Bem-vindo | 15/06/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano  

Em sua estreia na condução da primeira sessão ordinária o presidente vereador Jefinho abre a sessão com recomendações, avisos de eliminar vícios antirregimentais e sinaliza um legislativo forte, democrático e mais próximo da sociedade.

Por Gidalti Moura

qua, 22/02/2017 às 18:43

Com registro da ausência dos vereadores Léo de Eridan e Guri a Câmara de Vereadores realizou sua primeira sessão ordinária depois da solene de abertura da Legislatura 2017-2020.

Iniciada às 09h e 34m a primeira reunião de trabalho realizada pela Mesa Diretora da Câmara, na manha desta terça feira 21 tinha 13 vereadores no plenário. O presidente vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro abriu com um processual e pauta previamente distribuído entre os vereadores e falou aos companheiros: “Com a graça de Deus, estamos na data de hoje realizando a primeira sessão ordinária desta legislatura que é a 16ª na história desta Casa. Fizemos um compromisso na condição de assumir a presidência desta Casa e ele começa hoje e disse: Vamos promover o respeito a esta casa por parte da sociedade pela transformação que juntos teremos que fazer: No ordenamento dos trabalhos legislativos, no trato com os colegas, no desempenho de nossas funções como vereadores, como membros de Comissões Permanentes. A partir de hoje, nossa meta é concluir os trabalhos de reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno desta casa e o mais rápido possível, colocar em prática seus mandamentos e dispositivos para apresentarmos à sociedade uma Casa Legislativa dentro dos padrões da moralidade exigida pela municipalidade. Algumas ações serão adotadas para contribuírem com o ordenamento do processual e bom andamento das sessões: – O novo cronômetro está ai implantado para melhor gerir o tempo das fases de cada sessão”.

13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do anoO presidente coordenou os trabalhos da mesa cujo processual apresentava as quatro PARTES que envolvia o PEQUENO EXPEDIENTE e GRANDE EXPEDIENTE, ORDEM DO DIA e pronunciamentos da TRIBUNA.

No Pequeno Expediente o vereador Jerônimo Jesus de Lima estreou em sua função de Primeiro Secretário procedendo a leitura da Síntese da Ata Nº 01 da Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos 2017, sua leitura foi submetida à votação, foi aprovada e depois ele procedeu à leitura das primeiras proposições que foram protocoladas com destino à Ordem do Dia.

13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do anoO primeiro secretário leu as nove Indicações dos vereadores Jefson e Valter indicando ao prefeito municipal providencias para limpeza de barragens e compra de terreno em varias comunidades rurais. Jera leu também expediente que apresentava liderança partidária junto à câmara e o presidente Jefinho deu sequência aos trabalhos com a chamada dos vereadores inscritos para falarem da tribuna.

Os vereadores Jera, Anastácio, José Augusto, as vereadora Jamile e Edneide fizeram uso da tribuna. Também se pronunciaram os vereadores Laerto e Guinha de Pascoal sendo que o ultimo orador foi o presidente Jefinho.

13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano 13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano
13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano 13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano
13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano 13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano
Ses-9 13 vereadores na primeira Sessão Ordinária do ano

Antes das falas na tribuna o presidente tratou da formação das comissões permanentes da Casa que são em numero de seis de acordo com o regimento em vigor.  A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas, Comissão de Obras e Serviços Públicos, Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente e a Comissão de Defesa do Consumidor.

As comissões são formadas por três vereadores cujas vagas são preenchidas de acordo com a proporcionalidade de representação de cada partido como dispõe o Artigo 39º. 41º e 53º do Regimento.

De acordo com as Regras Regimentais, somente os partidos PDT, PP e PV apresentam coeficientes capazes de indicar os membros das comissões. A matéria ficou em apreço e será definida depois do recesso de carnaval, explicou o presidente Jefinho.

 

 

 

 

Comentários