Bem-vindo | 18/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

E agora Excelência!

Ao escutar o ocorrido entre o Presidente e o vereador Marquinho, o radialista José Socorro, cutucou os botões e foi buscar fundo uma orientação para as excelências da câmara de Araci e mesmo não sendo um professor da Unaveb, ele enviou para a direção acadêmica dessa universidade uma aula “boinha”…

Por Gidalti Moura

ter, 05/11/2013 às 20:26

Na sessão da terça feira, o presidente da Casa Legislativa, vereador José Augusto, de certo modo descontraído, notificou o vereador Marcos Pimentel (Marquinhos) por ter chamado seu colega de “você”.

Para quem estava na plateia e acredito que, a maioria dos que escutavam a sessão pela rádio comunitária, ficaram se interrogando: O presidente está certo ou está errado?

O presidente nem está certo, nem errado. Afinal, a massa é produto do exercício da própria massa.  A ideia de que todo vereador deve ser tratado de Vossa Excelência ficou tão impregnada no seio da edilidade brasileira que esses equívocos não são privilégio somente do presidente José Augusto.

Ao escutar o ocorrido entre o Presidente e o vereador Marquinho, o radialista José Socorro cutucou os botões e foi buscar fundo uma orientação para as excelências da câmara de Araci e, mesmo não sendo um professor da Unaveb, ele enviou para a direção acadêmica dessa universidade uma aula “boinha” para os vereadores, vejam:

Vereadores: Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, como tratá-los?

Em se tratando de pronome, qual o tratamento correto para Vereadores: Vossa Excelência ou Vossa Senhoria?

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República do Brasil, o pronome de tratamento a ser utilizado junto aos Vereadores é Vossa Senhoria!

Contudo, note que o tratamento de Vossa Excelência deve ser aplicado quando nos referimos ao Presidente da Câmara dos Vereadores, aí sim nesse caso o uso estará correto.

Ta com tudo, o presidente José Augusto, que pode manter e cobrar o tratamento de Excelência, salvo se estiver na tribuna, será tratado como colega vereador. Os outros de igual pra igual, devem se tratar de colega, caro colega, vossa senhoria me concede um aparte? Senhor presidente, vossa excelência pode me dar uma aparte, questão de ordem!

Nos ensinamentos do livro que compõe o conteúdo pedagógico da Unaveb, diz que toda câmara deve instituir o seu Código de Ética através de Resolução e nele deve constar o artigo que disciplina o uso da palavra (pag. 393) e diz que o vereador deve tratar o colega de “Senhor” ou vossa excelência quando o colega com o qual está falando é o presidente.

Que bom que os 15 vereadores de Araci, apesar de nem todos estarem fazendo o Curso, todos, porém, adquiriram o livro “A Bíblia do Vereador”.

 

 

 

Comentários