Bem-vindo | 17/02/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Sessão Solene para outorga de Títulos de Cidadania a cinco celebridades em Araci

A professora ARIADNE MARIA PINHO E ALBUQUERQUE SILVA, o poeta e repentista JOSÉ ALCÂNTARA DOS SANTOS e os médicos Dr. JOSÉ CHAVES DE LIMA, Dr. ANTÔNIO FERNANDO RIBEIRO SANTOS e Dr. NELSON VICENTE PIMENTEL JÚNIOR receberam em 24.11 uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Poder Legislativo, o “Título de Cidadania”.

Por Gidalti Moura

seg, 26/11/2018 às 16:32 - atualizado em 27/11/2018 22:20

Ao dar inicio ao cerimonial da Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores de Araci na noite de ontem (sábado 24), o mestre do cerimonial Dr. Gidalti Moura, rememorou a todos os presentes que a Lei Orgânica, Lei Magna do Município de Araci que organiza o exercício do Poder faculta à Câmara Municipal nos termos de seu Regimento Interno a prerrogativa da concessão de “Honrarias e Homenagens” instituídas por Decreto Legislativo.

A propositura que é feita na forma de Projeto de Decreto Legislativo neste caso foi iniciativa de três vereadores como norteia o Artigo 148° e deve ser apreciado pelo douto Plenário e aprovado por um quorum de 2/3 (dois terço) de seus membros.

Ao fazer esse preâmbulo o mestre da cerimônia procedeu à formação da mesa oficial que fora composta pelo Vereador presidente Jefson Miranda Cardoso Carneiro, pelo prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto, pela vereadora Edneide Santana Pereira, autora do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadania Aracience à professora e empresária ARIADNE MARIA PINHO E ALBUQUERQUE SILVA, pelo vereador Valter Andrade de Oliveira autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadania Aracience ao poeta e repentista JOSÉ ALCÂNTARA DOS SANTOS, pelo vereador Laerto Januir Barreto Pinho autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadania Aracience ao médico Dr. JOSÉ CHAVES DE LIMA e também por José Augusto Moura de Andrade, vereador autor dos Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadania Aracience aos médicos Dr. ANTÔNIO FERNANDO RIBEIRO SANTOS e Dr. NELSON VICENTE PIMENTEL JÚNIOR. Estando presentes os vereadores Luiz de Souza e Roberto Sousa de Matos que foram convidados a tomar assento à mesa oficial.

Na sequencia, o mestre da cerimonia passou os trabalhos ao presidente Jefson Miranda Cardoso Carneiro que saudou a todos e em tom oficial falou: “No andamento do rito regimental pertinente ao Alvará de convocação e Decreto Legislativo Nº 18 de 10 de setembro de 2018 que legitimam a presente Cerimônia de concessão de TÍTULOS DE CIDADANIA Araciense, DECLARO aberta em nome de Deus esta Sessão Solene destinada para tal fim”.

Todos se colocaram em pé e participaram da execução e cântico do Hino Nacional Brasileiro, depois de que a senhora Kátia Carneiro foi convidada a ocupar o microfone da tribuna de onde leu um trecho da Bíblia falando de agradecimento.

Os homenageados foram introduzidos em um lugar de destaque no plenário ao anúncio do cerimonial e projeção de imagens de cada um desfilando na frente à professora Ariadne Maria Pinho e Albuquerque Silva acompanhada pelo seu esposo professor Paulo Henrique Sá Teles Andrade, seguida pelo Dr. José Chaves de Lima que estava acompanhado da esposa a administradora e bancária Elijane Macedo Barreto de Lima, o poeta e repentista José Alcântara dos Santos ao lado de sua esposa senhora Maria Silva Santos. Por fim o desfile se completou com a entrada do Dr. Antônio Fernando Ribeiro Santos ao lado de sua esposa a médica Magali Ana Silva Ribeiro Santos e o Dr. Nelson Vicente Pimentel Júnior conduzido pela esposa a enfermeira Bartira Carvalho.

