Bem-vindo | 15/05/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

O mais votado vereador de Serrinha assume Secretaria de Educação

Com a denominação Sandro do PT, Elissandro Silva Magalhães elegeu-se como o […]

Por Luis Gustavo

qui, 12/02/2009 às 13:56 - atualizado em 07/02/2013 18:25

Com a denominação Sandro do PT, Elissandro Silva Magalhães elegeu-se como o mais votado entre os dez candidatos e logo depois de diplomado no dia 17 de dezembro de 2008 e empossado em 1º de janeiro, Elissandro é convidado para ocupar um cargo de interesse do município no executivo. Sandro aceitou o convite do prefeito Osni, fruto de indicação unânime do grupo político que representou a coligação A Força e a Voz do Povo para exercer o cargo de secretário de Educação.

Em entrevista ao editor de política e gestão do Jornal Folha dos Municípios, Sandro pela primeira vez se manifestou a um veículo de imprensa e disse que por ser um educador com formação em letras o prefeito e o grupo político entenderam que ele reunia qualificação para ocupar o cargo. Estou no cargo de forma temporal, estou licenciado dentro dos termos legais e do regimento da Câmara e que a qualquer momento pode voltar a ser vereador função para a qual foi eleito com 1567 votos, disse Sandro. Na verdade a administração precisava de alguém que colocasse a secretaria em ordem e dê conta com responsabilidade de sua função. Eu estou aqui na secretaria fazendo o papel que me foi confiado que é de organizar a Educação e encarar um desafio para mim, muito maior que ser vereador, que é de tirar Serrinha da classificação de oitava pior educação do Brasil. Seja, completou ainda o secretário, tirar Serrinha do menor IDH-Índice de Desenvolvimento Humano e menor IEB-Índice de Educação Básica em que se encontra.

Sei da responsabilidade de estar aqui. Como vereador tinha muitos projetos para a educação e creio que como secretário, poderei desenvolver muito melhor e com mais agilidade esses projetos. Em Parceria com o SENAI, nossa secretaria vai implantar a partir de 05 de fevereiro um Curso de Profissionalização e já vamos abrir a seleção para a primeira turma do Curso de Eletromecânica e Eletrotécnica de Serrinha. Em viagem a Salvador, já consegui a revitalização do Centro Cultural de Serrinha, de modo que como secretário estarei agindo em torno de viabilizar com mais velocidade os projetos que tinha como vereador. Estou secretário, mas sempre vou fazer o meu papel de vereador. Não vou me separar de meus colegas e sempre estaremos integrados com os mesmos propósitos.

Com a minha licença, assumiria pela ordem legal o a minha vaga o suplente Fernando da Bela Vista, mas tendo sido nomeado Secretário de Obras, o segundo suplente Malcon Greenhalgh foi quem assumiu a minha vaga na Câmara de Vereadores.
Sandro disse ser disciplinado, não tinha intenções de ser secretário, mas que estava atendendo a uma proposta do grupo e um chamado em confiança do líder maior que é o prefeito Osni Cardoso.

Falando da situação de como encontrou a secretaria, Sandro disse que encontrou uma dívida de R$ 2,5 milhões com INSS, sem condições nenhuma de funcionamento e procurou documentar toda a situação através de fotos e que para concertar a situação precisava de muita ousadia por parte de todos os que estiverem envolvidos no processo de mudança. Nos diretores, nos professores, nos coordenadores. O meu perfil é ousado e com muita ousadia vamos resolver essa situação mesmo da forma que encontramos.

A maior prioridade maior dita pelo secretário Elissandro depois de haver se empenhado no recadastramento de todo pessoal é de proporcionar maior qualidade de vida aos nossos estudantes. Eu sou professor, disse Sandro e sei da dificuldade que os alunos têm para chegar à escola. Sem a participação da família, sem ser trabalhado com eles as questões éticas, a sensibilidade, as questões cívicas os alunos chegam à sala de aula como um grande problema. O menino precisa ser o nosso livro de estudo. Ele é quem precisa ser estudado com todas as suas dificuldades. Temos de fazer com que o aluno entenda seu dever de cidadania e aprender a cuidar do patrimônio público. Enfim nosso maior vetor de atuação será o social.
Quanto ao início das aulas, o secretário disse que gostaria que fossem iniciadas em 09 de fevereiro, mas temo que não iremos conseguir. Estamos correndo muito. Já nos reunimos com todos os seguimentos de apoio da educação, colocamos o pessoal para trabalhar no recesso com vontade de iniciar cedo o ano letivo. Já estamos elencando nossa equipe pedagógica, merendeiras, porteiros, vigilantes, motoristas e pela primeira vez foi realizado uma reunião de planejamento estratégico com eles, e isso tem dado resultado, de forma que estamos confiantes que mudaremos o quadro encontrado na educação do município. De uma coisa estou certo, concluiu o secretário, as coisas na educação estão mudando e as pessoas estão notando que está mudando.

Comentários