Bem-vindo | 17/05/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Cara nova, marca os primeiros 100 dias de governo da dupla Keinha e Gilmara

Na última sexta feira (09) se completaram os primeiros 100 dias de governo da 17ª gestão municipal destes 62 anos, sob responsabilidade da prefeita Keinha. Ao fim desse primeiro trimestre, o governo revela ao povo sua marca “Trabalho e Progresso” em novo visual no paço municipal.

Por Gidalti Moura

dom, 11/04/2021 às 20:02

Ao fim desse primeiro trimestre, no limiar dos primeiros 100 dias de governo, a prefeita Keinha revela ao povo, sua marca “Trabalho e Progresso” em novo visual no paço municipal. O corpo continua velho e forte, mas os apliques da nova marca, deram uma nova cara à sede do governo municipal.

É bom que o munícipe tenha noção de que os primeiros 100 dias de governo, correspondem ao período de início de mandato de todo ente público, eleito para ocupar um cargo executivo. Como o cargo é de gênero transacional, a governança e produtividade sinalizada nesses primeiros dias, é sem dúvida, uma revelação do quanto será “bom” ou “danoso”, o mandato de quatro anos que lhe fora confiado pelo povo.

Se não todos, boa parte da população escutou a prefeita Maria Betivânia Lima da Silva, Keinha, falar ao povo através do programa Bom Dia Cidade de Acilon, sobre as comemorações dos 62 anos de emancipação de Araci no dia 7 de abril. A gestora aproveitou e disse, sem definir data, que estaria no rádio apresentando um balanço dos 100 primeiros dias de seu governo. Em sua interlocução por telefone, anunciou que iria junto com a vice-prefeita Gilmara Góes Magalhães da Costa.

Afinal, o que a comunidade quer ouvir sobre esses 100 dias?

É provável que todos reservem um olhar especial ao Plano de Governo apresentado em campanha e o que aconteceu em torno dele, nesses primeiros 100 dias, como uma amostra de que se fez e se a gestão está no rumo certo. Seja; uma revelação da realidade que vive o município, agora. agora, do cenário de suas necessidades sociais, da conjuntura econômica, melhoramentos na infraestrutura, avanços na saúde, na segurança e na educação. Esse RELATÓRIO das atividades desenvolvidas nestes 100 dias, levará o povo a constatar se o governo “está no caminho” ou se “o rumo traçado foi perdido” nesse início de jornada.

Os planos de governo, embora existam controvérsias sobre sua necessidade na campanha, acabam sendo uma ferramenta importante para avaliação de uma gestão. Isso porque, a pandemia restringiu os prazos que os novos gestores dispunham para transição de governo, para organização dos recursos, identificação das origens, dotações, aplicabilidade e solicitação de autorização. Cobrar compromissos de campanha, exigirá do eleitor mais inflexivel, muito cuidado na hora de analisar e vindicar.

“Nesse momento marcado pela pandemia, estes primeiros dias devem servir para fazer um alinhamento do plano de governo e do que está sendo feito à contento para garantir a estabilidade do município”.

Não foi divulgado ainda quando será, mas ao apresentar o RELATÓRIO de suas atividades como governo nestes 100 dias, certamente a prefeita Keinha falará de algo desafiador. “Começar, sempre é difícil e começar assim, no pior momento de uma pandemia sem proporções, é mais que desafiador. É audacioso, é genuína superação de obstáculos nunca previstos.

Espera-se que independente do quantitativo em ações, o governo “Trabalho e Progresso” da dupla Keinha e Gilmara, dirijam suas atenções para as finanças públicas, principalmente as carimbadas para combate à pandemia. Essa destinação será o ponto alto (que nunca existiu) nos balanços fiscais dos primeiros anos dos governos assumidos, nesse tempo de terrível flagelo.

 

Comentários