Bem-vindo | 17/07/2019

Portal Folha - O seu Jornal Online

Reinauguração da ADESA – Uma porta aberta para o social

Com Nenca, Zé Socorro, dona Dete, Marinalva, Antozildo, Gerson Pontes, dona Dé, Catarina de Adonel e Edivalda compondo a primeira diretoria em 1989, a Associação de Desenvolvimento Social de Araci , 30 anos depois é reinaugurada sob a presidência de Erasmo de Oliveira Carvalho Neto e homenageia numa manhã de festa seus pioneiros fundadores.

Por Gidalti Moura

sáb, 22/06/2019 às 17:58

O ontem, sexta feita 21, teve uma manhã diferente pelas bandas do Hospital Municipal. A novidade é que na altura do número 25 da Avenida Aracajú, em frente ao CETEP do Estado, estava acontecendo a festa de reinauguração da ADESA-Associação de desenvolvimento Social de Araci.

A entidade reconhecida como de utilidade pública, que desempenhou um papel social de relevância no tempo do ex-prefeito Edivaldo Pinho sob a presidência da primeira dama de então a conhecida dona Nenca. Mesmo depois de deixar de ser primeira dama, já no governo do prefeito Daniel Ramos, a ADESA atuava com sua diretoria pioneira que se completava com a vice-presidente Hildete Andrade, seu primeiro secretário José Socorro, seu segundo secretário, Gerson Pontes, seu tesoureiro Antozildo Torres Matos, sua segunda tesoureira Marinalva Pinho. Dona Zezé, Maria José de jesus, Edivalda Barreto Pinho e Catarina Reis formavam o Conselho da entidade.

Estes pioneiros da ADESA foram homenageados nestes trinta anos de atuação da associação que deu uma parada no tempo desde que a sua primeira presidente tornou-se prefeita de Araci e hoje ressurge com uma nova diretoria com um desafio singular: – “fazer acontecer uma linha de ações com a mesma intensidade e determinação da equipe pioneira com dona Nenca capaz de apresentar uma folha de serviços como: Reforma de casas de famílias pobres, construção de 78 barragens, implantação de 45 pequenas aguadas em comunidades rurais, limpeza, manutenção de barragens, tanques, estradas e corredores e ainda uma folha de serviços sociais na distribuição de enxovais para bebês, camas e colchões, mesas, tamboretes, cadeiras de roda, vasos sanitários e instalação de banheiros e doação de bolas e uniformes para desportistas.

A motivação maior da festa de reinauguração era homenagear os pioneiros vivos e in memoriam como foi feito aos nove membros da primeira diretoria. O presidente atual da ADESA, Erasmo de Oliveira Carvalho Neto mandou confeccionar uma Placa de Reconhecimento do Mérito e a entrega teve momento destacado na festa de reinauguração que aconteceu durante toda a manhã, a partir das 09:30h.

Para o presidente Erasmo Neto mais que um novo desafio a volta da ADESA e sua reinauguração é a “materialização da garantia de direitos à adolescentes em situação de risco pessoal e social, de apoio às famílias de baixa renda e aos jovens que não tem muitas das vezes como bater uma bolinha em um campo aberto, por falta de equipamentos como bolas , redes e uniforme”. – “Acredito que nosso trabalho, com o apoio de nossos deputados e de nossa presidente de honra dona Nenca vai contribuir para um olhar mais sensível ao público atendido, na perspectiva do fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento de potencialidades”, completou Erasmo.

Erasmo de Oliveira Carvalho Neto é neto de Erasmo Carvalho o prefeito primeiro na história de Araci. Ao discursar abrindo a festa de inauguração disse o novo presidente: “Em 1989 começou a história da ADESA como um sonho idealizado no passado, mas que ainda não se apagou nas memórias de muitos. Por isso estamos aqui, e isso é uma prova de que a esperança ainda existe. Um atestado de que sonhamos com dias melhores para o nosso povo de Araci”. A reinauguração da ADESA é maior que ela própria representa como entidade. A Adesa não é apenas novas paredes, tintas e telhado, é uma entidade de cunho social com propósitos e objetivos fundamentados em princípios cristãos que sempre foram basilares em nossa família, desde o tempo de meu avô Erasmo de Oliveira Carvalho. E estará de portas abertas para os que precisam de uma mão estendida, de um abraço amigo ou mesmo de um apoio social. Ela é feita de pessoas, por pessoas e para as pessoas. E finalizou: Quem não vive para servir não serve para viver.

