Bem-vindo | 21/10/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Secretaria de Educação encanta a cidade com seu Desfile Oficial em comemoração da Independência do Brasil

Em frente ao paço municipal, se deu o encerramento do desfile com a participação das autoridades. Em todos os pronunciamentos, o destaque do desfile deste ano foi a presença de quatro bandas da secretaria de educação e o pelotão do CEMOB em seu novo estilo Sistema do Colégio da Polícia Militar – SCPM-CEMOB.

Por Gidalti Moura

sáb, 07/09/2019 às 22:43

Anos e anos o das sete de setembro é esperado pela população. Secretaria, Escolas, professores, alunos e seus pais passam o ano todo se planejando e aguardando o momento, quando o desfile toma conta das ruas da cidade.

Como soe acontecer a cada sete de setembro, o CEMOB é o ponto de partida e a Praça de Conceição o de chagada das grandes evoluções de todos os anos.

Este ano o tema motivacional do Desfile Cívico em homenagem as comemorações da Independência do Brasil foi conduzido pela primeira ala que encabeçou o desfile:

A cada desfile lá estão eles abrindo alas. Os policiais municipais com sua viatura padronizada abrindo alas e dando suporte no item segurança.

Não tem como não notorizar a professora Edna Andrade, com sua voz inconfundível e estilo perfilhadora, roteirista, desenhando um contorno histórico a cada ala que vai passando e ainda um trejeito de adrenalinisar os passantes e os cabeças de ala que marcham ao toque das fanfarras. (Professora Edna é prata dos Andrades de João Vieira e posou ao lado de sua colega pró Ione.)

A secretária Manuela foi a primeira a falar sobre aquela tarde memorável oferecida a toda a população de Araci.

Lembrou que uma demonstração daquela magnitude era um sinal de que todos os que ali estavam irmanados num mesmo sentimento de civilidade e respeito à Pátria. Agradeceu a todas as escolas da sede e da zona rural e das regionais da educação

“Nosso desfile como vem sendo todos os anos, foi mais uma vez brilhante e isso se deve ao empenho de cada equipe diretiva, de cada pai, de cada aluno e de cada convidado que se dispôs estar conosco nesta tarde. É um momento de comemoração quando todas as escolas da sede e da zona rural se unem para promover esta beleza de desfile a toda comunidade” – disse a secretária.

Manuela salientou a presença de grupos especiais e destacou os convidados parceiros da educação como o Centro de Convivência que trouxe uma ala homenageando a rainha Popô consagrada pelo Bloco do Mofo. Os colégios como o CEIC-Colégio Estadual Imaculada Conceição, presente com seus alunos, suas alas representativas acompanhados pelo seu diretor professor Fredson.

A secretaria comemorou o avanço que a secretaria teve em relação às bandas. Nesse ano Araci pode apresentar um desfile com suas cinco bandas, excetuando-se a Bamuara que estava em quarentena, quatro bandas todas mantidas pela educação municipal se apresentaram no desfile.

“A palavra de ordem hoje é de gratidão e dito isso agradeceu ao CEMOB pela primeira aparição com seu novo projeto do SCPM, aos blocos do esporte, capoeira, judô e Box, sempre presentes em nossos desfiles” – assim terminou a secretária Manuela.

O presidente da Câmara Vereador Jefinho ao discursar de forma rápida e sucinta aproveitou para elogiar a bela iniciativa da Secretaria de Educação na pessoa da secretária Manuela, e saudou a todos os alunos e professores de diversas escolas que formaram aquele evento cívico marcando as homenagens á independência do Brasil. Jefinho fez questão de saudar distintamente o maestro Lucelmo pela atuação na maestria de tantas bandas que se apresentaram durante o desfile.

O prefeito Silva Neto se misturou entre os passantes e chegou com o desfile à Praça da Matriz onde foi feito o encerramento oficial com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional, de Araci e da Independência.

Ao se pronunciar a gradeceu primeiro a Deus pelo momento sem igual de poder mais uma vez comemorar a independência do Brasil ao lado de jovens, crianças e pessoas de todas as idades que bem representa um povo que mostraram sentimento de civilidade pelo fato de estarem aqui. – disse.

Salientou a atuação da secretaria de educação e de todas as escolas e equipes que se dedicaram para oferecerem aquele espetáculo referindo-se ao desfile que estava encerramento naquele momento;

Cumprimentou o vereador presidente da Câmara Municipal Jefson Carneiro, os únicos dois vereadores presentes José Augusto e Jera Policial e depois saudou a secretária Manuela de Educação e a todas as escolas em desfile naquela tarde.

O prefeito falou de independência e de uma pátria livre. “Pátria livre só é compreendida quando as mulheres têm mais direitas, os idosos são respeitados, as crianças têm acesso à educação de qualidade, quando o povo tem assistência social de qualidade, as pessoas de maneira livre podem escolher seus representantes e quando estes escolhidos sabem respeitar suas escolhas”. Disse o prefeito.

Comemorou a honra de estar participando diretamente destes eventos cívicos por sete vezes, a cada sete de setembro desde 2013.

Ao elogiar todas as escolas que abrilhantaram o desfile salientou a presença do CEMOB com seu novo projeto Sistema do Colégio da Polícia Militar presente pela primeira vez com seus uniformes padronizados e recebeu do sargento PM Cosme a apresentação de do pelotão que desfilava sob sua coordenação como diretor militar nesta nova modalidade de ensino.

Imagens para posteridade das lentes do Portalfolha:

Comentários