Bem-vindo | 15/05/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

As novas tecnologias e o crescimento dos sites são destaques em fórum de comunicação

A ABI (Associação Baiana de Imprensa), reuniu jornalistas e radialistas de Feira de Santana e de outras cidades da Bahia para participarem do 14º Fórum de Comunicação Social. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial no bairro Kalilândia durante todo sábado 02 de agosto, sob coordenação do jornalista Jair Cezarinho diretor regional-norte da entidade.

Por Gidalti Moura

dom, 17/08/2014 às 17:58

Promovido pela ABI (Associação Baiana de Imprensa), jornalistas e radialistas de Feira de Santana e de outras cidades da Bahia tiveram a oportunidade de participar na manhã do sábado(02 de agosto), do 14º Fórum de Comunicação Social. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial no bairro Kalilândia.

As novas ferramentas de comunicação usadas em sites e a importância das redes sociais como Facebook, Twiter e Whatsapp foram destacadas pelos palestrantes como Ricardo Luzbel do site Bahia Notícias, Ramiro Aquino diretor da regional-sul da ABI, Marcílio Costa que representou a Tv Subaé e Dilton Coutinho do site Acorda Cidade.

Fórum da ABI em Feira de SantanaO comendador Dilton Coutinho observou que o site Acorda Cidade vem crescendo muito com as novas ferramentas da tecnologia. Ele citou por exemplo a participação das pessoas através do Watzap.

“Antes quando chovia em Feira de Santana, era preciso mobilizar toda nossa equipe para atender os chamados da população em ruas e avenidas alagadas. Mas agora, os internautas mandam fotos e vídeos e tudo está mais fácil”, disse.

Além disso, Dilton Coutinho destacou a credibilidade do site e citou o caso recente de uma reportagem feita na FTC-Faculdade de Tecnologia e Ciências que foi alvo de um processo na Justiça movido pelos estudantes. No despacho o juiz levou em consideração uma reportagem publicada no site e deu a sentença reconhecendo sua credibilidade.

Ele informou ainda que o o site Acorda Cidade que era seu segundo negócio, passará sendo o primeiro por seu seu e o programa na Rádio Sociedade será seu segundo empreendimento. Dilton Coutinho mostrou-se otimista com o resultado do site que já passa de dois milhões de acessos por mês. Ele anunciou que vem muitas novidades para melhorar ainda mais o Acorda Cidade.

O comendador fez questão de citar o empenho de toda equipe de trabalho especialmente os radialistas que antes só produziam matérias para o programa e hoje assumem com categoria o trabalho no site. “Além disso, a equipe de jovens jornalistas interagem bem com os mais velhos e trocam experiências”, disse Dilton.

Fórum da ABI em Feira de SantanaO radialista Jorge Bianchi em seu pronunciamento falou das dificuldades em se fazer a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Ele disse que o custo geral das transmissões foi de 1 milhão de reais para a rede de rádio incluindo a Sociedade e as demais da RCC- Rede Capuchinho de Comunicação e a Rede Baiana de Rádio-RBR com emissoras de Salvador e do interior.

Bianchi informou ainda que teve custo adicional nesse trabalho. Para ficar no centro de imprensa cada profissional teve que pagar 3 mil reais e se fosse no estádio o valor era de 5 mil reais. Ele observou no entanto, que a Fifa disponibilizou equipamentos da mais alta tecnologia e o áudio era de ótima qualidade.

Fórum da ABI em Feira de SantanaO jornalista e radialista Ramiro Aquino destacou que o veículo de comunicação mais importante ainda é o rádio AM. Ele lembra que toda essa tecnologia atual não é nada mais, nada menos do que se usava no passado só que de forma mais rápida. ” O Whatsapp hoje é o nosso orelhão antigo. O Rádio era dinâmico porque você chegava no orelhão e botava a notícia no ar sem fotos. Hoje com o Whatsapp você acrescenta a foto”, observa. Ele  disse que está impressionado com tanta tecnologia e já com mais de 70 anos tem acompanhado essa evolução nos meios de comunicação.

Fórum da ABI em Feira de SantanaRicardo Luzbel do Bahia Notícias destacou o crescimento dos sites em termos de acessos com grande influência das redes sociais especialmente o Facebook. ” Eu ouvir Dilton Coutinho dizer que tem 120 mil acessos por dia. Quando ele inclui uma notícia no Facebook a média de acompanhamento é de 200 seguidores. Isso significa que em pouco tempo vamos ter 15 mil acessos numa única informação. E dessas 15 mil que clicam na notícia vão imediatamente para o site. E isso se multiplica”, disse Luzbel.

Fórum da ABI em Feira de SantanaO jornalista Jair Cezarinho diretor regional-norte da Associação Baiana de Imprensa, estava muito satisfeito com o nível dos palestrantes. ” A ABI cumpre com o seu papel e quero destacar a presença do jurista Augusto Aras que é uma pessoa da mais alta relevância e que também abrilhantou com sua participação esses evento”, afirmou.

O advogado Augusto Aras afirmou que a ABI-Associação Baiana de Imprensa é uma entidade de mais alta relevância para a liberdade de expressão e de comunicação. Ele lembrou a importância da imprensa no processo de democratização do Brasil.

 

(Jornalista Ney Silva Ney Silva)

 

Comentários