Araci recebe hoje, uma edição da Feira de Saúde e Cidadania

Atualizado: 27 de set.


Neste fim de semana a cidade se preparou para receber e acomodar na Praça da Conceição uma estrutura gigantesca para ofertar diversos serviços de saúde prestados em vagões climatizados puxados por carretas distribuídas nas áreas livres de toda a praça.

A estrutura que lava o nome de “FEIRA CIDADÔ está delineada em sessões de acolhimento, e cadastramento logo na entrada após o pórtico da feira, onde as pessoas vão chegando e sendo cadastradas por necessidade e recebem uma pulseira que identifica o vagão onde ela será atendida pela recepção e encaminhamento ao procedimento esperado.

As carretas estão posicionadas e cada uma delas encerra capacidade de atendimento que segundo o coordenador da feira, Edvaldo Almeida Gomes, sinaliza uma média de 1.300 pessoas por dia. Atendimentos como os de oftalmologia, podem atender mais pessoas. “Nós estamos estruturados nessa versão da Feira Cidadã hoje em Araci, para atender até 5.000 pessoas, se chegarmos a tal demanda” – disse Edvaldo ao Portalfolha.

A Feira Cidadã, estará atendendo a população de Araci, hoje e amanhã (27) com expectativa de atender de 3.000 a 3.500 pessoas que serão contempladas com Serviços de Saúde elencados:

Atendimento Odontológico – Extração, – Restauração – Canal – Limpeza – Orientação de escovação dentária

Raio-X (tórax)

Eletrocardiograma (ECG)

Atendimento Oftalmológico – Consulta e rastreio – Cirurgia de catarata – Limpeza de lentes de cirurgiados de catarata

Ultrassonografia – Mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias e rins, transvaginal, partes moles e da próstata via abdominal (Necessário levar solicitação médica)

Saúde da mulher – Preventivo – Orientação sobre métodos contraceptivos – Consultas de planejamento familiar – Marcação para inserção de DIU – Marcação para realização de laqueadura – Ultrassonografia de saúde da mulher

Serviços de Cidadania SAC Móvel – Emissão de RG, CPF e antecedentes criminais

O acontecimento é resultado de parceria da Prefeitura Municipal de Araci com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e como sempre enfatiza a prefeita Keinha: “especial solicitude do governador Rui Costa, a quem trata estreitamente de “Rui Correria”.

Certamente para a prefeita Keinha e para a secretária de Saúde Keila Silva Anunciação, “a Feira Cidadã marcará a história da Saúde de Araci por abrigar uma das maiores estruturas de prestação de atendimento em saúde já realizadas no município e não só por isso, mas pelo recorde de pessoas atendidas em procedimentos tão difíceis de serem acessados em circunstancias normais de serviços municipais de saúde.

Mais imagens: clic no vértice.




77 visualizações0 comentário