top of page

A Tribuna Livre será instrumento do exercício da cidadania na Câmara Municipal de Araci


Na proxima terça feira (28) os vereadores tomarão asento no Plenário da Câmara para realçização da primeira sessão ordinária do ano legislativo 2023, depois da volta às atividades legislativas no dia 15, mesmo sendo atropeladas pelo período carnavalesco.

Ao falar com a reportagem do Portalfolha sobre a primeira sessão ordinária do seu biênio na presidência da Câmara, o presidente vereador Guinha de Pascoal, falou do “PLANO DE METAS PARA MELHORIA DO PERFIL” da Câmara Municipal de Vereadores.

O novo presidente disse que sua assessoria está focada numa linha de ações, inovadoras e de aperfeiçoamento de práticas habituais para estreitar a relação entre o cidadão e a Casa da Cidadania,

O passo a passo, consiste na Construir uma Rede Midiática Institucional, com objetivo de dinamizar a transmissão nas redes sociais.

Conhecendo e participando do processo legislativo, é possivel restaurar o grau de confiança no Poder Legislativo, como único poder que emana do povo;

Uma das ações desse passo a passo, é a informação em massa sobre a principal função da Casa Legislativa e de seus 15 representantes eleitos.

Além da função da câmara e dos vereadores, a comunidade precisa saber do soberano dever do lrgislativo como um todo: “Atuar como órgão fiscalizador das ações do poder Executivo e de autarquias favorecidas com recurso público, reforçou o presidente Guinha.

Entre todas as ações elencadas, a que considero mais relevante é o plano elaborado para estimular a presença e participação da sociedade em geral.

Primeiro, é oportunizar a “Tribuna Livre” também chamada de tribuyna cidadã, a todos os segmentos representativos da sociedade organizada.

Segundo, criar projetos e programas para alcançar a juventude e estimular jovens (estudantes) a participarem do processo político de seu município, estado e país.

E terceiro, divulgar em todos os meios práticos da comunicação moderna, as pautas que serão tratadas nas sessões para despetrar o interesse das ccomunidades beneficiadas pelos projetos em acompanharem o andamento da apreciação e votação de cada projeto. E por fim, conscientizar toda sociedade da importanccia da contribuição no processo legislativo, seja na criação de leis e outros instrumentos de gestão, e também na reforma e atualização de leis, preceitos e normas legislativas, que exigem reformulação.

O presidente Guinha finalizou dizendo que a “Tribuna Livre” é um instrumento democrático, que estimula aproximação e a participação popular. Se a Casa é do povo, nela tem de uso permanente desse espaço para debater o município e as políticas públicas.

Esse modelo de só ouvir as pessoas no tempo de eleição, tem de acabar. Claro que existem regras de funcionalidade da Tribuna Livre, mas estamos aqui, tanto eu, como presidente, meus colegas de Mesa Diretiva e os demais colegas, todos de braços abertos para receber sem distinção toda cidadã e cidadão araciense.



112 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page