top of page

Câmara abriu os trabalhos do 2º Período Legislativo 2023 nesta terça feira (1º de agosto)


A Câmara Municipal de Araci realizou na manhã de hoje (1º de agosto), a sessão ordinária de abertura do 2º Período Legislativo da 16ª Legislatura do ano de 2023.

Com a presença de 13 dos 15 vereadores, após a execução do Hino Nacional e do Hino de Araci, a sessão aconteceu sem itens de pauta nos expedientes, salvo leitura de ata da sessão anterior e de correspondências oficiais.

Às 9h e 27min, o presidente Guinha de Pascoal abriu a sessão e convidou o Dr. Gidalti Moura para fazer o Momento da Palavra e no mesmo ato, passou a chamar os vereadores inscritos para fazerem uso da Tribuna da Casa.

Pela ordem falou o vereador Marinho

“Mesmo durante os dias de recesso, continuei à disposição de toda a população araciense e todas as pessoas que necessitaram de atenção e apoio social” – Foram as palavras iniciais do vereador Marinho de Mazinho das Pedras. Comentou sobre o dia 28 quando se comemorou o dia do orgulho LGBT QI APN +, dizendo: “Nesse dia a cidade possou por um constrangimento nacional. Tivemos uma homofobia generalizada, e a gente precisa ficar atento. Não iremos nos calar até que essas pessoas homofóbicas sejam punidas, concluiu o vereador.

O vereador Luizinho falou na sequência:

“Os trabalhos desta casa não param nem mesmo no período de recesso. Sempre continuamos atentos aos problemas e necessidades da população. O vereador falou da tribuna sobra as emendas do deputado Gabriel Nunes, capitando recursos para ajudar projetos no município de Araci. Luizinho comentou sobre o andamento das obras da rodovia Araci Poço Grande, e comemorou o avanço das obras naquela via, tão importante para a revitalização do complexo balneário do Poço Grande”.

Vereador Francisquinho:

“Agradeço a Deus por mais um dia e por poder estar aqui com vocês na Câmara depois do nosso recesso. Quero agradecer também a Edneide, a Jamile e aos colegas vereadores que estão presentes e ao público e dizer a vocês que nós estamos aqui novamente preparados para os nossos trabalhos. Quero agradecer também a nossa prefeita Keinha e a nossa vice Gilmara e os vereadores que nos acompanharam no Poço Grande e assistiram a entrega da praça no nosso ponto turístico. Então essas são as minhas palavras.


O vereador Zelito da Ribeira:

É uma grande satisfação voltar aos trabalhos dessa casa nesse momento, mas estamos aqui para dar continuidade ao nosso trabalho nessa casa e estamos aqui para atender o nosso povo quero mandar um abraço aqui a prefeita Gilmara pelo o evento do poço Grande aonde ela deu início o primeiro Momento da obra daquele povo tão esperado naquele momento quando eu vi a satisfação daquele povo nos olhos voltar a revitalização daquele complexo de laser.

O vereador José Augusto, foi o quinto orador.

Sem sair do modelo de seus discursos, o vereador começa agradecendo a Deus e começa a enaltecer seu grupo político, dando ênfase à família 12 e de suas conquistas como a administração do ex-prefeito Zedafó, a reeleição de Silva Neto e a eleição da prefeita Keinha. Dedicou seu tempo de tribuna para fazer um relatório de obras desde o tempo de Zedafó até a gestão da prefeita Keinha. Comentou sobre a oposição que classificou como “os críticos” da família 12 e teceu elogios aos colegas Laerto e Luizinho, por estarem alinhados com os deputados que hoje apoiam os projetos da prefeita Keinha. José Augusto, concluiu falando das últimas obras de vulto tocadas pela prefeita Keinha, como a Praça da Conceição e a Praça do Tanque da Nação.

Na tribuna a vereadora Jamile:

A vereadora iniciou seu pronunciamento expondo sua solidariedade às Tonho de Ageu e de Iara Oliveira aluna do CETEP Sisal, pela perda de familiares nesta última semana.

Comentou sobre a visita que fez ao Poço Grande com a prefeita Keinha e outras autoridades, onde foi feita a revitalização de uma praça na localidade e do projeto de revitalização do Complexo do Poço Grande e das possibilidades de olhar para a região da Barreira com suas potencialidades turísticas, como a Cachoeira do Inferno. Jamile também falou da campanha de cirurgias de catarata realizada pelo HCOE, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal. “Foram mais de 400 pessoas atendidas em cirurgias de catarata” – comentou Jamile.

