top of page

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário


O Dia Municipal do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei N° 357 de 18 de maio de 2021. O projeto de Lei de autoria da vereadora Edneide Pereira, define a data 17 de maio e nela, aqueles que assumem o papel de “porta-vozes do povo”, como os líderes comunitários, devem ser homenageados pela contribuição exercida por suas ações, no âmbito popular com o propósito de expor as carências, vontades e preocupações das comunidades perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Câmara Municipal de Araci realizou nesta quarta-feira (17/05), Sessão Solene em alusão ao Dia Municipal do Líder Comunitário. A realização da sessão, no próprio dia da classe homenageada, foi solicitada pela vereadora autora, Edneide do PT, e atendendo ao requerimento da vereadora, o presidente vereador Guinha de Pascoal, após deliberação do Plenário da Câmara, autorizou, publicizou e ele mesmo presidiu a sessão que teve dois momentos distintos.

Durante o tempo das recepções e acolhimento dos convidados, homenageados e celebridades esperadas, o consagrando repentista “Zé Pedreira”, presenteou a todos com seu talento de trovador. Ao som da viola, ele mexia com as pessoas, versejando e cantando singularidades, provocando risos e aplausos.

Com início às 09:45H., a sessão foi aberta com as primeiras saudações pelo presidente que, de pronto convidou a todos para se postarem de pé para participarem da execução e cântico do Hino Nacional e depois o Hino de Araci e no mesmo ato, passou o comando dos trabalhos da sessão à vereadora Edneide, que passou a atuar como presidente dos trabalhos e condutora do processual das ocorrências do momento solene.

Edneide chamou para compor a mesa dos trabalhos, os vereadores José Augusto, Luizinho e a vereadora Edneide. Convidou a vice-prefeita Gilmara que naquele ato representava a prefeita Keinha, chamando a seguir líderes comunitários, ligados a associações e outras organizações comunitárias. Os secretários municipais, José Socorro da Silva e Edcarlos Pastor, tomaram assento à mesa, representado o secretariado.

No decurso do primeiro momento da sessão, a Tribuna da Casa recebeu oradores, convidados pela vereadora presidente, e todos falaram em tom de homenagem aos Líderes Comunitários presentes, pela instituição e comemoração de seu Dia, e parabenizaram em particular a vereadora Edneide, pela disposição de apresentar o projeto de lei que, tornando-se lei, consagrou o dia 17 de maio como Dia Municipal do Líder Comunitário.

A vereadora Edneide, falou de seu lugar à mesa e destacou a participação do líder comunitário o historiador Arôvel Lima, como autor intelectual da ideia de ser apresentado um projeto para tal fim.

Arôvel se pronunciou da tribuna e nela falou de sua trajetória como líder comunitário desde a idade mais tenra de sua vida. “Passei de associação a associação, prestei serviço como auxiliar e chefe de entidades, foi presidente de associação e mesmo sem estar mais ligado diretamente a administração de entidade, sinto-me um líder comunitário, engajado nesse movimento e acreditando no papel do líder como fundamental para o crescimento da sociedade” – disse Arôvel.

A vice-prefeita Gilmara, em suas palavras relembrou sua trajetória de líder comunitária no distrito de Barreira. Agradeceu o convite, disse estar ali com outra missão que era representar a prefeita Keinha. “O líder é importantíssimo para nossa sociedade, essa figura nunca vai acabar, vai crescer mais ainda, a pessoa já nasce com esse dom. Temos o exemplo de líderes comunitários que já não estão mais entre nós. Exemplos de dedicação à obra social e citou dois nomes memoráveis como Maria Madalena e Anísio Mendes.

Madalena e Anísio deixaram um legado de amor pelas comunidades onde conviveram. Araci precisa de líderes comunitários com o perfil de Madalena e Anísio” - concluiu.

Na sessão de homenagens, foram feitas entregas de placas elogiosas a entidades ali representadas como:

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araci - Sindicato dos Produtores Rurais de Araci,

APAEB-Associação dos Pequenos Agricultores de Araci Igreja Católica - Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Araci - Sindicato dos Agentes de Saúde de Araci

Grupo de Capoeira Filhos de São Jorge - Conselhos de Pastores de Araci

APLB Sindicato dos Trabalhadores Em Educação da Rede Municipal - CDA-Central das Associações em Araci.

Por indicação do vereador Jefinho Carneiro, foram homenegeados os "Conselhos de Pastores de Araci". O Dr. Gidalti Moura representou o vereador Jefson Carneiro, recebendo das mãos do secretário de agricultura Edcarlos Pastor o diploma da classe evangélica. (Fotos de João Macos)

Ao final das homenagens, a vereadora Edneide devolveu a presidência da sessão ao presidente vereador Guinha de Pascoal que se dirigiu a todos, agradecendo a iniciativa e ao trabalho da colega vereadora Edneide, criando um dia para homenagear os líderes comunitários de Araci.

O Dia do Líder Comunitário foi instituído proposto pela vereadora Edneide, o projeto foi tramitado nesta casa com todo interesse e recebeu apoio e aprovação de todos os membros desta Casa. Hoje, transformado na Lei 357/2021, consagrou o dia 17 de maio como dia de homenagear e honrar todos os líderes que contribuem com o desenvolvimento social do município”. Tendo dito isso, encerrou a sessão em nome de Deus e despediu a todos.




60 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page