos na nuvem), prometendo transformar ainda mais a indústria.

 Moral do Circuito:

ree

O evento encantou a todos, pela riqueza de cenários e pela imersão no mundo dos jogos, mas em suas palavras de encerramento agradecendo e se despedindo, a professora Ariadne deixou uma importante mensagem moral e educativa, ao sugerir que entre o encanto dos games apresentado “Circuito Olimpos 2025”, existe o desafio de uma vida digital saudável a encarar”

“O Circuito Olimpo’s 2025 foi realizado com um objetivo. Mostrar que a educação moderna deve integrar, tecnologia e valores humanos, formando uma geração capaz de jogar, criar e aprender, sem se perder nas armadilhas do mundo virtual. Desejo que nossos alunos e professores, encontrem nos games, ferramentas de desenvolvimento cognitivo e social, desde que usados com consciência. E que reflitamos no que diz o psicanalista e psiquiatra mais lido do mundo: “O excesso de uso de aparelhos digitais, também é uma droga socialmente aceita e comercialmente livre e incentivada, embora cause inumeráveis transtornos emocionais e leve, crises de ansiedade, depressão, autopunição, perda de autonomia, capitaneada por comparação atroz de um usuário digital” (Augusto Cury)”.

 
 
 

Comentários


bottom of page