Bem-vindo | 18/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Sessão itinerante em Pedra Alta coloca em alta a atividade parlamentar da câmara de Araci

A comunidade respondeu ao chamado e foi conferir ao vivo o papel dos vereadores todas as terças feiras nas sessões ordinárias realizadas longe de seus olhos e ouvidos. A comunidade se manifestou na tribuna livre por dois representantes

Por Gidalti Moura

ter, 28/11/2017 às 17:34

S.itin-6Visando levar o legislativo até as comunidades, “se a população não vai até a Câmara, o Poder Legislativo vai até a população” – Falou assim o presidente vereador Guinha de Pascoal ao fazer as saudações na sessão itinerante de hoje no distrito de pedra Alta.

A sessão realizada com um quórum de dez vereadores trabalhou um processual modelar de todas as sessões feitas na cidade com todas as partes que fazem o esqueleto da sessão. Abertura – Momento Cívico – Pequeno Expediente com leituras de síntese de Ata da sessão anterior, de correspondências oficiais e proposituras de indicações, projetos – Tribuna Livre – Grande Expediente com a pauta da Ordem do Dia, votação de projetos e pronunciamentos na tribuna pelos vereadores inscritos pela ordem; enfim, todo um processual envolvendo debates, apartes e levantamento de questões de ordem.

Foi desta maneira que os trabalhos dos vereadores foram conduzidos em Pedra Alta, distrito a 32 km da sede do município, Pela ausência do presidente vereador Jefson, o vereador Valter Andrade de Oliveira presidiu a sessão, última itinerante do ano.
Na ocasião os moradores que prestigiaram a sessão tiveram voz ativa, aproveitando a oportunidade para fazer suas reivindicações e solicitações e de serem representados na tribuna livre como desta vez falou o professor Jean Márcio em nome da família estudantil quando entregou à mesa uma solicitação dos estudantes pedindo uma área para implantação de um colégio do Estado. Falou também como representante da comunidade o professor Cristiano com um discurso de cunho cidadão preocupado com os rumos da politica do país nesse tempo de crise moral. 

S.itin-7S.itin-8

S.itin-13De acordo com o presidente da câmara e demais vereadores, o objetivo dessa modalidade de sessões é justamente esse, ou seja, dar a oportunidade para que a população possa cobrar diretamente dos seus representantes, que são os vereadores, as melhorias e benfeitorias para a sua comunidade. 

Cada orador da tribuna como falaram Jamile, Jera, Manoel, Léo de Marlúcia, Léo de Eridan, Guri, Luiz do Boa e Edneide, essa iniciativa do presidente Jefinho visa aproximar a câmara das comunidades e deve continuar no próximo ano. Além disso, visa também acompanhar de perto as realidades e dificuldades da população e assim, buscar junto ao Poder Executivo, mecanismos para atender as demandas das localidades.

S.itin-jam S.itin-jeraS.itin-9S.itin-leoS.itin-guriS.itin-11S.itin-12S.itin-10Por se tratar de uma reunião itinerante, os moradores tiveram voz ativa durante a sessão e aproveitaram em suas falas para fazer suas reivindicações junto aos vereadores e na oportunidade foram elaborados requerimentos pelos moradores e vereadores, que serão encaminhados ao Poder Executivo, todos partindo das necessidades das famílias daquela região além de uma Caixa de Sugestões que sai de lá com muitas delas a fim de serem discutidas e colocadas em linha de ação.

Para o presidente Valter, o Guinha de Pascoal, nunca foi registrado uma sessão dessa modalidade tão frequentada e ativa como essa de hoje. “Essas reuniões itinerantes são uma ferramenta que serão muito bem utilizadas pelos moradores” – disse ao encerrar em nome de Deus a sessão.

 

 

Comentários