Bem-vindo | 18/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Araci: Câmara vota em seis projetos do executivo. Dois deles em regime de urgência

O Vereador Laerto se absteve de votar em quatro dos seis projetos alegando intempestivo. O presidente interrompeu a sessão e colocou a decisão de votação dos projetos para os demais vereadores. No fim, todos os projetos foram votados e aprovados.

Por Do Karmo Carvalho

ter, 28/05/2013 às 18:22

Vereadores na Câmara de AraciNa sessão da terça-feira, dia 28 de maio, a Câmara Municipal de Vereadores de Araci votou e aprovou seis projetos do executivo, sendo que, dois deles em regime de urgência. Todos os projetos colocados em votação foram aprovados pelos vereadores.

No entanto, dois pontos chamaram a atenção. Primeiro ponto foi o Vereador Guinha, que chegou à sessão com bom tempo de atraso, não pode participar da votação, mas após todos os projetos terem sidos aprovados o vereador se retirou da casa alegando compromisso maior. O segundo ponto, foi o verdadeiro papel de oposição que o vereador Laerto Januir exerceu abstendo o voto a quatro projetos que chegaram a casa fora do tempo regimental. O vereador presidente, José Augusto, jogou a decisão da votação dos projetos nas mãos dos demais vereadores, interrompeu a sessão e convocou os colegas a se reunirem para decidirem se votariam nos projetos intempestivos na sessão ou deixaria para a próxima. A decisão maior foi para que os projetos fossem votados.

A vereadora Gilmara e o vereador Léo alegaram que o presidente havia esclarecido em sessões anteriores que não colocaria na pauta para serem votados projetos que chegam à Casa fora do tempo permitido pelo regimento, mas que nestes projetos votaram apenas por considerar ser de grande importância para a sociedade.

Após a votação, na tribuna, o vereador Gefinho parabenizou a ação de combate ao glaucoma realizado no município. Segundo o vereador, foram constatados 619 casos de glaucoma durante o evento. Afirmou ainda que irá se matricular no curso da Unaveb.

A vereadora Gilmara também falou na tribuna, ela criticou o Secretário de Administração, Ueston Pinho, por ter falado em um programa de rádio que os vereadores estavam dificultando as votações dos projetos e que isso estava prejudicando o município. “Peço ao secretário que tenha mais cuidado com o que fala nos meios de comunicação” – disse garantindo que todos os vereadores estão comprometidos com o município.

O vereador Léo, na tribuna, concordou com a abstinência do colega vereador Laerto, mas disse que só votou nos projetos por considerar a necessidade da população. “Agora é certo que os projetos só foram votados porque o presidente colocou na mesa” – explicou. Léo ainda criticou os comentários de que a gestão atual recebeu muitas dívidas da gestão passada. “Devemos observar que a gestão passada pegou dívidas também e bem maiores, deixadas pelo ex-prefeito Zé da Fó, mas a ex-prefeita correu e renegociou, não deixou acumular” – palavras do edil.

O presidente encerrou a sessão convidando a população para a próxima sessão itinerante no povoado de Pedra Alta no dia 04 de junho.

Veja os projetos votados e aprovados.

Projeto 103

Projeto 104Projetos 104, 105, 106Projeto 108

 

 

 

 

Comentários