Sempre presente em todos os eventos do governo municipal, Jamile esteve na Praça do Tanque da Nação, acompanhando a segunda edição do Semana do Bebê e da Primeira Infância.

Parte do pronunciamento da vereadora Edneide:

Em seu pronunciamento destacou o pagamento do Garantia Safra aos agricultores neste ano de 2023. “Graças a deus, depois da vinda do secretário de agricultura nesta Casa, os agricultores de Araci terão em suas mãos mais de três milhões. O recurso do Garantia Safra representa um salto para a economia local,” – disse Edneide.

A vereadora falou de sua viagem representativa a Salvador para assistir e acompanhar as comemorações do Dia Internacional da Agricultura Familiar.

Edneide comentou também sobre as potencialidades que Araci tem para desenvolver o turismo no município, citando a visita da equipe de técnicos e especialistas em turismo fizeram a Araci. Cachoeira do inferno, Poço Grande, Ilha do amor em Pedra Alta, as vertentes e rochas do Quererá. “Se mapearmos nossos pontos turísticos, não temos porque nos sentir pior que outros municípios por aí, que exploram seus pontos turísticos! – disse Edneide.

Vereador Jefson Carneiro:

O líder do governo, Jefinho Carneiro, também dedicou seu tempo na tribuna fazendo uma balança dos avanços e conquistas do governo municipal, mas suas palavras proferidas fora da tribuna, em seu lugar à mesa sobre os precatórios dos professores, foram marcantes e digna de registro. Aparteando o colega Léo de Eridan que falava da tribuna, sobre o pagamento ou não do debatido precatório do Fundef: “Qualquer pessoa, que seja possuidora do menos cabedal de conhecimento jurídico, sabe que não existe lei ou fundamento jurídico que obrigue a prefeita a pagar aos professores com esse recurso dos precatórios. A prefeita, que nunca se manifestou contra os professores, fazer esse rateio porque ela quer, apenas está buscando meios de não ser achada cometendo ato de improbidade, junto aos órgãos de controle, seja, os tribunais de contas” – asseverou o líder do governo.

O vereador Léo foi o ultimo a usar a tribuna.

O tema de peso foi o pagamento aos professores em relação aos precatórios. Falou da conduta do Estado no pagamento, prejudicando os professores ao extrair os juros do recurso acumulado e acabou pagando menos que o valor que ficou retido como rendimento do recurso. “A prefeita sustenta que não tem segurança jurídica para pagar. Eu continuo acreditando que ela vai pagar, mas é preciso estar atentos. Quando o assunto é dinheiro, muita coisa pode acontecer. Peço ao gestor que trate esse tema com carinho”, falou o vereador líder da oposição.

Léo também comentou sobre a campanha das cirurgias de catarata e criticou as instalações para atender à quantidade de pessoas e citou a falta de banheiros públicos. Léo também comentou sobre a falta de medicamentos e concluiu: “Se fosse um evento de cunho e interesse político, teria tudo à disposição do povo”.

Sobre o Poço Grande Léo disse: “O poço Grande é um potencial turístico capaz de colocar Araci no top de municípios que sabem explorar seu potencial turístico. Temos o maior manancial de água limpa para ser explorado como um grande parque aquático por uma empresa privada como o Agua Show e outras interessadas. - Concluiu.


O presidente Guinha de Pascoal, encerrou a sessão com as palavras:

Meu bom dia a todos que Deus nos abençoe e nos dê um segundo semestre cheio de conquista e realizações.

Agradeço aos amigos e amigas de Araci que assistem a sessão agradecer pelo apoio durante o primeiro período de 2023 informar que já começamos bem o segundo período de trabalho deste ano.

Nosso recesso legislativo foi muito produtivo e cheio de atividades. Não tivemos sessões na câmara, mas os vereadores estiveram juntos da população, ouvindo os pedidos e ajudando aqueles que mais precisam.

Já vínhamos fazendo e continuaremos a fazer sempre o melhor para os cidadãos desta terra amada. Todos podem com certeza, contar com a câmara de vereadores neste segundo semestre. Desejamos que ele seja um período mais produtivo que o primeiro.

Que Deus abençoe nosso povo araciense nesse segundo semestre. Que seja um período abençoado e que nele se realizam muitas ações que venham trazer novas esperanças para a população de Araci. Um forte abraço a todos.

144 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page