Bem-vindo | 18/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

Mensagens do prefeito Silva Neto, da vice Keinha do presidente Jefinho, de George Silva da Cultura FM, de Elmer da APLB e de vereadores deram à Sessão de Abertura um contorno de responsabilidade social comum, de respeito e de esperanças no processo legislativo de 2018.

Por Gidalti Moura

ter, 20/02/2018 às 18:00

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

O presidente Jefson Miranda Cardoso fez sua mensagem na abertura do Ano Legislativo de 2018 começando pelo agradecimento a todos os que participaram do processo legislativo no ano que passou. Os servidores, os prestantes de serviços e à guarda municipal.

Em seu discurso fez um relatório das ações que desenvolveu desde que assumiu a presidência da casa, segundo ele ações que representam mudanças de grande relevância no legislativo.

O presidente citou a emenda impositiva incluída no Orçamento do Município que garante ao vereador um recurso para realizar obras e assim assumir os compromissos doa vereadores em suas comunidades. Citou também os equipamentos que foram colocados em cada gabinete de vereador e hoje todos os gabinetes possuem seus PCs, tem uma impressora ligada em rede para poder realizar suas tarefas do dia a dia.

Criamos uma nova estrutura administrativa e nos empenhamos em formatar o concurso público da Câmara para atender às exigências da transparência da comunidade e do Ministério Público – informou o presidente.

Falou da implantação de dois espaços importantes na entrada da câmara que foi a recepção e a guarita, Esses espaços vão facilitar a vida de quem chega e procura falar com seus vereadores. Lá foi implantada uma central telefônica permitindo que cada vereador seja alcançado através de um ramal individual. Foi criado um E-Mail de cada vereador permitindo o acesso aos documentos, projetos de forma digital.

Jefinho disse que foi adquirido um projetor facilitando as programações da casa e dos que a ela procura para programações. Assim temos a consciência de que fizemos neste período o melhor para apresentar uma casa produtiva, descente e respeitável, concluiu o presidente.

 Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

O prefeito Silva Neto ao proferir a mensagem como Chefe do Executivo elogiou a coragem dos vereadores e gestores que se dispõem em representar seus semelhantes e carregar para si os problemas da comunidade e tentar resolve-los pelo processo democrático

Falou sobre cinco anos e dois meses e que todos os avanços conquistados neste tempo foi o apoio policio da câmara de vereadores.

A população precisa entender o processo político. Muitos dizem que não vai mais votar em ninguém, mas não pode ser assim. Será que as instituições como o nosso Senado Federal, a Câmara Federal, as Assembleias Legislativas, serão agora reassentados por ninguém? Como o senhor ninguém vai resolver os problemas das pessoas? Inquiriu o prefeito.

Não é essa a saída, sem a politica não há avanço social.  É preciso levantar a cabeça e dizer muitas vezes ao povo que o radicalismo não pode prevalecer. Especialmente o das redes sociais que em nada ajudam. Tenho dito como desabafo. Enquanto gestor deste município e parceiro desta casa, que a cada dia tem lutado fazendo o meu melhor com responsabilidade, digo que essas duas casas precisam ser respeitadas pela população. – Afirmou.

Sofremos a todo tempo injurias e calunias que devem ser banida de nossa sociedade e falou de seu pai aos 81 anos que ainda paga o preço por ter lutado como chefe do executivo deste município e que posso dizer: – hoje figura como um dos maiores políticos dessa terra.

Onde estão aqueles que o difamaram e tentaram apagar a história que um Zadafó escreveu? É um desabafo e prosseguiu: – “As pessoas estão nos ouvindo e não podemos deixar passar esse momento de desabafar o que quadramos dentro de nossa alma”.

Enquanto alguns tentam difamar a história de um Zedafó, já estão esquecidos, mas Zadafó continua um ícone na memoria e no coração do povo.

Os que acham que sua tarefa é manchar a memoria dos outros, cuide porque o mal tem seu retorno sobre os maledicentes. Vamos continuar lutando nesses três anos de gestão que ainda faltam, contando com o apoio desta casa e respeitando a dignidade de opinião de cada um, pois sabemos que somente assim promoveremos os avanços que o município espera. – concluiu.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018 

A vice-prefeita Keinha saudou a todos em nome do presidente Jefinho e aos vereadores, saudou o prefeito saudou o vereador Agostinho da Barreira e em seu nome a todos os vereadores presentes e comentou das dificuldades enfrentadas pelo município e salientou a seca tremenda, um das piores nos últimos dezesseis anos.

Esse ano é um ano de eleição, ano em que muitas pessoas que estão distantes de nós e nada fizeram pelo nosso povo e certamente estarão de volta batendo nas portas dizendo que agora vão resolver os problemas de todos.

Lembrou o 81º aniversário do ex-prefeito Zedafó e falou de seu amor pelo povo de Araci, um amor capaz de ser transferido para seu filho Silva Neto, finalizou a vice-prefeita.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

Em suas palavras o representante da classe de servidores da educação professor Elmer tirou quase todo tempo para agradecer. Agradeceu aos professores aos quais representa como diretor sindical, aos vereadores pelo apoio ao aprovar matérias e conquistas do sindicato, Agradeceu ao presidente da casa pela forma solidária que sempre atendeu ao sindicato cedendo espaço para suas reuniões e assembleias e finalizou falando da educação como um direito constitucional de todos.

