Bem-vindo | 17/11/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Sindicato Rural de Araci, uma Cara Nova num Corpo Forte

Com uma programação intensa de cursos, lançamentos de programas e serviços o Sindicato Rural de Araci inaugura sua sede homenageando em sua fachada o produtor e empreendedor Claudio Carvalho o Claudio de Julinho.

Por Gidalti Moura

qui, 10/10/2019 às 20:25

O presidente Wiliam dos Anjos Almeida promoveu uma campanha nas redes sociais e imprensa local anunciando a programação desse grande dia, quando apresentaria à população de Araci a nova cara do Sindicato Rural, reformada e aparelhada para fortalecer o corpo do sindicato que subsiste ajudando o homem do campo há mais de três décadas desde a sua fundação.

O esperado evento se realizou na manhã de hoje (quinta feira 10) em frente ao Sindicato onde centenas de produtores e agricultores rurais se encontraram para a festa de comemoração de muitas conquistas ali apresentadas pelo presidente William.

  • A própria inauguração do Sindicato Rural de Araci
  • Cursos de Formação Profissional Rural
  • Programa de Assistência Técnica no Semiárido
  • Programa de Assistência Técnica Gerencial
  • Programa Bem+Agro
  • Cartão de débito e crédito, sem taxas.
  • Serviços disponibilizados pelo SR
  • Inauguração da sala do INSS Digital
  • Apresentação do novo Técnico Agropecuário
  • Apresentação de novos veterinários
  • Apresentação de Equipe de Técnicos Agrícolas

No evento se destacou as presenças do Presidente do Sistema FAEB/SENAR Humberto Miranda, do Deputado Federal João Roma que é o Presidente da Comissão da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Deputado Luciano Simões Vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, Prefeito Silva Neto, Vice-prefeita Keinha, o presidente da Câmara Municipal vereador Jefson Carneiro, o Secretário Municipal de Agricultura Anastácio Carvalho e o Gerente do Banco do Brasil Otto Carlos Santana.

Os pronunciamentos das autoridades e celebridades convidadas se antecederam ao momento da visita às novas instalações da sede do Sindicato.

O presidente William depois de agradecer a presença de todos, falou mais diretamente para a plateia formada por produtores rurais, seus sindicalizados. “Quem faz o município ficar de pé são vocês companheiros produtores rurais” – disse William. Não querendo ser arrogante e nem estimulando a presunção, mas não precisamos baixar a cabeça pra ninguém. Diferente do conceito de muitos, não somos coitadinhos, somos resistentes batalhadores e fazemos o município acontecer. Saiam hoje daqui convencidos disso. Os produtores rurais tocam esse município! – Afirmou o presidente do SRA.

William, apontando para a fachada da nova sede, falou da homenagem prestada pelo sindicato ao cidadão Cláudio Carvalho conhecido como Claudio de Julinho. Disse ao filho do homenageado presente no evento que era uma honraria merecida ao um homem que tinha um amor incalculável por Araci. Profissional de uma capacidade cima da média que mesmo tendo todas as chances fora, escolheu estar em Araci como produtor e empenado no desenvolvimento o município. Claudio foi produtor, secretário municipal, sindicalizado, foi um grande parceiro de todos os agricultores com sua experiência na área de agricultura. – Comentou assim William.

O Presidente do Sistema FAEB/SENAR Humberto Miranda falou de sua trajetória como produtor rural, natural do município de Miguel Calmon, é médico veterinário, foi também presidente de sindicato rural em sua região, vice-presidente da Federação de Agricultura e hoje está Presidente do Sistema FAEB/SENAR no Estado da Bahia.

Humberto ao se pronunciar falou que depois de tantos de experiência sindical e de convivência com o homem do campo, aceitou a missão de contribuir mais efetivamente bom o agricultor através da sua posição na presidência do Sistema FAEB/SENAR. Agradeceu a oportunidade de estar em Araci, município vocacionado para a agricultura, grande em expansão territorial representando uma potencia produtiva no semiárido.

Ficou empolgado com a representação da área rural produtiva, e disse saber que dos quase 56 mil habitantes de Araci, 60% habita a Zona Rural. “Precisamos deixar de nos orgulhar como Estado de campeão de distribuição do bolsa família e correr em busca de destaque na produção de alimentos. Esse é o meu projeto junto a Federação da Agricultura da Bahia” – enfatizou Humberto.

O titular da FAEB/SENAR disse mais que somente através de associativismo e cooperativismo os municípios alcançarão o crescimento. Sozinhos ninguém cresce, – falou. Tratou da produção e cultivo do sisal como uma das maiores saída para alavancar a agricultura. Com a crise de rejeição do plástico como poluente universal, o sisal vai ocupar lugar de destaque entre a produção agrícola.

Anunciou sobre um projeto de construção de uma maquina para beneficiar a fibra do sisal com aproveitamento de todos os derivados da planta para agregar valor à folha e melhorar o lucro do produtor da fibra. Apenas 5% da folha do sisal é aproveitado até aqui, mas com a implantação desse maquinário de beneficiamento tudo o subproduto será aproveitado. A fibra será utilizada na fabricação de automóvel, em aeronaves, em revestimentos, cordas, bolsas e o resto pode ser aproveitado como alimento animal, medicamentos adubo enfim o sisal será redenção do semiárido. – concluiu.

O prefeito Silva Neto falou a todos e comemorou a oportunidade de se encontrar com tantas pessoas que como disse, “são lideres comunitários, gente que se preocupa em produzir para sustento de todos”. “Isso é politica, politica pública disse o prefeito”.

Como poder publico temos mantido parcerias produtivas com este sindicato e com tantos agricultores e produtores rurais que estão aqui. Todos sabem que nunca deixamos de atender os anseios dos agricultores, sindicalizados ou não. O poder público reconhece o valor dessa mão de obra e desse empreendedorismo, organizado ou de forma isolada. – disse Silva Neto.

Disse ainda que a FAEB/SENAR estava ali representada naquele momento por seu presidente Humberto, porque sabe que Araci é um celeiro de produção agrícola. Sabe que Araci tem uma das maiores feiras livre da região e grande parte do que é vendido na feira e de produção dessa gente que está aqui.

Silva Neto finalizou dando boas vindas aos novos técnicos que estavam sendo apresentados no evento e disse que eles representam uma ferramenta primordial ao lado dos produtores.

A vice-prefeita Keinha se pronunciou de forma breve saudando a todos os componentes da mesa e Parabenizando o presidente Wiliam do sindicato pela coragem e desprendimento em promover um evento daquela magnitude. “É dessa forma William, que vamos construir um Araci melhor”. É dessa forma que vamos fortalecer a luta dos agricultores’ – falou a vice-prefeita e finalizou dizendo que estava feliz de ver centenas de produtores rurais, gente disposta a trabalhar duramente para beneficiar pessoas com tudo que eles produzem na cadeia alimentar.

Comentários