Bem-vindo | 18/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

SESSÃO DA CÂMARA FOI REALIZADA NO DISTRITO DE BARREIRA

“A Sessão itinerante visa aproximar vereadores da comunidade e dinamizar o processo de busca de soluções junto ao executivo” – disse o presidente vereador Jefinho ao abrir hoje às 10h20min horas os trabalhos da sessão na Barreira.

Por Gidalti Moura

ter, 17/10/2017 às 21:01


Itinerante-post

Atendendo a uma proposta de aproximação entre o Legislativo e a comunidade, os vereadores da Câmara Municipal de Araci realizaram na manhã desta terça-feira (17) no Distrito de Barreira uma sessão ordinária na modalidade. A sessão foi na cobertura da Praça em ambiente todo arrumado formando o Plenário e a plateia com apoio da professora Gleise, funcionários da escola e a comunidade.

A comunidade da Barreira considerada território de militância politica da vereadora Jamile Magalhães da Costa possui uma população participativa, que não se omite, está sempre reivindicando e isso pode ser testemunhado na sessão realizada ali.

Moradores de outras localidades, estudantes do IEPA, da escola municipal assistiram a sessão e acompanharam com interesse os pronunciamentos de cada vereador que fez uso da tribuna.

O processual que acontece nas sessões normais aqui na sede foi apresentado ali com todas as partes que compõem uma sessão ordinária com seus expedientes, pequeno e grande e a Ordem do Dia. “Foi uma reunião muito boa. Nunca tivemos participação dos vereadores e essa reunião é muito boa, porque o pessoal fica por dentro de como tudo está caminhando. O povo já está cansado de tanta promessa vazia e a presença dos vereadores aqui veio mostrar que a esperança é a última que morre”, – disse o morador Anselmo tocador de teclado na região.
Dez dos quinze vereadores estavam presentes e participaram diretamente falando e ouvindo a comunidade. Representantes da comunidade tiveram a oportunidade de falarem no momento da Tribuna Livre. O professor Jailson falou em nome da comunidade e cobrou de forma veemente melhorias na situação da falta de água potável especialmente nas escolas, Pediu aos vereadores que lutassem pela melhoria da saúde e mais apoio aos professores que às vezes não conseguem chagar na sala de aula por problema nos transportes.

Itinerante-jails Itinerante-aluna

A aluna do IEPA ocupou a tribuna e de lá falou que a situação da falta de transporte escolar é triste. Falou que convivem com problema de lixo na cidade e que a coleta praticamente não existe.

Itinerante-JefAo falar também da tribuna o presidente Jefson explicou um pouco sobre o processo legislativo de uma Câmara de Vereadores e disse que a sessão itinerante “Serve para esclarecer bem à população o que acontece hoje no nosso município, qual é a função do vereador, coloca também a Câmara e todos os vereadores à disposição da população e contribui para que a Câmara conheça mais a fundo quais são as necessidades da população”.

Na ocasião estavam presentes os ex-vereadores Zé da Barreira e Agostinho. Os dois foram destacados pelo presidente Jefson e o ex-vereador Agostinho entregou à mesa um Requerimento feito ao prefeito Silva Neto. O pedido foi lido pelo secretário Jerônimo e foi recebido pelo líder do PDT José Augusto que se incumbiu de entregar ao prefeito.

Mais de cem pessoas estavam no recinto onde se desenrolaram os trabalhos da sessão e muita gente mesmo de longe estava em suas residências a ouvir pelo som na Praça tudo o que acontecia ali.

Na avaliação dos dez vereadores que realizaram aquela sessão, a Câmara sinalizou grande empenho na busca pela solução dos principais tópicos levantados pelos moradores. “O mais importante deles a saúde e depois a água e depois as estradas”.

Estaremos correndo atrás de soluções junto ao chefe do executivo, debateremos a questão da falta de água. Inclusive estamos com audiência marcada em Brasília na semana que vem com o Ministro do TCU para solução do impasse do Araci Norte, disse o presidente Jefinho.

Itinerante-Jami Itinerante-Luiz
Itinerante-Jer Itinerante-Edn
Itinerante-Leo Itinerante-Gur
Itinerante-arq Itinerante-Zeaug

Ao fim da sessão, que teve duração de duas horas e vinte minutos, todos se mostraram satisfeitos e disseram que a sessão Itinerante correspondeu ao objetivo do projeto que é dialogar com o povo e responder aos questionamentos apresentados pela população.

Itinerante-post2

Comentários