Elmer convidou a todos para saírem em campo para lutarem pela educação especialmente em relação as promoção de matrículas e intensificar a frequência dos alunos às escolas. O líder sindical que é professor conclamou aos vereadores que estão frequentemente nas comunidades que ajudem os pais a entenderem de suas responsabilidades em levar seus filhos para a sala de aula. Disse ainda que ele e sua equipe vão se dedicar a esse trabalho com planilha em mãos e mudar o quadro das matriculas nas escolas.

 Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

George Silva como representante da comunicação e presidente da Rádio Comunitária FM de Araci, falou que cada cidadão deve ter seu próprio juízo de valores e isso eles conseguem fazer através da notícia e da comunicação do que acontece na cidade e nos poderes nela representados.

George falou do papel fundamental dos vereadores na transformação da politica como um todo e pediu a todos que neste novo ano procurassem fazer diferente junto às comunidades. Atuando sem bairrismo politico e preferencias de grupo, sem interesses pessoais e sem corrupção, mas um sentimento único de ajudar o município a crescer e melhorar sua condição social.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018 

Antes do vereador José Augusto o vereador Léo de Marlúcia agradeceu ao prefeito pela limpeza de uma grande barragem em sua região e prometeu estar mais perto do executivo neste novo ano legislativo.

Sessao-03-Zeaugusto

José Augusto seu discurso fez um reflexo das obras realizadas pela gestão atual do prefeito Silva Neto e lamentou o que estava acontecendo com a classe politica. Hoje se generaliza que os políticos não prestam, mas o povo é sábio e acaba colocando na politica os que eles entendem que podem ajuda-los em suas necessidades.

José Augusto terminou dando os parabéns ao ex-prefeito Zedafó pelo aniversário de 81 anos comemorado naquele dia.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

A vereadora Jamile falou que neste segundo ano de sua atuação na Câmara estará como sempre esteve no seu primeiro ano de estreia.

Jamile parabenizou o presidente elo trabalho desenvolvido no ano de 2017 e agradeceu a nova estrutura física e funcional apresentada na Câmara como a equipagem dos gabinetes e a implantação da central telefônica.]Jamile também finalizou dando os parabéns ao ex-prefeito Zedafó pelos seus 81 anos comemorados naquele dia.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018 

O vereador Valter, lembrou uma das ultimas obras do prefeito Silva Neto que foi a revitalização do Alto do Bonfim e citou as obras inauguradas na Lagoa do Boi e anunciou como líder do governo, obras que serão inauguradas em sua região do Caldeirão.

Falou da administração dos cinco anos do prefeito Silva Neto como uma gestão surpreendente. “Isso tenho escutado por vereadores de municípios vizinhos” – disse o vereador.

Guinha tratou de um tema muito relevante que foi a saúde. “Nossos municípios vizinhos não reúnem condições de prestar atendimento a contento” e vimos o Estado inaugurando hospitais grandes em regiões como Feira de Santana, em Salvador, na Costa do Cacau e regiões como a nossa fica abandonada e nosso povo fadado a morrer sem assistência.

O vereador propôs ao presidente que reunisse os prefeitos e secretários dos municípios vizinhos aqui em Araci e debatessem a necessidade de implantação de um hospital geral para atender a região. Não dá mais pra suportar esse abandono e que esse encontro para pressionar o governo seja o mais urgente possível, sugeriu o vereador.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018 

O vereador Jerônimo usou a tribuna na sessão de abertura para apresentar uma preocupação que disse ser própria dele. “Jera criticou a forma de se fazer licitações para desempenho dos serviços essenciais do governo e falou de empresas que não reúnem as mínimas condições de participarem de um processo licitatório”.

O vereador disse que está acompanhando com interesse os processos inclusive os da merenda escolar.

Jera falou que as decisões dos gestores quando são movidas pela emoção acabam prejudicando o governo, porque nem sempre pode cumprir pela razão o que prometeu pela emoção.

O vereador finalizou dizendo que estará do lado do governo enquanto o governo estiver acertando com o povo, mas prefiro estar do lado do povo. Se dependesse de algumas pessoas do grupo, não estaria aqui hoje, disse Jera encerrando.

Câmara de Vereadores – Sessão primeira de Abertura do Legislativo 2018

O líder de oposição Léo de Eridan iniciou sua fala saudando as autoridades, aos colegas vereadores e às pessoas presentes na plateia.

Léo iniciou seu discurso com seu tom habitual de líder de oposição e líder do PP na Câmara e pediu às entidades representativas que exercessem uma parceria maior com a câmara de vereadores e pediu aos colegas que honrassem seus juramentos de vereadores do povo.

Leo disse que precisava fiscalizar junto com o Ministério Público todos os órgãos da administração pública. Falou de corrupção e disse que ela é um reflexo da sociedade brasileira.

Leo disse que Araci precisa de uma imprensa que esteja desvinculada do poder pública e também de direção de programas nos meios de comunicação. Disse que o Ministério Público saia de sua sala e vá em busca da comprovação das denuncias.

Leo disse que irá cumprir o juramento que fez ao assumir sua vereança e que continuará defendendo o povo de irregularidades comuns praticadas em nome da politica.

Comentários