Bem-vindo | 26/02/2021

Portal Folha - O seu Jornal Online

Quem não está assustado com o número de infectados pelo novo  Corona vírus em Araci?

Os últimos Boletins divulgados ontem trazem os dados: Araci registrou ontem (sábado 30) no penúltimo dia de janeiro, a maior quantidade de casos positivos identificados desde o início da pandemia. O total de notificações é de 1.820 casos, com 1.460 curados.

Por Gidalti Moura

dom, 31/01/2021 às 20:12

Depois da divulgação ontem (sábado, 30) de mais um boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dando conta de que das 91 análises de coletas liberadas pelo Laboratório Central da Bahia (LACEN), 61 delas testaram positivo para o corona vírus, não era para a cidade estar assustada com quase nenhuma ou poucas pessoas na ruas, fluxo de carros reduzido, comércio fechado e uma manhã de domingo deserta?

Ao que se vê, a prefeitura e sua secretaria de saúde está fazendo o dever de casa. Escutei o Pedrinho de Edite com seu jeito especial de falar com a população, divulgando em seu “Peter Som” as orientações, os dados alarmantes da proliferação do vírus e as medidas de segurança para evitar o contágio.

Eu estou assustado. Estou mais em casa que no comercio e até as idas à igreja se resumem ao sábado pela manhã, com direito a álcool gel na recepção e máscara permanente. Minha esposa Zenaide no mesmo ritmo de cuidado e orando pela hora da vacina e pelo fim desse mal apocalíptico.

Os últimos Boletins divulgados ontem trazem os dados:

Com este resultado, Araci registrou ontem (sábado 30) no penúltimo dia de janeiro, a maior quantidade de casos positivos identificados desde o início da pandemia. O total de notificações é de 1.820 casos, com 1.460 curados.

Outro dado que assusta é a quantidade de pessoas com contaminação ativa: São 339. Se isso não nos assusta e se com tais resultados apavorantes a população não mudar radicalmente seus hábitos, e evitar o contágio pela aglomeração de pessoas, Araci pode declarar a chamada “Bandeira vermelha”.

Observemos que a informação da secretaria de saúde atesta que 104 coletas ainda estão em análise pelo Lacen. 4 pessoas estão em internamento: 2 na UPA em Araci, 01 em Serrinha e 01 em Feira de Santana. E a secretaria de Saúde e suas coordenações não param. Estão desenvolvendo o trabalho de acompanhamento de diversos pacientes e seus contatos e estão realizando a testagem rápida de todos os que apresentam sintomas ou são pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos.

Temos visto, nos fins de semana, as pessoas usando as áreas comuns nos conjuntos e nos bairros e a aglomeração se perpetua em muitos pontos da cidade e muito mais na zona rural.

 O quadro certamente levará a prefeita Maria Betivânia Lima da Silva (Keinha) a tomar assento com as outras instancias do poder, com as entidades representativas do comercio e consumidores e definira verdadeiras estratégias emergenciais no sentido de tentar conter a transmissão da doença em nosso município.

 

Comentários