Bem-vindo | 21/10/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Com 67 votos de frente, Eures Ribeiro do PSD vence as eleições para presidente de UPB

Numa eleição com elevado índice de participação, 386 prefeitos habilitados a votar em seu candidato preferido, 206 deles votaram na chapa denominada “Juntos somos mais fortes” liderada pelo prefeito Eures. 139 prefeitos votaram na chapa “Por um municipalismo democrático e forte” liderada pelo prefeito Luciano de Euclides da Cunha. A eleição aconteceu em 25 de janeiro registrando-se 41 abstenções.

Por Gidalti Moura

sex, 27/01/2017 às 08:30

Com 67 votos de frente, Eures Ribeiro do PSD vence as eleições para presidente de UPBApoiado pelo governador Lomanto Júnior e por 170  prefeitos,  Hamilton Mota prefeito de Ubatã tornara-se o primeiro presidente da UPB, numa época em que defender o municipalismo e o associativismo era visto como uma afronta ao regime militar dominante em 1964, ano da primeira assembleia em 13 de agosto.

2017, mais de meio século depois, o prefeito Eures Ribeiro de Bom Jesus da Lapa é eleito presidente com apoio de 206 prefeitos empunhando a mesma bandeira do

municipalismo e do associativismo convencido de que “Juntos somos mais fortes”

O prefeito Giuliano de Andrade Martinelli de Jaguaquara e o prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto de Araci estão juntos com Eures como vice-presidente da instituição e vice-presidente administrativo.

Os prefeitos Rogério dos Santos Costa de Santo Estevão e Marcus Paulo Alcântara Bonfim de Juazeiro estão juntos como 1º e 2º secretários.

Marcos Aurélio dos Santos Cardoso prefeito de Santana e José Henrique Silva Tigre de Belo Campo também estão juntos como 1º e 2º tesoureiros de uma UPB cada vez mais unida e mais forte.

Numa eleição com elevado índice de participação, 386 prefeitos habilitados a votar em seu candidato preferido, 206 deles votaram na chapa denominada “Juntos somos mais fortes” liderada pelo prefeito Eures. 139 prefeitos votaram na chapa “Por um municipalismo democrático e forte” liderada pelo prefeito Luciano de Euclides da Cunha. Eures que é do PSD conseguiu 67 votos à frente de Luciano que é do PDT.  A eleição aconteceu em 25 de janeiro registrando-se 41 abstenções.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD) tinha o apoio dos partidos que compõem a base aliada do governador Rui Costa (PT) e era considerado o candidato da situação.  A disputa pela UPB em 2017 ficou marcada pelo empenho de dois polos políticos bem distintos na Bahia. De um lado, o governador Rui Costa com apoio a Eures. Do outro, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que declarou apoio ao candidato de oposição Luciano Pinheiro. A vitória de Eures confirma o favoritismo frente ao apoio dos partidos que congregam o maior número de prefeituras no Estado: PSD e PP, legendas que integram a base aliada do governador Rui Costa.

Com 67 votos de frente, Eures Ribeiro do PSD vence as eleições para presidente de UPB

Comentários