O momento capital do evento foi a outorga dos diplomas, “Títulos de Cidadão Araciense” que seguiu um esboço padrão para cada um dos homenageados. A leitura do perfil pessoal e profissional por pessoa escolhida pelo outorgado, a mensagem de cada vereador autor da honraria, outras mensagens de familiares e amigos e por fim a entrega do Título representado por um Diploma já disposto em um lindo quadro.

A professora Ariadne Maria Pinho e Albuquerque Silva recebeu das mãos do prefeito Silva Neto e do presidente Jefinho Carneiro seu diploma com participação da vereadora Edneide, autora da homenagem. Nesse momento só de Ariadne, Adilon Sena de Oliveira fez a leitura de seu  perfil  e foram feitas através de vídeo no telão, homenagens pelos seus filhos Filipe e Camila e ainda um vídeo dos alunos do Colégio Olimpo’s.  A homenageada falou com muita emoção de sua gratidão pela honraria e agradeceu à vereadora autora e aos vereadores que aprovaram o projeto.

O Dr. José Chaves de Lima também recebeu das mãos do prefeito Silva Neto e do presidente Jefinho Carneiro seu diploma com participação do vereador Laerto, autor da homenagem. Nesse momento só de Chaves, a ex-prefeita Nenca procedeu a leitura do perfil do homenageado e no final ele da tribuna, se pronunciou fazendo seus agradecimentos ao vereador Laerto, aos familiares e à Câmara de Vereadores.

José Alcântara dos Santos o conhecido Zé Pedreira de igual forma recebeu das mãos do prefeito Silva Neto e do presidente Jefinho Carneiro juntamente com o vereador Guinha de Pascoal autor da homenagem. Zé Pedreira foi apresentado em perfil lido pela sua filha Maria Claudia e depois em forma de verso, cantoria e som de viola fez seus agradecimentos a todos. Nessa sua apresentação especial Zé Pedreira contou com a participação do colega repentista Flávio Ferreira.

O Dr. Antônio Fernando Ribeiro Santos recebeu do prefeito Silva Neto e do presidente Jefinho Carneiro seu diploma estando ao lado o vereador José Augusto, autor da homenagem. Nesse momento só de Fernando, sua neta Ana Lívia leu o perfil de seu avô, ouviu-se a fala do ex-vereador o Dr. Jailton Vila Nova e o homenageado da tribuna se pronunciou fazendo seus agradecimentos ao vereador José Augusto e aos outros edis que aprovaram a homenagem.

Dr. Nelson Vicente Pimentel Júnior foi chamado para seu momento único e a outorga de seu Diploma foi também feita pelos dois chefes dos dois poderes municipais com a participação do vereador autor. O perfil biográfico do homenageado foi lido pelo seu filho Nelsinho. Depois da homenagem o Dr. Nelson da tribuna se pronunciou agradecendo a honraria. “Depois de saber que tantas outras celebridades de menos tempo de vida em Araci foram contempladas com tamanha honraria, pensei que nunca iria chegar a nossa vez” – disse o homenageado ao falar com os colegas médicos também contemplados com o Título de Cidadania Araciense.

A mensagem final ficou por conta do prefeito Silva Neto que fez um pronunciamento mesclado de emoção e como bem disse responsabilidade.  “A maior emoção que me invade nesse momento é a honra de poder entregar como prefeito de minha terra, esse Título de Cidadão a uma pessoa cujas mãos foram as primeiras a tocar em mim nos meus primeiros minutos de vida” – disse o prefeito emocionado falando do Dr. Fernando quando fez o parto de sua mãe Darci trazendo ao mundo o baby Silva Neto, hoje prefeito de mais de 55 mil aracienses e recepcionando naquela noite mais cinco novos irmãos aracienses.

O presidente Jefson em suas palavras de encerramento disse: “Rogamos a Deus que alongue” e ilumine cada vez mais a vida dos nossos homenageados, dando-lhes muita saúde para enfrentarem suas batalhas individuais e que todos nós que aqui representamos a classe política, possamos lutar unidos por um Araci que avance a passos largos em busca de mais desenvolvimento para todos. “Saúde, paz, solidariedade, respeito e amor ao próximo” e daí todos se espalharam pelos átrios da câmara para um coquetel.

Comentários