Bem-vindo | 02/07/2020

Portal Folha - O seu Jornal Online

SIMPÓSIO define abertura oficial do ano letivo 2020

O Simpósio de Educação realizado ontem na Quadra do CEMOB foi percebido como de despedida por ser o oitavo e último de gestão como Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, da secretária Manuela e do prefeito Silva Neto.

Por Gidalti Moura

sex, 14/02/2020 às 10:24

Foi com essa colocação e sentimento que a secretária Manuela Teixeira abriu o Simpósio de Educação que oficializou a abertura do ano letivo de 2020, sendo parodiada pelo prefeito Silva Neto.

Em suas falas os dois gestores de igual maneira, falaram das dificuldades nestes sete anos fazendo acontecer educação no município, mas similarmente comemoraram as conquistas, os avanços e a melhoria da qualidade do ensino.

“Este último ano, secretaria e prefeitura, com a realização desse Simpósio querem dar um recado a todos os servidores da educação, a todos os pais, alunos e municipalidade, que o projeto iniciado no primeiro ano de gestão em 2013 alcançará em 31 de dezembro de 2020 suas metas e objetivos” – assim se pronunciaram a secretária Manuela e o prefeito Silva Neto.

Essa boa fé dos dois gestores, pôde ser evidenciada na qualidade e conteúdo que caracterizaram o Simpósio pelo seu tema central: “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROJETO DE VIDA: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO EMERGENTE”.

Destacando-se entre os oito simpósios de educação desde 2012, como ente de imprensa que nunca deixou de dar cobertura e visibilidade a estes eventos da secretaria, o deste ano sobrepuja-se a todos por apresentar aos docentes e servidores da educação a mais revolucionária plataforma digital adaptativa chamada BNCC.

 A chegada dessa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às escolas públicas e privadas está promovendo mudanças no Ensino Fundamental tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos, para a preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino em todo o país.

Para elucidar essa inovação e Introduzir as Mudanças e as Práticas Pedagógicas, a secretária Manuela acertou em cheio na escolha do palestrante, Doutor e Professor Luiz Vicente Ferreira.

Educador de Curriculum apreciável, Luiz em sua palestra trabalhou “AS QUATRO DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO”, teoria tratada na obra dos autores Charles Fadel, Maia Biliak e Berning Trilling. A obra versa sobre o que o estudante deve aprender para estar melhor preparado para o Século XXI e apresenta referências sobre o caráter, as competências, as habilidades e a meta cognição como dimensões relevantes à educação.

O Dr. Luiz por mais de uma hora de preleção conseguiu envolver todos os docentes e servidores da educação que lotaram a quadra do CEMOB transformada em auditório. Nesse envolvimento e participação ativa em sua preleção, os professores compreenderam que as quatro dimensões da educação, são as únicas que linhas do aprender capazes de preparar o estudante para o Século XXI.

O palestrante apresentou de forma clara que os reais desafios estão associados à imprevisibilidade que o futuro traz. Ao ensinarem aos alunos essas dimensões, estes terão mais habilidades para adaptar-se às novas e imprevisíveis situações que futuro os apresentará.

Dr. Luiz trabalhou de forma lúdica as competências e as habilidades através de um teste de respostas e através delas se descobria de cada um dos participantes, o que todos precisam encontrar: “O caminho do sucesso”.

O evento foi conduzido em seu cerimonial por Adila Santana. Juntamente com o prefeito Silva Neto e a secretária Manuela participaram do painel de abertura o professor Élmer Carvalho Delegado Sindical da APLB e a primeira dama Rita Adriana que hoje assume a pasta da Ação e desenvolvimento Social.

                                                                          Foto destaque das lentes do Portalfolha.

 

Comentários