Campanha "Quebrando o Silêncio" vai às ruas de Araci alertando para riscos e violência no ambiente digital
- Dr. Gidalti /Escreveu e disse
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Igreja Adventista do 7º Dia, mobilizou neste sábado (23), os jovens, os desbravadores e grande parte de seus membros, para realização da campanha “QUEBRANDO O SILÊNCIO”, um renomado e prestigioso programa educativo promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia contra o abuso e violência.
A violência é tema de relevância no mundo moderno e tipificada como uso intencional de força ou poder, real ou ameaçado, que possa causar dano físico, psicológico, ou privação a uma pessoa, grupo ou comunidade. E as formas de violência se mostram nas práticas de ações físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e outras, incluindo a violência estrutural e a verbal.

Nos nossos dias a violação de direitos humanos é já um problema persistente apresentando um aumento de 22% nas denúncias registradas de um ano para outro, (2023/2024 - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania). Crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua são os mais vulneráveis.
Na primeira semana de agosto, um vídeo feito pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, viralizou nas redes sociais após denunciar a prática de exploração e sexualização de menores para criação de conteúdo na internet. O youtuber, relaciona em sua busca, o tema da adultização ao contexto da pedofilia, apontando que a manipulação de algoritmos nas redes sociais favorece a exposição e exploração de crianças - chamado de "algoritmo p" - tornando-as alvos mais vulneráveis para criminosos. Felca formulou duras críticas aos pais e responsáveis e avisou: “o conteúdo vai se tornando “mais sério” conforme avança””,


Foi nesse estilo de recado e conscientização que o Igreja Adventista de Araci levou às ruas da cidade a versão 2025 da Campanha “Quebrando o Silêncio”. A passeata saiu em frente à igreja central, na Praça José Ferreira, percorreu as áreas centrais da cidade, distribuindo literatura sobre a campanha e durante a evolução o pastor Valmir Bento falava ao microfone do Piter Som, sobre a “adultização infantil, o desenvolvimento precoce das crianças e as redes sociais” como um perigo silencioso em cada tela.
Ao encerrar a passeata junto ao Mercado Municipal, o pastor Bento fez uma oração de agradecimento a Deus e depois de pedir as bênçãos de Deus para todos, encerrou com um recado:

“Pais, mães, cuidadores e responsáveis, tenham mais cuidado com o uso da internet pelos seus filhos. Ela se constitui em ambiente digital propício para prática da violência digital. As crianças estão cada vez mais expostas a perigos virtuais e isso exige supervisão e uso do diálogo familiar” e concluiu: “Falar sobre a violência no mundo virtual é um ato de amor e um ato de responsabilidade”.
コメント