Os momentos de maior emoção foram das outorgas das Placas de Reconhecimento do Mérito entregue aos fundadores pioneiros que estavam vivendo as emoções daquele momento e os que em nome de seus familiares que já não estavam mais entre todos, receberam em seus nomes a Placa in memoriam a seus nomes, como se vê nas imagens:

      Luluca recebeu das mãos do ex-prefeito Edivaldo Pinho a Placa homenageando seu pai Antozildo Torres Matos

O vereador Laerto recebeu a Placa in memoriam de sua mãe dona Edivalda  entregue pelo colega vereador Luiz  do Boa

Dona Catarina de Adonel foi representada pela sua filha e recebeu das mãos do deputado Niltinho a Placa de Honra.

Dona Dé, Maria José de Jesus, foi representada por sua filha Maíde e emocionada recebe das mãos de Nenca a Placa.

A festa de reinauguração da ADESA contou com a presença do Deputado federal José Nunes (PSD), do Deputado Estadual Niltiho Bastos (PP) e dos vereadores Laerto, Roberto e Luiz do Boa que tiveram parte ativa na programação entregando as homenagens a pioneiros.

Nenca iniciou suas palavras como presidente pioneira, fundadora da entidade e lembrou de seus amigos deputados,  Jorge Khoury que se fizera padrinho político da entidade no seu começo e o deputado federal José Nunes, presente ao ato de reinauguração, de quem falou como outro padrinho sempre presente em Araci desde aquele início heroico a trinta anos atrás.

Comecei esse trabalho de uma forma maio parecida com esse início de hoje, ao escutar o Gidalti perguntar a idade de Erasmo, porque eu comecei a Adesa 1989 quando tinha mais ou menos sua idade hoje.

A ex-prefeita falou em rápidas linhas dos novos planos da Adesa neste novo tempo de ressurgimento. A Adesa vai prestar serviços advocatícios para atender muitas pessoas que não podem contratar um advogado para solução de seus problemas, como em aposentadoria rural, benefícios do BPC e até direito de família. Lembrou dos companheiros da primeira diretoria alguns presentes ali e outros representados por familiares, citando nominalmente cada um dos que foram homenageados no evento inaugural.

“Eu ajudei a parir a Adesa!”, e lamento profundamente a ausência de companheiros de fundação desta entidade há 30 anos atrás porque já se foram e disse à Nenca: “hoje aos 77 anos e você, sem dizer a idade dela, se cuide, só restam nós dois” – disse Zé Socorro com seu jeito sempre hilariante de se comunicar. Agradeceu o convite e à homenagem que estaria recebendo e falou de seu perfil, sempre voltado pelo social.

O deputado José Nunes começou apresentando seu colega deputado estadual Niltinho Bastos como um novo companheiro de luta que vem se dedicando em ajudar Araci, embora poucos saibam que ele será o deputado estadual que estará com ele em 2010 fazendo uma dobradinha para lutar por Araci com ele vem fazendo ao longo destes trinta anos, como deputado estadual.

“Tenho a obrigação e continuar lutando por Araci lá no Congresso Nacional porque sempre fui bem votado por essa gente e falou de sua luta pelo projeto Araci Norte que significa a redenção do interior do município e que hoje vem mudando a situação do homem do campo”. Disse ainda o deputado que tem aparecido muitos pais dessa criança, e qualquer tempo vai pedir o exame de DNA para ver quem realmente trouxe essa obra tão importante e vital.

José Nunes lembrou diversas ações realizadas com seu apoio como deputado estadual e como deputado federal em benefício da Adesa e se comprometeu com o novo presidente que irá carrear recursos e trazer obras que tragam o desenvolvimento para Araci através da nova Adesa.

Deputado Niltinho Bastos que visitava o Araci pela primeira vez, disse que desde a última eleição já vinha entabulando um namoro politico com o casal disse ex-prefeitos Edivaldo e Nenca e que agora com sua parceria com o deputado José Nunes, aceitou o desafio de continuar com a representação de Araci junto ao Governo do Estado como o deputado estadual que será escolhido nas próximas eleições como seus deputado estadual na Assembleia.

Niltinho falou que estava como deputado acompanhando de perto o andamento das obras da terceira etapa do Araci Norte, já está trabalhando por Araci e que seu gabinete estava aberto aos novos amigos que acaba ganhar do em Araci através de sua parceria com o grande deputado José Nunes. – disse.

Comentários