Bem-vindo | 23/10/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

Gidalti tem registro de candidatura a vereador deferido pelo TSE-BA

O registro de candidatura a vereador e outros cargos eletivos é uma das importantes fases das eleições. Esse primeiro passo é tão importante, quanto o segundo quando os eleitores vão às urnas para escolher quais desses deferidos pela Justiça Eleitoral, estarão aptos a exercer seus mandatos de legislatura, representação popular e fiscalização das gestões públicas.

Por Gidalti Moura

dom, 11/10/2020 às 07:36 - atualizado em 12/10/2020 08:40

Registro deferido.

A legislação define os documentos de apresentação obrigatória no momento do pedido de registro de candidatura. A apresentação de cópia da ata da convenção partidária, a autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato, a prova de filiação partidária, a declaração de bens, a cópia do título eleitoral e os documentos considerados “gargalo” que deixa de fora do processo muitos candidatos que são as certidões: de quitação eleitoral, certidões criminais da Justiça nos âmbitos (Eleitoral, Federal e Estadual). Faz parte ainda da exigência para o pedido de deferimento do registro a fotografia do candidato, a declaração de bens e para candidatos aos cargos do Poder Executivo, as propostas de seu governo.

(Foto incorporada ao processo de registro que aparecerá na urna eletrônica.)

REGISTRO:

Para vereador não há exigência de “propostas” no processo de registro de candidatura, mas o eleitorado hoje mais exigente, avalia seus candidatos. Se para uma reeleição, é levado em conta o se o vereador desempenhou seu papel de representação popular, se ele contribuiu efetivamente no processo legislativo, produzindo e aprovando projetos voltados para o bem da comunidade e se exerceu com isenção sua responsabilidade de fiscalizar os atos do executivo e o mais importante: “se o vereador se portou no exercício de seu mandato como defensor do povo quando a conduta do gestor contraria os anseios da população.

E para os calouros que ainda não exerceram mandato, a difusão de suas propostas como vereador tem importância capital para sua indicação a uma cadeira no legislativo através do voto do eleitor.

Clique Aqui para acessar o WhatsApp do  seu Portalfolha.com e receber conteúdos e matérias!

Siga-nos em nossas redes sociais –Página no Facebook – Perfil no Instagram – Perfil no Twitter

Comentários