Bem-vindo | 13/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Chafariz do Jorro. Esperei muito para fazer essa matéria

Há muitos anos, o Editor do Portalfolha e do Jornal Folha dos Municípios vem segurando seu teclado para pintar com seus toques digitais, um quadro diferente do que tem guardado em imagens degradantes. Em sua tese de que as boas notícias fazem bem ao leitor, ele agora escreve coisa boa sobre o Chafariz do Jorro.

Por Gidalti Moura

dom, 30/08/2015 às 19:13

Chafariz-Jorro-post

Acho que como imagino todos os que frequentam Caldas do Jorro, infalivelmente dá uma passadinha no Chafariz que leva o nome de Daniel Santana Cândido e fica localizado no Parque das Águas.

Julgo também que como eu muitos param lá para buscar água em suas torneiras que derramam água rica em propriedades minerais, curativas e nelas enchem vasilhames de todas as dimensões. Outros vão ao balneário tomar banho e utilizam os chuveiros dos dois banheiros separados para mulheres e homens.

A situação de abandono a estava entregue aquele complexo representado pelo Parque das Águas e o Chafariz Daniel Santana Cândido me deixava angustiado. A estrutura do chafariz com torneiras, plataforma de apoio para os vasilhames, tudo quebrado, vazando noite e dia, os banheiros sem portas, escorregadios, fétidos, escuros, representavam um quadro estimulador de gente descuidosa a jogar tudo o que lhes chegam às mãos e o lixo cobria a grama de um jardim abandonado.

Fiz muitas fotografias deste quadro domingueiro pra mim e semanal para os mais assíduos àquele lugar tão procurado, porque tão necessário. Aportava em mim uma vontade ainda bem que “resistível” de fazer uma matéria daquele retrato de uma administração negligente desde o administrador do Complexo como da toda a Prefeitura como gestora universal.

A velha placa na parede mostrava os nomes das chefaturas de muitos anos cujas fotos também as fiz e apenas as guardava dizendo pra mim mesmo: “Um dia vou fazer uma matéria falando deste lugar como uma coisa acima de bela, boa para todos os passantes como eu e tantos, de tantos lugares”.

Chafariz do Jorro. Esperei muito para fazer essa matéria Não é que deu certo! Hoje à tarde passei lá como em todas as outras vezes, para fazer o que sempre gosto; buscar água em suas torneiras que derramam gratuitamente, água rica em propriedades minerais, curativas e nelas encher meus botijões e de vez em quando frequentar o balneário tomar aquele banho sob uma ducha a 52 graus.

A Prefeitura de Tucano prometeu fazer uma obra de melhorias no local incluindo reforma dos banheiros públicos, recuperar o paisagismo dos dois canteiros e restaurar a área principal onde está situado o chafariz com as bicas d’água. “O prefeito de Tucano Dr. Igor falou por ocasião das festas de junho que depois das festas não levaria 60 dias e daria de presente aos munícipes e visitantes, mais conforto e mais qualidade de banho, com mais higiene” com as obras de revitalização.

O que vi naquele projeto grandioso hoje me fez escrever essa matéria, sublimando tudo o que guardei de feio e decepcionante para dizer ao meu mundo leitor que agora o Parque das Águas foi beneficiado com um projeto grandioso que vai contribuir com toda Caldas do Jorro transformando-a em um ícone turístico internacional, explorando sustentavelmente todo o potencial que têm os tucanenses, uma gente que não deve permitir a volta daquele quadro vergonhoso pintado há tantos anos.

llllllllllllllllllll

Agora, um lugar perfeito para descanso e bate-papo.

uuuuuuuuuu

Os banheiros trabalhados e alumínio, granito e cerâmica.

ddddddd

O gramado, o jardim, inspiram a higiene dos usuários.

ffffffff

Não ha mais o muro que separa o complexo da rua.

Comentários