Bem-vindo | 17/05/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

ACCECALJ-Associação Casa de Cultura e Educação – 3 anos atuando em Caldas do Jorro

Fundada em 2018, a Associação Casa de Cultura e Educação de Caldas do Jorro- ACCECALJ, vem contribuindo com a saúde, a educação, a arte e Cultura. O esporte é uma das linhas mestras do projeto por ser um agente transformador na vida de muitos jovens abrindo oportunidades para o profissionalismo.

Por Gidalti Moura

qui, 14/01/2021 às 11:40

ACCECALJ – Associação Casa de Cultura e Educação de Caldas do Jorro vem parabenizar a toda sociedade Tucanense e em especial do Distrito de Caldas do Jorro por seu terceiro ano de funcionamento e existência deste projeto (Associação cultural e educacional) sem fins lucrativos. Nosso projeto tem demonstrado como é possível trabalhar com respeito, dignidade e colocando acima de tudo Deus. Sabemos que é difícil trabalhar neste município onde a cultura e Educação não tem sido valorizadas como deveriam ser. “Nossa Cultura com o passar do tempo tem sido perdida através de suas identidades culturais onde há um tempo foi deixado pra trás muitas formas de lembrar o nosso povo e sua forma de lembrar de suas atribuições culturais como a queima de Judas que era algo impressionante todos os anos com sua realização festiva, o 7 de Setembro onde havia desfiles de escolas municipais e lembro muito bem o desfile organizado pela nossa matriarca neste tipo de realização com apresentações na Praça Ana Oliveira onde ficava tudo colorido e bem estruturado com bandas filarmônica, a saber , algo que existia com instrumentos musicais do CERG- Centro Educacional Rômulo Galvão com coordenação geral de Dona Josete Tuvo, mãe do atual dono do Grande Hotel Santo Antônio de seu filho Alfredo Tuvo, Folias de Reis, grupos de rodas de Capoeira , dentre outros , foram enfraquecidos e/ou esquecidos de vez em nosso município “diz João de Jesus – diretor artístico cultural da ACCECALJ.

Lembrando que apesar da pandemia de Corona vírus que assola o país e o mundo , a ACCECALJ deu uma pausa em seus trabalhos por conta de aglomerações etc. Porém, nos dias atuais tem tentado com muita cautela e respeito às normas de segurança contra as formas de contaminações sendo alertada aos participantes do projeto social, mesmo assim, pudemos estar funcionando com cuidado nosso futebol do time ACCECALJ JORRENSE que trabalha com crianças, adolescentes sub 10,12,14 e 17 .Em 2019 , exatamente na data 15 de novembro nosso time pôde participar do primeiro torneio competitivo no estádio Arlindão em Tucano- BA onde fomos vencedores jogando contra o time sub 15 do povoado Jorrinho e o mesmo torneio teve a coordenação do Treinador técnico Antônio Rocha, popular Caboquinho e a supervisão do Treinador do time de bases do Bahia de Salvador , popular baiano.

“É assim, o nosso projeto preocupado com o lado profissional e recreativo de nossos jogadores e jogadoras. Durante o período em que a ACCECALJ esteve em contato com o público, oferecemos a ele (associados), tratamento dentário gratuito, exames com descontos no laboratório de exames clínicos e de rotina HEMOLAB de Tucano, e em nossa primeira feira de saúde do projeto realizado em nossa sede provisória no bairro do Zulmiro (na época) com muitos exames de sangue gratuitamente, dentre outros serviços que foram prestados. Somos um grupo de 13 pessoas entre dirigentes, suplentes e assessores que com muita paciência, educação podemos lutar por dias melhores por nossos munícipes.

A ACCECALJ sobrevive através de doações, apoio de pequenos empresários, quando necessária confirmação de patrocínio (s) e de pequenas contribuições dos próprios dirigentes. Nosso projeto é assim: Se preocupa com a saúde, a educação, a arte e Cultura e dentre estas preocupações está o esporte que é transformador e que serve como âncora para levar nossos jovens às recreações e em breve tentar lutar pelo profissionalismo com a procura de apoiadores na área. Lutar é bom e traz conforto em saber que nossos jovens (rapazes e moças) em um clima de bem-estar e confiança. Agora em 2021 estamos com algumas programações, inclusive para fazer uma viagem para conhecer o novo CT ( Clube Técnico) do Bahia na cidade de Dias D’Ávila na Bahia dentre outras e ainda falando sobre área esportiva , tentamos em um  determinado tempo atrás , buscar apoio à Embaixada da Suíça no Brasil através de inscrição em edital mas infelizmente não fomos contemplados, por isso, nosso projeto sempre está à procura de patrocínio ao mesmo e torna- se necessário o apoio de políticos, comércio local etc. Afinal de contas , o esporte e vida e consciência cidadã aos nossos e nossas nobres jogadores e jogadoras da associação.

AJUDAR projetos sociais só faz bem a quem está ajudando e a quem recebe o (s) recurso (s). Seja você também um (a) apoiador (a) ACCECALJ e patrocine vidas. Desde já, gostaríamos de agradecer imensamente ao apoio do site Portalfolha por estar divulgando nosso trabalho excepcional aos nossos munícipes. Nosso forte abraço ao Dr. Gidalti Moura. O presidente do projeto, José Gipson da Silva, João de Jesus, diretor artístico cultural e demais dirigentes agradecem a toda população tucanense e associados bem como apoiadores e patrocinadores que confiam em nosso trabalho.

Comentários