Bem-vindo | 01/04/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

UNIDERC outorga título acadêmico de doutor a Augusto Cury

UNIDERC – União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural

Por Gidalti Moura

seg, 05/11/2012 às 20:07

Por: Gidalti Moura

Por ocasião de seu I Congresso Científico Institucional, com abordagem do tema “O Papel da Psicanálise – Um compromisso, social político e educacional”, realizado no domingo, 04 de novembro, no auditório Tabocas do Centro de Convenções em Olinda Pernambuco, a UNIDERC – União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural concedeu o grau acadêmico de Doutor na teoria da Inteligência Multifocal ao Dr. Augusto Jorge Cury.

A teoria da Multifocalidade desenvolvida pelo escritor e psiquiatra, Dr. Augusto Cury, é uma das poucas teorias mundiais que investiga quatro grandes processos da mente humana: de construção de pensamentos, de transformação da energia psíquica, da formação do “eu” e da organização da história consciente e inconsciente na memória.

Durante dezessete anos o cientista se dedicou a estudar a explicação de como se processa e se constrói o pensamento e culminou seus estudos com a publicação de sua obra “A teoria da INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL” que está sendo editada em mais de sessenta países do mundo. Sua obra baseada na filosofia, na psicologia existencial e na psicanálise arquetípica, apresenta mais de trinta elementos essenciais para a formação da inteligência humana entre estes, o processo de interpretação, a democracia, autoritarismo das ideias e o fluxo vital da energia psíquica.

A UNIDERC vem adotando essa teoria “curyana” na formação de seus mestres e doutores nas áreas da psicanálise, visando a ampliação do conhecimento na formação intelectual de seus alunos, estimulando a arte de pensar e de criticar, a contemplação do belo, o processo de interiorização, bem como a formação do homem como pensador humanista e construtor de ideias.

Essa união de propósitos entre o autor da teoria e a instituição acadêmica que a adota como disciplina é fruto de um relacionamento de quase uma década entre o Dr. Augusto Cury e o magnífico reitor Dr. Jabes Moura que ao longo de sua vida acadêmica como docente ou reitor vem adotando a teoria de Cury como ferramenta eficaz de transmissão do conhecimento aos educandos, auxiliando-os na educação de suas emoções.

Para o doutor Jabes, a oportunidade de outorgar um título acadêmico a uma celebridade reconhecida mundialmente no mundo científico foi como um tributo à sua carreira tão semelhante à de doutor Jorge. Dois estudantes interioranos, Jabes de uma pequena cidade no interior da Bahia: Araci e Jorge de Colina no Estado de São Paulo.  Como retirantes de suas terras, trilharam equidistantes, caminhos idênticos com objetivos comuns; até que numa noite memorável se encontraram frente a frente para uma troca de homenagens sem fronteiras no horizonte do conhecimento.

Dr. Cury o reitor Uniderc Dr. Jabes e o doutorando Gidalti.

Entre os doutorandos que o ouviam, Dr. Cury estava recebendo seu título.

 

 

Comentários