Bem-vindo | 15/05/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Barrocas inaugura praça, pavimentação e parque no Alambique

Por: Gidalti Moura O governador Jaques Wagner chegou ao município de Barrocas […]

Por Gidalti Moura

seg, 14/05/2012 às 18:24

Por: Gidalti Moura

O governador Jaques Wagner chegou ao município de Barrocas na manhã do segundo domingo de maio dedicado às mães para participar de uma festa de inauguração de obras de infraestrutura e lazer construídas pela prefeitura municipal. O governador foi recebido no campo de futebol da cidade e ao descer da aeronave, um helicóptero de carreira e foi recebido pelo prefeito Almir, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.

Com o governador, chegaram também a Barrocas o secretário de desenvolvimento urbano Cícero Monteiro, o senador Walter Pinheiro, o deputado federal João Bacelar e os deputados estaduais, Bira Coroa e Fátima Nunes. Prefeitos de municípios vizinhos fizeram parte da comitiva do governador subindo com ele e o prefeito Almir ao palanque que estava preparado na nova praça, à prefeita Nenca de Araci, o prefeito Osni de Serrinha e Tércio Nunes de Teofilândia.

Antes de subirem ao palanque, o prefeito Almir e o governador Wagner fizeram uma parada em frente ao monumento onde estava a placa inaugural com o nome da nova praça: Joaquim Umbilino Cardoso. Além da praça foram inaugurados no povoado do Alambique 4.560 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedos e um lindo parque infantil na praça que foi solicitada por uma indicação do vereador Euclécio Queirós da Silva o conhecido Kekeu.

Os moradores do povoado de Alambique como todo município de Barrocas a 213 quilômetros de Salvador enfrentam neste período de seca muita poeira e nos períodos de chuva muita lama. Depois destas obras a população passa a encarar uma nova e melhor realidade.

As obras foram conseguidas pelo prefeito Almir através de um convênio no valor de R$ 400 mil firmado entre a prefeitura e governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Com estas obras milhares de pessoas serão beneficiadas, terão uma melhor qualidade de vida pelo melhoramento da infraestrutura do lugar e pelo lazer que acaba segurando as famílias, os filhos evitando que deixem sua comunidade em busca de melhores condições até mesmo fora do município.

O prefeito Almir vem trabalhando muito pela melhoria de vida da população barroquense como fez trazendo a construção de casas populares para as pessoas que não tinham casas, pavimentou muitas ruas resultando no crescimento da população.

No palanque falaram para o povo os deputados estaduais, Fátima Nunes, Bira Coroa, o senador Walter Pinheiro, o prefeito Almir e por último o governador. Ao se pronunciar, Jaques Wagner demonstrou preocupação com a falta de chuva e garantiu que o poder executivo estadual está tomando medidas para minimizar os prejuízos econômicos e sociais. Entre as obras anunciadas falou do sistema de abastecimento de água de Biritinga que deve ficar pronto no início do segundo semestre. “A água será provida através de cinco poços, cada um deles com uma profundidade de 400 metros o que deverá ampliar a capacidade de abastecimento em torno de 50% sobre o volume atual da água que abastece cidades de Biritinga, Serrinha e Barrocas. Assim que o sistema ficar pronto, imediatamente vamos começar a montagem dos tubos para levar água de qualidade às cidades aqui da região”, disse o governador.

Wagner falou que estaria viajando na segunda-feira (14), para Brasília, onde vai se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para apresentar novos projetos no âmbito do programa Água para Todos. Apesar de estarmos realizando uma gama de ações emergenciais com o fornecimento de carros-pipa, distribuição de cestas básicas e alimentos para animais, queremos viabilizar outros projetos, obras estruturantes e definitivas, como mais adutoras e barragens. Estarei apresentando ao governo federal projetos na ordem de R$ 550 milhões para ajudar aos municípios atingidos pelo flagelo da estiagem, concluiu o governador.

Como era dia das mães, a dep. Fátima Nunes falou primeiro

O segundo a falar foi o dep. Bira Coroa

Senador Walter Pinheiro falou antes do prefeito Almir

O prefeito Almir falou agradecendo ao governador pelas obras

 

 

O parque infantil foi comemorado pelas mães do Alambique

A quadra representa um espaço de esporte e lazer

A nova pavimentação deu uma nova cara ao povoado

O prefeito Almir chega ao local com o governador

A placa inaugural da nova praça é exposta por Wagner e Almir

O governador fez seu discurso e depois almoçou com o prefeito

Comentários